A banda clássica que Noel Gallagher não considera música com guitarra de verdade
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de fevereiro de 2025
Noel Gallagher nunca teve papas na língua quando o assunto é música, e sua visão sobre o declínio das guitarras no topo das paradas reflete sua frustração com as mudanças no cenário musical. Em entrevista ao Portland Mercury em 2012, o ex-guitarrista e compositor do Oasis afirmou: "A música de guitarra como uma força dominante no mundo acabou, sabe o que quero dizer?" As respostas foram compiladas pela Far Out.
Oasis - Mais Novidades

Segundo Gallagher, os anos 1990 foram a última grande era do gênero. "Na metade dos anos 90, havia Oasis, Nirvana, você pode citar qualquer um", disse. Ele comparou esse período com a situação de 2012, quando, segundo ele, as bandas de guitarra estavam praticamente ausentes das paradas. "O Radiohead ainda está por aí, mas você entende o que quero dizer", afirmou.
Foi então que ele fez um comentário que gerou repercussão: "Minha batalha é nas paradas, e a música de guitarra no topo das paradas é virtualmente inexistente... a menos que você conte o Green Day, o que ninguém deveria."
O desprezo por Green Day não é gratuito. Gallagher e sua banda, Oasis, já acusaram o grupo americano de plágio por conta da semelhança entre "Boulevard of Broken Dreams" (2004) e "Wonderwall" (1995). Ambas as músicas compartilham progressões de acordes e um clima melancólico semelhante, o que levou os britânicos a insinuarem que Billie Joe Armstrong e sua banda copiaram seu maior sucesso.

A ironia, no entanto, não passou despercebida. Gallagher tem um longo histórico de apropriação de riffs e melodias, admitindo influências diretas de artistas como The Beatles e Nirvana.
Apesar das farpas, parece que a rivalidade esfriou com o tempo. Em 2015, Gallagher encontrou Armstrong em um show do U2 e ficou surpreso com sua personalidade. "Eu conheci Billie Joe na outra noite", revelou no podcast You Made It Weird. "Eu estava sentado ao lado dele em um show do U2 em San Diego. Ele foi um cara muito, muito legal, tenho que admitir."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps