O guitarrista alemão idolatrado por Marty Friedman na adolescência
Por João Renato Alves
Postado em 17 de fevereiro de 2025
Durante entrevista ao American Musical Supply, o guitarrista Marty Friedman falou sobre a importância de os jovens desenvolverem estilo próprio no instrumento. Ele disse, conforme transcrição do Blabbermouth: "É ótimo copiar suas influências porque você gosta delas, faz parte da sua identidade. O segredo é escolher as partes de suas influências que você gosta, aprendê-las e descartar o resto."
Marty Friedman - Mais Novidades
O artista mencionou um exemplo de sua própria história. "Quando garoto, eu era um grande fã de Uli Jon Roth. Ele tinha dois lados de sua forma de tocar. Um era esse tipo romântico clássico, com um monte de corridas extravagantes em cascata, um tipo bonito de frases e melodias difíceis e sons exóticos. Eu amo isso. Por outro lado, ele era um grande fã de Jimi Hendrix e fazia cópias descaradas, fazia parte dele. Mas eu vi esses dois lados diferentes de sua forma de tocar. Aprendi todos os seus solos que eu amava. Mas quando ele está na barra de whammy, fazendo todo aquele tipo de coisas de 'Star-Spangled Banner', eu não gostava."
Assim, Friedman concluiu: "Então o que estou tentando dizer é que, com minhas influências, eu escolhi as coisas que achava que poderia aproveitar. Essa é uma maneira de ter identidade. Cada nota que você toca, tem que tomar uma decisão sobre como tocar. Vai segurá-la? Vai sacudi-la um pouco, sacudi-la muito? Curvar, dobrar, deslizar para ela, deslizar dela, tocá-la longa, tocá-la curta? Essa é apenas uma nota, mas estamos falando de todas essas decisões."
Nascido em Düsseldorf, Alemanha Ocidental, Ulrich Roth é um dos criadores do que viria a ser conhecido como metal neoclássico, estilo que juntava o lado mais pesado do rock com a teoria da música clássica. Nos anos 1970, fundou a banda Dawn Road, que se fundiria a Klaus Meine e Rudolf Schenker, prosseguindo a carreira do Scorpions após o álbum "Lonesome Crow" (1972).
Deixou o grupo na virada da década seguinte, formando o Electric Sun. Os três discos de estúdio foram dedicados a Jimi Hendrix, Anwar Sadat (presidente egípcio que tentou estabelecer a paz no Oriente Médio e acabou assassinado) e Martin Luther King Jr, em sequência.
É o desenvolvedor da Sky Guitar, instrumento personalizado, além de dar palestras musicais e filosóficas com a Sky Academy. Além de breves reuniões com a banda que o consagrou, Uli realiza shows solo e tocou com nomes como Smashing Pumpkins e G3, excursionando com Joe Satriani e Michael Schenker.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Ricardo Confessori revê seu papel no Angra: "Muito cacique para pouco índio"
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Opeth estreia em Curitiba com death metal, "stand-up" e piada sobre o Sepultura
Sepultura se aproxima do último show - banda prepara despedida após mais de 40 anos de história
Ringo Starr revela o show histórico que os Beatles perderam e depois lamentaram
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Fabio Lione levou para a cidade de Goiânia sua Epic Tales Tour Part II
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
Murderdolls anuncia retomada de atividades após quase uma década


Marty Friedman toca "Scenes" na íntegra e revisita clássicos do Megadeth em show no Manifesto
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
O que "Tornado of Souls" tem em comum com "Stairway to Heaven", segundo Friedman
Marty Friedman admite ter pisado na bola em saída do Megadeth
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
Marty Friedman: guitarrista não gosta de música instrumental


