O álbum de Metal oitentista que para Ozzy "é um clássico que resistirá ao teste do tempo"
Por Bruce William
Postado em 07 de janeiro de 2025
Lançado em 1980, "British Steel" consolidou o Judas Priest como um dos maiores nomes do Heavy Metal. Com faixas que se tornaram hinos como "Living After Midnight", "Breaking the Law" e "Metal Gods", o álbum marcou o início de uma nova década com um som mais direto e acessível, sem perder a essência pesada que definiu a banda. A produção, liderada por Tom Allom, buscou um equilíbrio entre peso e melodia, e ajudou a criar um trabalho que influenciaria gerações.
"Os anos 80 foram uma década de decadência, e a mistura de Heavy Metal do Judas Priest ao Motley Crue foi incrível. Para nós, fazer um disco que se tornou um porta-estandarte foi um momento muito grande, ele se mantém sozinho; nunca fizemos outro disco como esse e nunca faremos. A indústria estava prosperando; vendíamos meio milhão de discos em uma semana só nos EUA! Havia essa sensação de segurança econômica para muitas pessoas, então os shows estavam com ingressos esgotando, as pessoas estavam comprando camisetas, discos, fitas cassetes, toda essa empolgação louca", disse o vocalista Rob Halford em entrevista para a Metal Hammer.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
"Quando as coisas ficam complicadas demais, você acaba tendo que ser músico para entender. Não queríamos isso. Queríamos deixar tudo envolvente. Com duas guitarras distorcidas, o restante precisa ser simples, para que as guitarras possam respirar. Com linhas de bateria complexas, algumas coisas se perderiam", disse Ian Hill sobre o processo de "simplificação" do álbum, se comparado com seus antecessores.
Rob Halford destacou que essa mentalidade foi trazida pelo produtor Tom Allom. "Tom tinha uma ideia de deixar mais despojado, simples, direto. Vale lembrar que ele trabalhou nos dois primeiros discos do Black Sabbath. Ele sabia que se colocasse muita coisa, soaria pequeno ao invés de grandioso. Da forma como fizemos, a bateria, a guitarra, tudo soaria maior porque teria seu próprio espaço."
Para Ozzy Osbourne, um conterrâneo e amigo dos membros do Judas Priest em Birmingham, "British Steel" é um marco inquestionável do Metal. "O que posso dizer? Os caras do Judas Priest não são apenas meus camaradas da minha cidade natal, mas uma das melhores bandas de Metal de todos os tempos", declarou Ozzy, ao revelar para a Rolling Stone os dez discos de Metal que ele mais gosta. Ozzy destacou ainda o impacto duradouro do álbum, afirmando que "é um clássico que definitivamente resistirá ao teste do tempo."
Com "British Steel", o Judas Priest indicou o caminho para o Metal nos anos 1980 e além. A influência do álbum está aí há décadas, inspirando desde bandas de metal tradicional até vertentes mais extremas. Para Ozzy e para muitos outros, é um trabalho que não apenas definiu uma era, mas continua a ser celebrado como um dos maiores clássicos do Heavy Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps