Como o AC/DC foi batizado e desbancou três nomes na eleição, segundo Dave Evans
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de janeiro de 2025
O nome AC/DC tornou-se sinônimo de rock, energia e poder. Mas de onde surgiu a inspiração para batizar a banda? Em entrevista ao podcast Podpokas (via Ultimate Guitar), o vocalista original, Dave Evans, revelou detalhes sobre esse momento decisivo, ocorrido em 1973.
Segundo Evans, a banda precisava de um nome rapidamente para uma apresentação no Chequers, um famoso clube noturno na Austrália, durante a virada de ano. "Nós combinamos que cada um traria três sugestões para o próximo ensaio", contou o músico. No entanto, o plano foi interrompido por uma ideia inesperada.

"Quando chegamos, Malcolm Young disse: ‘Minha cunhada sugeriu um nome: AC/DC.’ Pensei rápido. Era fácil de lembrar e aparecia em muitos eletrodomésticos. AC/DC significa corrente alternada e corrente contínua. Eu tinha um toca-discos portátil com essa inscrição na lateral."
Evans destacou como a simplicidade do nome e sua associação com eletricidade simbolizavam poder e inovação, além de oferecer publicidade gratuita. "Era um nome que todos podiam dizer, e significava energia. Disse imediatamente: ‘Adorei.’ Colin Burgess e Larry Van Kriedt também aprovaram, e Malcolm perguntou: ‘Então, nos chamaremos AC/DC?’ Levantamos as mãos, e foi unânime. Nos tornamos AC/DC."
A origem do nome de bandas clássicas
Além do AC/DC, várias bandas icônicas têm histórias curiosas sobre como escolheram seus nomes. O grupo sueco ABBA, por exemplo, formou seu nome a partir das iniciais dos integrantes: Agneta Fältskog, Bjorn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad, enquanto a palavra também significa "pai" em hebraico. Já o Aerosmith adotou uma sugestão do baterista Joey Kramer, um nome sem significado especial, mas que foi o único aceito por todos.
Já Alice Cooper, inicialmente o nome da banda de Vincent Damon Furnier, foi adotado como persona artística pelo vocalista após a dissolução do grupo. Ele afirma que a inspiração veio de um espírito através de uma tábua ouija, que revelou Alice Cooper como uma suposta feiticeira e uma de suas vidas passadas.
O Black Sabbath começou como Earth, mas mudou de nome ao compor uma música inspirada na obra do escritor Denis Wheatley. O termo, que se refere a rituais de bruxas, capturou a essência obscura da banda. O Capital Inicial, por sua vez, escolheu o nome não pela relação com Brasília, mas pela falta de recursos para iniciar a carreira, refletindo a luta de seus integrantes. Já o Extreme começou como Dream, mas ao descobrir que o nome já existia, adotaram Extreme como uma alusão a "ex-Dream" e como referência à amplitude de suas influências musicais, que iam de Prince a Led Zeppelin.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu


O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A banda que Bon Scott viu ao vivo e ficou em choque; "parecia o Little Richard no palco"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A cantora que foi apelidada "Batgirl" pelo AC/DC
A curiosa relação entre Led Zeppelin e Nirvana feita por Malcolm Young
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
Cinco artistas que Angus Young, do AC/DC, não suporta — nas palavras dele mesmo


