O clássico do Metallica cujo solo "todo mundo odiou", segundo Kirk Hammett
Por André Garcia
Postado em 08 de janeiro de 2025
O Metallica surgiu fazendo um metal embalado pela velocidade e a fúria do punk e com composições ousadas, repletas de guinadas e reviravoltas musicais (quase como uma banda de rock progressivo). Em seu segundo álbum, eles chocaram os fãs com a parcial balada acústica "Fade to Black".
Anos depois, em 1991, com o "Black Album" o Metallica chegou ao seu auge em temos de power baladas com a dobradinha "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters" — que conquistaram em cheio aquele público que gastava todo o fluído do isqueiro com as baladas dos Scorpions.
Curiosamente, enquanto "Nothing Else Matters" brilhou com um solo feito por James Hetfield (algo raro), "The Unforgiven" tinha um solo de Kirk Hammett que, segundo ele, "todo mundo odiou".
Conforme publicado pela Far Out Magazine, ele confessou: "Cheguei no estúdio com um solo no qual eu tinha trabalhado muito duro... e todo mundo odiou!".
Curiosamente, quem tinha tudo para odiar aquela música, mas gostou dela foi Dave Mustaine. Segundo o site SongFacts, em entrevista para a revista Revolver ele revelou:
"Lembro de ouvir uma música [do Metallica] quando estava conversando com Lars Ulrich e disse a ele que era a minha favorita do 'Black Record' [sic]. Aí ele perguntou incrédulo: 'Sério, cara?!' Era 'The Unforgiven'. Gostei dela porque para mim foi a primeira vez que realmente ouvi James Hetfield cantar. Ele já cantava antes, e era um ótimo vocalista… mas aquela foi a primeira vez que ouvi ele cantar de verdade mesmo."
Embora seja uma das favoritas de muito fã do Metallica (e de muito não-fã também), segundo o site Setlist.fm "The Unforgiven" não está nem no top 20 de músicas mais tocadas ao vivo pelo Metallica, estando na colocação. #22. Em 1997 eles lançaram no famigerado álbum "Reload" uma continuação dela, "The Unforgiven II, que não está nem no top 100 de mais tocadas. Não satisfeitos, eles lançaram ainda "The Unforgiven III", no "Death Magnetic" (2008), que também nem entre as 100 mais tocadas ao vivo está.
Uma clara mensagem dos fãs a James Hetfield: a "franquia The Unforgiven" já deu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps