O clássico do Metallica cujo solo "todo mundo odiou", segundo Kirk Hammett
Por André Garcia
Postado em 08 de janeiro de 2025
O Metallica surgiu fazendo um metal embalado pela velocidade e a fúria do punk e com composições ousadas, repletas de guinadas e reviravoltas musicais (quase como uma banda de rock progressivo). Em seu segundo álbum, eles chocaram os fãs com a parcial balada acústica "Fade to Black".
Anos depois, em 1991, com o "Black Album" o Metallica chegou ao seu auge em temos de power baladas com a dobradinha "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters" — que conquistaram em cheio aquele público que gastava todo o fluído do isqueiro com as baladas dos Scorpions.
Metallica - Mais Novidades
Curiosamente, enquanto "Nothing Else Matters" brilhou com um solo feito por James Hetfield (algo raro), "The Unforgiven" tinha um solo de Kirk Hammett que, segundo ele, "todo mundo odiou".
Conforme publicado pela Far Out Magazine, ele confessou: "Cheguei no estúdio com um solo no qual eu tinha trabalhado muito duro... e todo mundo odiou!".
Curiosamente, quem tinha tudo para odiar aquela música, mas gostou dela foi Dave Mustaine. Segundo o site SongFacts, em entrevista para a revista Revolver ele revelou:
"Lembro de ouvir uma música [do Metallica] quando estava conversando com Lars Ulrich e disse a ele que era a minha favorita do 'Black Record' [sic]. Aí ele perguntou incrédulo: 'Sério, cara?!' Era 'The Unforgiven'. Gostei dela porque para mim foi a primeira vez que realmente ouvi James Hetfield cantar. Ele já cantava antes, e era um ótimo vocalista… mas aquela foi a primeira vez que ouvi ele cantar de verdade mesmo."
Embora seja uma das favoritas de muito fã do Metallica (e de muito não-fã também), segundo o site Setlist.fm "The Unforgiven" não está nem no top 20 de músicas mais tocadas ao vivo pelo Metallica, estando na colocação. #22. Em 1997 eles lançaram no famigerado álbum "Reload" uma continuação dela, "The Unforgiven II, que não está nem no top 100 de mais tocadas. Não satisfeitos, eles lançaram ainda "The Unforgiven III", no "Death Magnetic" (2008), que também nem entre as 100 mais tocadas ao vivo está.
Uma clara mensagem dos fãs a James Hetfield: a "franquia The Unforgiven" já deu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar

Site diz que riff do Metallica "lembra demais" música do Aerosmith
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Líder do Sweet Savage reconhece que o Metallica salvou sua carreira
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Cinco músicas inspiradas pelo universo de H.P. Lovecraft
O rockstar que duvidou do Metallica: "Tem coração, mas não sabe tocar guitarra"


