O lendário guitarrista que para Mark Knopfler fez o segundo pior solo de todos os tempos
Por Bruce William
Postado em 13 de fevereiro de 2025
Mark Knopfler construiu uma carreira invejável no rock com sua forma única de tocar guitarra, combinando técnica de fingerstyle com melodias envolventes executadas de forma hábil e natural, sempre priorizando a musicalidade em vez da velocidade. Como líder do Dire Straits, compôs alguns dos maiores sucessos da banda, incluindo "Sultans of Swing" e "Money for Nothing". Além de sua trajetória com o grupo, Knopfler também se destacou como compositor para outros artistas, e um dos exemplos mais famosos dessa faceta é a música "Private Dancer."

A canção foi escrita originalmente para o álbum "Love Over Gold" (1982), mas Knopfler percebeu que a letra - que fala sobre uma dançarina particular que se apresenta por dinheiro - funcionaria melhor se interpretada por uma mulher. Assim, a música foi oferecida a Tina Turner, que a gravou em 1984 no álbum que acabou recebendo o mesmo nome. Como boa parte do Dire Straits já estava envolvida na gravação do disco, a banda regravou a base instrumental, mas Knopfler não pôde participar da sessão e seu solo foi substituído por um de Jeff Beck.
"Quando ele me mostrou a demo, cantava 'Sou uma dançarina privada, danço por dinheiro, faço o que você me pedir', e eu disse para ele que tinha razão, não era uma música para um cara. Mas eu adorei muito. Não pensei se era uma garota de programa ou uma dançarina particular, mas decidi pegar a música", contou Tina Turner em uma entrevista de 2004 com o seu fã clube, revelando que só depois de lançada ela percebeu que a letra poderia se referir a uma profssional do sexo. No começo de sua carreira, Tina fazia shows musicais particulares no Texas, então ela via a coisa de "dançarina particular" como algo meio inocente. "Acho que sou meio ingênua sobre essas coisas", disse a cantora.
Mas o que deveria ser um reforço de luxo acabou desagradando o autor da música. Em uma entrevista de 2009 ao site Stuff, Knopfler afirmou que "Private Dancer" "foi arruinada devido a terem convocado Jeff Beck para tocar o segundo solo de guitarra mais feio do mundo". A crítica do guitarrista surpreendeu, já que Beck era amplamente respeitado por seu talento e havia gravado a participação sem cobrar cachê, recebendo como agradecimento uma guitarra autografada por Tina Turner, que personalizou a dedicatória com esmalte de unha. Uma foto desta guitarra pode ser vista no facebook oficial de Jeff Beck.
A entrevista com Knopfler rendeu ainda uma curiosidade, conforme publicou a Stuff. O jornalista que conduziu a conversa, ao compartilhar a história com um amigo, ouviu a seguinte pergunta: "E qual seria o pior solo de todos os tempos, então?". Ele admitiu que não perguntou isso a Knopfler, e refletiu sobre como essa lacuna torna a crítica ainda mais intrigante. Afinal, se o solo de Beck foi o segundo pior, qual seria o primeiro? Talvez seja melhor nem saber...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
A banda que Kurt Cobain viu ao vivo mais de 100 vezes
Megadeth toca "Let There Be Shred" pela primeira vez ao vivo
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
A melhor música da história do punk, segundo o Heavy Consequence


O lendário guitarrista que para Mark Knopfler fez o segundo pior solo de todos os tempos


