Mãe de Richie Kotzen avisou que ele estava tocando Jimi Hendrix errado; "eu vi ele ao vivo"
Por Bruce William
Postado em 02 de dezembro de 2024
Durante conversa com a Guitar World, Richie Kotzen revelou que a primeira música que ele aprendeu a tocar foi "Purple Haze" do Jimi Hendrix. Mas, ao que parece, a inexperiência dele na época fez com que o resultado não fosse o desejado. E, pior, ele foi alertado pela própria mãe que havia algo de errado ali. A pauta é do Ultimate Guitar.
Richie Kotzen - Mais Novidades

"Me lembro de discutir com minha mãe. Eu disse: 'Isto é 'Purple Haze'". Mas ela trouxe à mesa um argumento irrefutável: "Não, não é. Eu vi Jimi Hendrix ao vivo, e 'Purple Haze' não soava assim!'", contou Richie na entrevista, que depois explica o que acha que aconteceu: "Aprendi a tocar na posição aberta, e não soava como 'Purple Haze' de fato"
"Fiquei muito chateado com o que ela disse, pois tecnicamente eu estava tocando 'Purple Haze'. Mas, como estava na posição aberta, não soava assim para alguém que não fosse músico", teoriza Richie.
O que seria exatamente esse "tocar na posição aberta"? A "open position" na guitarra refere-se ao uso de acordes e notas tocados nas primeiras casas do braço da guitarra, muitas vezes utilizando cordas soltas (aquelas que não são pressionadas por nenhum dedo). Isso resulta em um som característico mais aberto e ressonante.
Neste caso de "Purple Haze", Richie Kotzen provavelmente estava tentando tocar a música usando as cordas soltas e os primeiros trastes, o que alterou a sonoridade em relação à forma como Jimi Hendrix a tocava. Hendrix costumava usar técnicas mais avançadas, como power chords em posições mais altas do braço. Quando se toca na posição aberta, a nota pode soar tecnicamente correta, mas o timbre e a força sonora podem soar diferentes, especialmente para quem não conhece os detalhes técnicos da música e está atento somente ao resultado final em termos de som.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
O clássico do metal com solos de guitarra "sem nada a ver com música", segundo Rick Rubin
Torture Squad substituirá Fear Factory no Bangers Open Air
Max Cavalera passou a se interessar mais ainda por metal depois que ficou sóbrio

Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden


