A opinião do Alice In Chains sobre o lado extremo do metal
Por Emanuel Seagal
Postado em 18 de janeiro de 2025
Oriunda do movimento grunge, em meio a bandas como Nirvana, Soundgarden e Pearl Jam, o Alice In Chains era o grupo que mais se aproximava do metal dessa cena, mas não foi recebido de braços abertos pelos metalheads, principalmente por fãs e músicos dos estilos mais pesados. Ao responder uma série de perguntas de fãs em uma matéria da revista Metal Hammer, o guitarrista e vocalista Jerry Cantrell foi questionado sobre o que pensa do metal extremo.
Alice In Chains - Mais Novidades
"Eu não curtia muito, mas [o falecido vocalista] Layne adorava. Ele era fã de Slayer, King Diamond e Venom. Ele curtia o som mais pesado, já eu curtia mais a New Wave Of British Heavy Metal como Judas Priest. Os vocalistas favoritos de todos os tempos do Layne eram King Diamond e Ian Gillan", disse.
Apesar da considerável distância entre a mistura de heavy metal e grunge do Alice In Chains e o lado mais extremo do metal, seus caminhos já se cruzaram. O grupo substituiu o Dark Angel na turnê "Clash Of The Titans", ao lado de Slayer, Megadeth e Anthrax. Inicialmente, a opinião do Slayer não era muito favorável ao grupo. Kerry King ouviu a faixa "Man In The Box" e odiou. "Tínhamos três gigantes do thrash saindo em turnê ao lado do que poderia ser uma banda pop de hippies", disse o músico do Slayer em conversa com a revista Guitar World.
Felizmente, a turma do Slayer mudou de opinião ao ouvir outras músicas do Alice In Chains durante a turnê e ao conhecê-los. Em 1992, Tom Araya, vocalista do Slayer, até fez uma breve participação no álbum "Dirt". Os fãs, no entanto, foram mais difíceis, fazendo o grupo sofrer mais que o Carlinhos Brown no Rock In Rio, jogavam garrafas e até mesmo um galão de urina nos músicos de Seattle. "Mas eles nunca abandonaram o palco. Toda noite eles terminavam a porra do set deles. Eles ficavam lá e aguentavam. Mas sim, foi sem dúvida uma prova de fogo para eles", relembrou Scott Ian, do Anthrax.
Apesar de não abandonarem o palco, eventualmente a paciência do vocalista Layne Staley esgotou. "Ele ficou muito irritado, pulou a grade de proteção e foi direto na plateia. Ele começou a cantar e cuspir de volta na cara das pessoas e trocar socos com elas. Então, pulamos e fizemos o mesmo. Ficamos na cara deles, começamos a chutar de volta o que eles jogavam na gente e terminamos nosso set", contou Jerry Cantrell.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa

Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
A situação assustadora que originou um dos grandes clássicos do Alice in Chains
Alice In Chains - O disco clássico dos anos 1990 que o baterista gravou com o braço quebrado
Layne Staley foi uma grande inspiração para Anders Fridén, vocalista do In Flames
Alice in Chains: a triste entrevista final de Layne Staley, ciente de que morreria
Marcelo Barbosa opina sobre Nirvana e Alice in Chains e cita raiva de uma e amor por outra


