As belas músicas do Dream Theater que Portnoy escreveu em homenagem aos seus pais
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de dezembro de 2024
Um dos membros fundadores do Dream Theater, o talentoso baterista americano Mike Portnoy também atua como compositor. Ao longo de sua trajetória profissional, o músico escreveu (ou participou do processo de composição) de grandes canções do virtuoso quinteto.
Dentre as obras assinadas por Mike Portnoy, estão duas músicas que ele escreveu para homenagear seus pais: "A Change of Seasons" e "The Best of Times". A primeira dá nome ao EP lançado em 1995, enquanto a segunda faz parte de "Train of Thought", sétimo disco de estúdio do Dream Theater, divulgado em novembro de 2003.
Dream Theater - Mais Novidades
O dia que mudou a vida de Mike Portnoy
Em 16 de novembro de 1984, Mike Portnoy tinha 17 anos e estava cursando o último ano do ensino médio. Durante uma das aulas, o baterista recebeu uma lição/conselho muito marcante, como ele explicou em vídeo publicado no seu canal do Youtube.
"Um professor da turma [Pat Lynch, falecido em 2015] estava dando uma aula sobre [a expressão] ‘carpe diem’, sobre aproveitar o dia. Ele estava dizendo basicamente como a vida poderia mudar a qualquer momento.
O professor deu essa lição e disse: ‘Quando chegar em casa, esta noite, dê um abraço e um beijo na sua mãe e no seu pai, diga a eles que você o ama, porque nunca se sabe’."
Mike voltou para casa depois da aula. Felizmente, colocou em prática a lição aprendida na aula ministrada por Pat.
"Estava me preparando para sair com meus amigos. Minha mãe estava se preparando para pegar um avião para Atlantic City e eu estava correndo para a porta, então me lembrei da lição do ‘carpe diem’. Eu me virei, voltei para casa, dei um grande abraço e um beijo na minha mãe e disse a ela que a amava (...). Essa foi a última vez que a vi, porque ela morreu em um acidente de avião naquela noite, a caminho de Atlantic City."
A tragédia que inspirou uma música épica
A morte de Andrea Held Leone marcou a vida de Mike Portnoy, que a homenageou com uma música épica. Com 23 minutos de duração, "A Change of Seasons" é uma composição cheia de sentimentos e mudanças de andamento. A sua letra narra o drama vivido pelo então jovem aspirante à artista. Veja abaixo um trecho:
"Preparando-me para o voo dela
Eu a segurei com todas as minhas forças
Temendo meu medo mais profundo
Ela entrou na noite
Ela se virou para um último olhar
Ela me olhou nos olhos
Eu disse, ‘Eu te amo... Adeus’"
Se não fosse pela morte de Andrea, talvez o Dream Theater seria apenas um sonho
O Dream Theater tem 40 anos de história. A história da criação do grupo passa pelo trágico falecimento de Andrea. Portnoy contou a história durante entrevista concedida à Charlie Benante (com transcrição publicada no site Brave Words).
"Minha mãe morreu um ano antes [da formação do Dream Theater], em um acidente de avião. Ela sofreu um acidente de avião em 84, quando eu estava no último ano do ensino médio, e ela não queria que eu fosse para Berklee [conceituada escola de música], ela queria que eu fosse para uma faculdade tradicional e talvez apenas me formasse em música (...).
Mas quando ela faleceu tragicamente, estava livre para tomar minha própria decisão e eu realmente queria ir para Berklee, então acabei indo. Com certeza, foi assim que conheci esses caras e foi assim que formamos o Dream Theater. Eu sempre penso sobre isso. Se minha mãe tivesse vivido, o que teria sido incrível, minha vida seria completamente diferente. Mas não apenas minha vida; as vidas de John Petrucci (guitarrista) e John Myung (baixista) provavelmente seriam diferentes. Nós nunca teríamos nos conhecido."
"A Change of Seasons" tem sete partes: "The Crimson Sunrise", "Innocence", "Carpe Diem", "The Darkest of Winters", "Another World", "The Inevitable Summer", "The Crimson Sunset". Essa obra-prima do Prog Metal pode ser ouvida no player a seguir.
Um jovem e seu pai, ídolo e melhor amigo
Desde criança, Mike Portnoy está inserido no mundo da arte, pois seu pai, Howard, foi DJ de uma rádio de Long Beach. Por conta do trabalho de Howard, o pequeno garoto se apaixonou por música e começou a curtir Rush, Queen, Led Zeppelin, The Who, Iron Maiden, Beatles, entre outras bandas.
Responsável pela ideia do nome Dream Theater Howard viveu tempo suficiente para ver o sucesso alcançado por seu filho. Infelizmente, a sua vida chegou ao fim em 2009.
Howard foi homenageado na maravilhosa "The Best of Times", que tem 13 minutos de duração. Na letra dessa música, o baterista fala sobre a bonita relação que tinha com o pai, a quem descreve como "ídolo e melhor amigo".
Felizmente, Mike teve tempo de mostrar (e cantar) "The Best of Times" para seu pai. O artista contou a história ao site Songfacts.
"Meu pai estava lutando contra o câncer durante a produção de todo o disco. Portanto, era algo que fazia parte da minha vida e eu estava passando por isso durante a produção do disco.
Infelizmente, ele faleceu antes do disco ser concluído. Mas eu queria escrever uma música que fosse um tributo à nossa vida juntos. Não queria me concentrar nos seis meses de luta contra o câncer e na morte, mas sim nos 41 anos de bons momentos que tivemos antes disso. Escrevi essa música como um tributo a ele e, felizmente, pude tocá-la para ele antes de sua morte.
Eu tinha uma versão cantada por mim e a toquei para ele em seu leito, de mãos dadas, e choramos. Foi uma das experiências mais emocionantes de minha vida, mas algo pelo qual serei eternamente grato. Sabe, muitas vezes as pessoas escrevem músicas para seus entes queridos depois do fato [morte]. Mas foi um grande presente poder fazer isso antes de ele falecer e compartilhar com ele."
A turnê de 40 anos do Dream Theater
Atualmente, o Dream Theater está celebrando seus 40 anos. Intitulada "40th Anniversary", a tour que marca o retorno de Portnoy passará por cinco cidades brasileiras entre os dias 10 e 17 de dezembro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Red Hot Chili Peppers afirma que documentário da Netflix é sobre Hillel Slovak
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd


O álbum do Dream Theater que foi mais difícil compor as letras, segundo John Petrucci
John Petrucci relembra "You Not Me", música do Dream Theater escrita com Desmond Child
Mike Portnoy lamenta a morte da atriz Catherine O'Hara
Filha de Mike Portnoy detalha sua participação em "Six Degrees of Inner Turbulence"
John Petrucci fala sobre os desafios de apresentar "Parasomnia" na íntegra ao vivo
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
Os solos de guitarra emocionantes que John Petrucci considera divertidos de tocar
Conversa de John Petrucci com o filho inspirou o título de "Parasomnia"
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1992
Neil Peart: o emocionante texto de Mike Portnoy sobre o ídolo


