O maior baixista de todos os tempos, segundo o virtuoso Billy Sheehan
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de fevereiro de 2025
Billy Sheehan, um dos baixistas mais influentes do rock, revelou em entrevista ao The Mistress Carrie Podcast (via Karkpost) que considera Paul McCartney o maior baixista da história. Segundo ele, o talento do ex-Beatle muitas vezes não é plenamente compreendido, mas sua musicalidade é inegável.


"Algumas pessoas não entendem, mas, se tiverem tempo, acho que consigo explicar. Já aconteceu comigo quando me apresentaram certas músicas e, depois de ouvir o contexto, passei a enxergá-las de outra forma", disse Sheehan, citando como exemplo "A Sagração da Primavera", de Stravinsky, que causou polêmica em sua estreia.
Para Sheehan, McCartney se destaca pelo modo como suas linhas de baixo se entrelaçam com a estrutura da música. Ele comparou seu estilo ao de James Jamerson, lendário baixista da Motown.
"Os baixos de McCartney estão por toda parte, mas se encaixam perfeitamente na música, assim como Jamerson fazia nas gravações da Motown. Seja com The Temptations ou qualquer outro artista, as linhas de baixo dele eram dinâmicas e brilhantes, assim como as de Paul."

Durante a entrevista, Sheehan também contou um episódio emocionante envolvendo Cliff Williams, baixista do AC/DC. Ele recebeu de presente um baixo Höfner de 1973, o mesmo modelo imortalizado por McCartney.
"Um amigo meu trabalhava com Cliff e disse que ele estava se desfazendo de alguns equipamentos. Um dia, ele chegou com um estojo e disse: ‘Bill, tenho algo para você’. Quando abri, era um Höfner Beatle Bass de 1973. E ele falou: ‘Cliff queria que você ficasse com isso’."
Sheehan ficou emocionado com o gesto. "Eu nem sabia que Cliff sabia quem eu era, e receber um presente desses foi incrível. AC/DC e o baixo dele são simplesmente monumentais. Fiquei completamente sem palavras."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps