A canção pesada do Aerosmith que ganhou um Grammy e foi suavizada para tocar nas rádios
Por Bruce William
Postado em 20 de fevereiro de 2025
A canção "Janie's Got a Gun", do Aerosmith, é uma das mais impactantes da carreira da banda. Conforme aponta a Songfacts, lançada em 1989 no álbum "Pump", a música aborda um tema pesado: uma garota que mata o próprio pai após sofrer abusos. Steven Tyler, que escreveu a letra, explicou no livro "Walk This Way" (Amazon) que se inspirou em histórias reais de abuso infantil: "Essa música é sobre uma garota sendo violentada e abusada pelo próprio pai. É sobre incesto, algo que acontece com muitas crianças que só descobrem anos depois, quando precisam lidar com grandes neuroses."

Tyler começou a compor a canção em seu porão e passou meses apenas com a frase "Janie's got a gun" na cabeça. Em entrevista à Rolling Stone, ele revelou que só decidiu tornar a letra uma denúncia sobre abuso infantil após ler uma matéria na revista Time sobre mortes por armas de fogo nos Estados Unidos. O tema pesado quase comprometeu a execução da música nas rádios. John Kalodner, executivo da gravadora da banda, sugeriu suavizar alguns versos.
A canção também ficou marcada pelo videoclipe dirigido por David Fincher, que posteriormente comandaria filmes como "Se7en", "Clube da Luta" e "Zodíaco". O clipe, extremamente cinematográfico, mostra a protagonista matando o pai abusador e a investigação do crime. A atriz Kristin Dattilo interpretou Janie, enquanto Lesley Ann Warren fez o papel da mãe.
Tyler escreveu a música com o baixista Tom Hamilton, um colaborador frequente que também ajudou a criar "Sweet Emotion" e "Kings And Queens". O impacto da canção foi significativo: "Janie's Got a Gun" rendeu ao Aerosmith seu primeiro Grammy, vencendo a categoria de Melhor Performance de Rock por Duo ou Grupo com Vocal em 1991. O sucesso da música abriu caminho para que a banda ganhasse outros três Grammys na década de 1990, por "Livin' On The Edge", "Crazy" e "Pink."
A música alcançou grande popularidade nos Estados Unidos, chegando ao topo das paradas em fevereiro de 1990, poucos dias antes de o Aerosmith apresentá-la no programa Saturday Night Live. Na ocasião, a banda também participou de um icônico esquete de Wayne's World, ao lado de Tom Hanks, onde discutiam filosofia e política de forma cômica. Mais tarde, a banda voltaria a aparecer no filme Wayne's World 2.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"

Nomes do rock e do heavy metal que fazem aniversário em março
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
A música do Aerosmith que ajudou a "salvar o planeta" e conquistou algo que nunca conseguiram
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Quando o Rush devolveu o tratamento que recebeu do Aerosmith, e Joe Perry teve que ouvir
A banda que quase pegou o avião que caiu com o Lynyrd Skynyrd em 1977
Joe Perry explica o erro dos Beatles que os Rolling Stones por pouco não cometeram
4 hits de 85 que tem tanto solos quanto riffs inesquecíveis, segundo a American Songwriter
Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, e três mulheres nuas no chuveiro
Fotos de Infância: Steven Tyler, do Aerosmith


