Metallica tratou Cliff Burton diferente de Jason Newsted? Bob Rock explica
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de janeiro de 2025
O produtor Bob Rock falou sobre as diferenças entre Jason Newsted e Cliff Burton no Metallica, destacando como a banda pode ter tratado os dois baixistas de forma distinta. Em entrevista à revista Bass Player (via Ultimate Guitar), Rock abordou sua experiência como baixista temporário do grupo durante as gravações de "St. Anger" e compartilhou reflexões sobre o papel do baixo na sonoridade da banda.

Rock apontou que Cliff Burton, integrante original da banda até sua morte em 1986, sempre foi visto como igual pelos outros membros do Metallica. Segundo o produtor, Burton desempenhava um papel mais criativo, com momentos em que se destacava dos riffs de guitarra para criar linhas de baixo mais elaboradas e até contrastantes.
"Cliff às vezes seguia as guitarras, mas, em outras ocasiões, fazia contrapontos. Lars [Ulrich, baterista] também buscava quebrar padrões do metal tradicional, o que dava à seção rítmica uma sensação mais direta", afirmou Rock.
Já Jason Newsted, que entrou na banda após a morte de Burton, foi descrito como um baixista mais alinhado ao estilo tradicional do metal, no qual o baixo reforça as guitarras como um único bloco sonoro. "Quando conheci Jason, ele tinha esse estilo mais clássico do heavy metal, mas tentamos dar a ele mais espaço para atuar como um instrumentista rítmico", explicou.
Após a saída de Newsted em 2001, Bob Rock assumiu o baixo temporariamente para as gravações de "St. Anger". Ele admitiu que nunca havia tocado o instrumento profissionalmente antes, mas utilizou sua experiência como produtor e guitarrista para contribuir com o álbum.
"Eu não tinha aspirações de entrar na banda, então não tinha nada a perder. Isso me deu liberdade para fazer o que eu quisesse, e felizmente deu certo", disse Rock. Ele também afirmou que tentou enfatizar o baixo como um instrumento rítmico, priorizando a conexão com a bateria de Lars Ulrich.
Rock sugeriu que a posição de Newsted no Metallica pode ter sido influenciada pela sombra de Burton. "Quando Jason chegou, não sei se deram a ele o mesmo espaço que davam a Cliff na imagem sonora", refletiu. Para o produtor, o tempo de trabalho com Newsted ajudou a banda a valorizar mais o papel do baixo na composição.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
A canção dos anos sessenta que Robert Plant sabia que jamais conseguiria superar
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As 10 melhores bandas de heavy metal do País de Gales, segundo a Metal Hammer
O guitarrista que Keith Richards não queria que entrasse nos Stones, apesar de tocar muito


Kirk Hammett compara integrantes do Thin Lizzy a super-heróis
O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
Kirk Hammett, do Metallica, afirma que música pop atual é uma porcaria
Ex-Metallica, Jason Newsted fala sobre vício em analgésicos
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
A banda prog que atropelou um ícone do metal em um evento que virou piada
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos
A música lado b do Metallica que Lars Ulrich não quer ouvir nunca mais


