A "ferramenta" mais importante para um baterista de Prog Metal, segundo Mike Portnoy
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de dezembro de 2024
Baterista e membro fundador do Dream Theater, Mike Portnoy é um dos grandes nomes da história do Metal Progressivo. Técnico, preciso e criativo, ele é referência em um estilo musical que mistura peso, melodia e complexidade.
Dream Theater - Mais Novidades
Em agosto de 2007, Mike Portnoy concedeu entrevista à Modern Drummer. O talentoso batera, que também atua como compositor, foi convidado a citar qual a "ferramenta" mais importante para um baterista de Prog Metal.
"Para mim, a ferramenta mais importante não é física ou técnica. É mais cerebral. É o seu cérebro. É sobre ter interesse em experimentar musicalmente, talvez tocando em vários gêneros musicais diferentes. Sem dúvida, a ferramenta mais importante é a mente! É a vontade de experimentar livremente."
Na sequência, o entrevistador Mike Haid perguntou para Mike qual a definição de "progressivo" para a bateria. Em sua resposta, o músico traçou um panorama sobre o estilo que consagrou Dream Theater e outras bandas.
"Se aplica a tantos gêneros dentro de si. Eu sinto que começou com bandas como Genesis, Yes, King Crimson, Pink Floyd e ELP. O Rush ajudou a trazer o elemento heavy rock para o progressivo. Ao longo dos anos, bandas como Metallica e Iron Maiden se aventuraram nele. Nos anos mais recentes, nossa banda, Dream Theater, trouxe mais para o mainstream.
Se você olhar para a música de hoje, o termo progressivo pode ser aplicado a bandas que vão de Tool a Radiohead, Mastodon a The Mars Volta. Você pode ver que ‘progressivo’ se tornou um termo muito amplo, um termo que remete a uma disposição para experimentar e manter a mente aberta para criar coisas novas musicalmente."
O Dream Theater está celebrando seus 40 anos de existência. A turnê comemorativa passará pelo Brasil entre os dias 10 e 17 de dezembro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps