O problema do Queen que só foi solucionado 50 anos depois, segundo Roger Taylor
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de janeiro de 2025
Por ocasião do lançamento da edição especial de 50 anos do álbum "Queen I", Roger Taylor, baterista da icônica banda britânica, revelou sua frustração com as gravações originais. Em entrevista para o vídeo da série "Queen The Greatest", Taylor relembrou como o som da bateria ficou aquém de suas expectativas no estúdio Trident, em 1972. As falas foram reunidas pela Loudersound.
Queen - Mais Novidades
"No De Lane Lea [estúdio onde gravaram demos em 1971], nós apenas aparecíamos e fazíamos o que podíamos rapidamente", recordou. "No Trident, parecia que estávamos, de fato, no jogo. Mas eu não me dei bem com as ideias deles. Eles tinham uma cabine de bateria conhecida por um som muito seco e morto, e não era isso que eu queria. Queria ouvir a ressonância dos tambores, mas eles queriam algo como ‘thud, whack’. Colocavam tecido e fitas em tudo."
Taylor também mencionou que não pôde usar seu kit de bateria adequado no Trident. "Tive que tocar em uma bateria horrível. Foi péssimo. Disseram que aquele era o ‘som Trident’. Mas não era isso que queríamos. Queríamos o nosso som. Foi uma experiência realmente ruim. Se você ouvir as demos de De Lane Lea, gravadas com meu kit relativamente barato, verá que o padrão é mais alto. A execução é mais movimentada, mas faz sentido e é melhor de ouvir."
Com a tecnologia atual, a banda conseguiu corrigir o problema no box set "Queen I". Taylor explicou: "Usamos todas as gravações originais, mas fizemos soar mais como queríamos na época. O som está mais vivo, mais ambiental. Para mim, é uma melhora significativa, e sei que Brian [May] sente o mesmo."
O episódio especial da série destaca as versões isoladas de Liar – incluindo as demos de De Lane Lea, as gravações do Trident e a remixagem atual de 2024. Segundo Taylor, a nova edição finalmente captura a essência do que o Queen desejava desde o início. "Os tambores agora têm vida", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
O guitarrista que Jimmy Page chamou de gênio antes da fama: "Facilmente o melhor"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
Canhão do palco cai do lado e assusta Brian Johnson durante show do AC/DC em Las Vegas
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira



A música longa que apavorou a gravadora do Queen mas acabou chegando ao topo das paradas
As duas bandas que Ozzy não queria que o Black Sabbath passasse a imitar
Show do Queen na Hungria em 1986 ganha restauração em 4K
A inesperada melhor performance de Freddie Mercury, de acordo com Brian May
Oasis quebra marca histórica dos Beatles com álbum de estúdio mais vendido do Reino Unido
O Queen pode voltar à estrada para uma nova turnê? Baterista Roger Taylor responde
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
As duas palavras que resumem o segredo do som único do Queen
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Cinco clássicos do Rock que ultrapassaram 2 bilhões de plays no Spotify
Cinco músicas que ultrapassaram 1 bilhão de plays no Youtube e no Spotify - Parte I


