O membro do Queen que sentia que a banda precisava de um segundo guitarrista
Por André Garcia
Postado em 16 de fevereiro de 2025
As duplas de guitarra se tornaram comuns no rock pesado após o surgimento de bandas como Thin Lizzy, Judas Priest e Iron Maiden. Antes disso, entretanto, bandas como Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin contavam com apenas um guitarrista, que dava conta de carregar o metafórico piano nas costas sozinho. Queen estava entre essas bandas de um guitarrista só que fazia milagre, com Brian May sozinho fazendo uma sinfonia.
Queen - Mais Novidades
Em meados dos anos 80, Freddie Mercury ficou de saco cheio de passar tempo demais preso ao piano e Philip "Spike" Edney foi contratado como músico adicional para se ocupar das teclas em seu lugar. Quando não estava tocando piano, em algumas músicas a banda aproveitou para colocar ele para tocar guitarra base.
Mas você sabia que já nos primórdios do Queen tinha um membro do Queen que sentia que Brian May precisava do apoio de um guitarrista base? E se eu te disser que esse membro era o próprio Brian May?
Conforme publicado pela Guitar em recente entrevista para a revista Guitarrist o guitar hero astrofísico confessou:
"Levei muito tempo para me sentir confiante em ser a única guitarra no palco, sempre achei que precisava de uma guitarra base. Mas, aos poucos, me acostumei a tocar solo e base ao mesmo tempo. Acabou que percebi que ninguém sentia falta daquilo, então, a gente tinha o que precisava. Dava para usar a performance ao vivo para fazer com que as pessoas sentissem que tinham ouvido uma orquestra."
"Há vídeos dos primeiros dias [do Queen] e acho que éramos muito bons. Logo no início, chegamos à conclusão de que ser uma banda ao vivo não era a mesma coisa que ser uma banda de estúdio. Na verdade, era mais simples porque era só nós quatro no palco, sem overdubs."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco


O clássico do rock and roll que fez guitarrista do Korn querer tocar guitarra
O hit do Queen em que Brian May não viu potencial: "Interessante, mas ninguém vai comprar"
De Queen a The Killers, 5 músicas que superaram 3 bilhões de plays no Spotify
As bandas que mais venderam discos no stand dentro do Rock in Rio 1985, segundo varejista
A música do Queen que Brian May diz ter sido "a mais bonita" que Freddie Mercury escreveu
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
A ideia do Queen que Brian May não repetiria hoje; na época, parecia "inocente e divertido"
Por que as guitarras de Brian May ficaram fora do "Chinese Democracy" do Guns N' Roses
Rob Dukes, do Exodus, gosta muito de álbum clássico do Queen
Paulo Ricardo viu Freddie Mercury puto da vida e depois conheceu o Erasmo Carlos
Queen: a história por trás da canção "I Want to Break Free"


