Como o AC/DC foi batizado e desbancou três nomes na eleição, segundo Dave Evans
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de janeiro de 2025
O nome AC/DC tornou-se sinônimo de rock, energia e poder. Mas de onde surgiu a inspiração para batizar a banda? Em entrevista ao podcast Podpokas (via Ultimate Guitar), o vocalista original, Dave Evans, revelou detalhes sobre esse momento decisivo, ocorrido em 1973.
Segundo Evans, a banda precisava de um nome rapidamente para uma apresentação no Chequers, um famoso clube noturno na Austrália, durante a virada de ano. "Nós combinamos que cada um traria três sugestões para o próximo ensaio", contou o músico. No entanto, o plano foi interrompido por uma ideia inesperada.
"Quando chegamos, Malcolm Young disse: ‘Minha cunhada sugeriu um nome: AC/DC.’ Pensei rápido. Era fácil de lembrar e aparecia em muitos eletrodomésticos. AC/DC significa corrente alternada e corrente contínua. Eu tinha um toca-discos portátil com essa inscrição na lateral."
Evans destacou como a simplicidade do nome e sua associação com eletricidade simbolizavam poder e inovação, além de oferecer publicidade gratuita. "Era um nome que todos podiam dizer, e significava energia. Disse imediatamente: ‘Adorei.’ Colin Burgess e Larry Van Kriedt também aprovaram, e Malcolm perguntou: ‘Então, nos chamaremos AC/DC?’ Levantamos as mãos, e foi unânime. Nos tornamos AC/DC."
A origem do nome de bandas clássicas
Além do AC/DC, várias bandas icônicas têm histórias curiosas sobre como escolheram seus nomes. O grupo sueco ABBA, por exemplo, formou seu nome a partir das iniciais dos integrantes: Agneta Fältskog, Bjorn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad, enquanto a palavra também significa "pai" em hebraico. Já o Aerosmith adotou uma sugestão do baterista Joey Kramer, um nome sem significado especial, mas que foi o único aceito por todos.
Já Alice Cooper, inicialmente o nome da banda de Vincent Damon Furnier, foi adotado como persona artística pelo vocalista após a dissolução do grupo. Ele afirma que a inspiração veio de um espírito através de uma tábua ouija, que revelou Alice Cooper como uma suposta feiticeira e uma de suas vidas passadas.
O Black Sabbath começou como Earth, mas mudou de nome ao compor uma música inspirada na obra do escritor Denis Wheatley. O termo, que se refere a rituais de bruxas, capturou a essência obscura da banda. O Capital Inicial, por sua vez, escolheu o nome não pela relação com Brasília, mas pela falta de recursos para iniciar a carreira, refletindo a luta de seus integrantes. Já o Extreme começou como Dream, mas ao descobrir que o nome já existia, adotaram Extreme como uma alusão a "ex-Dream" e como referência à amplitude de suas influências musicais, que iam de Prince a Led Zeppelin.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps