As três músicas que definem o Black Sabbath, de acordo com Tony Iommi
Por Bruce William
Postado em 14 de janeiro de 2025
O Black Sabbath viveu duas principais fases bem distintas: a era com Ozzy Osbourne e a com Ronnie James Dio. Com Ozzy, a banda exalava um som mais sombrio e visceral, refletindo as raízes britânicas compartilhadas por seus integrantes em Birmingham. A voz crua e instintiva de Ozzy complementava perfeitamente o peso dos riffs de Tony Iommi. Já com Dio, o Sabbath assumiu uma postura mais teatral e técnica, resultado de sua experiência anterior no Rainbow. Essa mudança trouxe um tom mais profissional e sofisticado à banda, o que diferencia bastante as duas fases.
Black Sabbath - Mais Novidades
E em entrevista ao Songfacts, Tony Iommi foi questionado sobre as músicas que definem essas eras. Conforme resgate feito pela Far Out, para o período com Ozzy, ele escolheu duas faixas emblemáticas: "Black Sabbath" e "Iron Man". Segundo Iommi, essas músicas simbolizam o impacto inicial da banda e moldaram o heavy metal como o conhecemos.
Curiosamente, ele deixou de fora "Paranoid", explicando que a canção foi composta apenas para "preencher espaço" no álbum, mas acabou se tornando um sucesso inesperado por sua simplicidade e curta duração. "Estávamos no estúdio gravando o álbum 'Paranoid', e o produtor [Rodger Bain] disse... Os outros caras saíram para comer alguma coisa, eu sentei e ele [produtor] disse: 'Precisamos de outra música. Não temos músicas suficientes no álbum", contou o guitarrista.
Para a era Dio, Iommi escolheu "Heaven and Hell" como a música mais representativa. Ele explicou: "Essa estava no nosso álbum inicial, e ela resistiu ao teste do tempo. Até mesmo Ronnie, quando seguiu em carreira solo, sempre tocava 'Heaven and Hell.' Tornou-se uma música muito popular." A canção sintetiza a transformação sonora da banda com Dio, mostrando uma faceta mais melódica e épica, sem abandonar o peso característico do Sabbath.
Iommi também falou sobre a decisão de mudar o nome da banda para Heaven and Hell durante a reunião com Dio em 2006, destacando que eles optaram por não tocar material da era Ozzy por um forte motivo. "Foi uma forma de refletir que o Sabbath com Dio era, na verdade, uma banda própria." A abordagem diferenciada de cada era reforça a capacidade do Black Sabbath de se reinventar, mantendo sua relevância ao longo das décadas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
A pior faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
As melhores músicas de rock e metal para Ronnie James Dio
A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
Como as guerras moldaram a sonoridade do Black Sabbath, segundo Geezer Butler

A curiosa origem da introdução de "Sweet Leaf", clássico do Black Sabbath
Geezer Butler sobre Ozzy: "o maior frontman, cantor e personalidade da música"
Geezer Butler encarou críticas negativas ao Black Sabbath como "medalha de honra"
O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic
O riff clássico do Black Sabbath que surgiu após suposta aparição de um fantasma
Geezer Butler relembra Ozzy Osbourne e último show do Black Sabbath
"Sinto falta de quem eu era antes da morte do meu pai", declara Kelly Osbourne
Tony Iommi relembra Ozzy Osbourne; "Parece que ele ainda está aqui conosco"
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
As bandas de Rock/Metal favoritas de cinco serial killers famosos


