Mãe de Richie Kotzen avisou que ele estava tocando Jimi Hendrix errado; "eu vi ele ao vivo"
Por Bruce William
Postado em 02 de dezembro de 2024
Durante conversa com a Guitar World, Richie Kotzen revelou que a primeira música que ele aprendeu a tocar foi "Purple Haze" do Jimi Hendrix. Mas, ao que parece, a inexperiência dele na época fez com que o resultado não fosse o desejado. E, pior, ele foi alertado pela própria mãe que havia algo de errado ali. A pauta é do Ultimate Guitar.
Richie Kotzen - Mais Novidades
"Me lembro de discutir com minha mãe. Eu disse: 'Isto é 'Purple Haze'". Mas ela trouxe à mesa um argumento irrefutável: "Não, não é. Eu vi Jimi Hendrix ao vivo, e 'Purple Haze' não soava assim!'", contou Richie na entrevista, que depois explica o que acha que aconteceu: "Aprendi a tocar na posição aberta, e não soava como 'Purple Haze' de fato"
"Fiquei muito chateado com o que ela disse, pois tecnicamente eu estava tocando 'Purple Haze'. Mas, como estava na posição aberta, não soava assim para alguém que não fosse músico", teoriza Richie.
O que seria exatamente esse "tocar na posição aberta"? A "open position" na guitarra refere-se ao uso de acordes e notas tocados nas primeiras casas do braço da guitarra, muitas vezes utilizando cordas soltas (aquelas que não são pressionadas por nenhum dedo). Isso resulta em um som característico mais aberto e ressonante.
Neste caso de "Purple Haze", Richie Kotzen provavelmente estava tentando tocar a música usando as cordas soltas e os primeiros trastes, o que alterou a sonoridade em relação à forma como Jimi Hendrix a tocava. Hendrix costumava usar técnicas mais avançadas, como power chords em posições mais altas do braço. Quando se toca na posição aberta, a nota pode soar tecnicamente correta, mas o timbre e a força sonora podem soar diferentes, especialmente para quem não conhece os detalhes técnicos da música e está atento somente ao resultado final em termos de som.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps