A banda clássica que Noel Gallagher não considera música com guitarra de verdade
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de fevereiro de 2025
Noel Gallagher nunca teve papas na língua quando o assunto é música, e sua visão sobre o declínio das guitarras no topo das paradas reflete sua frustração com as mudanças no cenário musical. Em entrevista ao Portland Mercury em 2012, o ex-guitarrista e compositor do Oasis afirmou: "A música de guitarra como uma força dominante no mundo acabou, sabe o que quero dizer?" As respostas foram compiladas pela Far Out.
Oasis - Mais Novidades
Segundo Gallagher, os anos 1990 foram a última grande era do gênero. "Na metade dos anos 90, havia Oasis, Nirvana, você pode citar qualquer um", disse. Ele comparou esse período com a situação de 2012, quando, segundo ele, as bandas de guitarra estavam praticamente ausentes das paradas. "O Radiohead ainda está por aí, mas você entende o que quero dizer", afirmou.
Foi então que ele fez um comentário que gerou repercussão: "Minha batalha é nas paradas, e a música de guitarra no topo das paradas é virtualmente inexistente... a menos que você conte o Green Day, o que ninguém deveria."
O desprezo por Green Day não é gratuito. Gallagher e sua banda, Oasis, já acusaram o grupo americano de plágio por conta da semelhança entre "Boulevard of Broken Dreams" (2004) e "Wonderwall" (1995). Ambas as músicas compartilham progressões de acordes e um clima melancólico semelhante, o que levou os britânicos a insinuarem que Billie Joe Armstrong e sua banda copiaram seu maior sucesso.
A ironia, no entanto, não passou despercebida. Gallagher tem um longo histórico de apropriação de riffs e melodias, admitindo influências diretas de artistas como The Beatles e Nirvana.
Apesar das farpas, parece que a rivalidade esfriou com o tempo. Em 2015, Gallagher encontrou Armstrong em um show do U2 e ficou surpreso com sua personalidade. "Eu conheci Billie Joe na outra noite", revelou no podcast You Made It Weird. "Eu estava sentado ao lado dele em um show do U2 em San Diego. Ele foi um cara muito, muito legal, tenho que admitir."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
Gary Holt e Mille Petrozza homenageiam Cronos, falecido nesta quinta-feira
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
A arrepiante música do Nirvana que foi sua última gravação e último hit
Judas Priest fará turnê sul-americana em 2027, segundo o Summa Inferno
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Scott Ian (Anthrax) lembra como reagiu quando o Metallica demitiu Dave Mustaine
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Mötley Crüe emplaca primeira música no Clube do Bilhão do Spotify
Nicko McBrain relembra o dia em que ficou alucinado e confundiu ônibus com elefante
Jim Root diz que não tem nada a ver com inclusão de Marilyn Manson em tour do Slipknot
Os 100 melhores discos de rock dos anos 90, segundo o Classic Rock History
"Metallica e Bruce Springsteen são 'música de caminhoneiro'", diz Liam Gallagher
Documentário da reunião do Oasis ganha data de estreia no streaming
A banda que Noel Gallagher usou como modelo antes de criar o Oasis; "Quero ser você"
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
Noel Gallagher, do Oasis, não gosta de músicas feitas em parceria
O clássico do Oasis que Noel Gallagher escreveu após sair de boate de strip-tease
O disco que vendeu uma barbaridade e ficou conhecido como o álbum que matou o Britpop
Spike: os sete piores solos de guitarra
LA Weekly: as 20 piores bandas de todos os tempos


