O lendário guitarrista que para Mark Knopfler fez o segundo pior solo de todos os tempos
Por Bruce William
Postado em 13 de fevereiro de 2025
Mark Knopfler construiu uma carreira invejável no rock com sua forma única de tocar guitarra, combinando técnica de fingerstyle com melodias envolventes executadas de forma hábil e natural, sempre priorizando a musicalidade em vez da velocidade. Como líder do Dire Straits, compôs alguns dos maiores sucessos da banda, incluindo "Sultans of Swing" e "Money for Nothing". Além de sua trajetória com o grupo, Knopfler também se destacou como compositor para outros artistas, e um dos exemplos mais famosos dessa faceta é a música "Private Dancer."

A canção foi escrita originalmente para o álbum "Love Over Gold" (1982), mas Knopfler percebeu que a letra - que fala sobre uma dançarina particular que se apresenta por dinheiro - funcionaria melhor se interpretada por uma mulher. Assim, a música foi oferecida a Tina Turner, que a gravou em 1984 no álbum que acabou recebendo o mesmo nome. Como boa parte do Dire Straits já estava envolvida na gravação do disco, a banda regravou a base instrumental, mas Knopfler não pôde participar da sessão e seu solo foi substituído por um de Jeff Beck.
"Quando ele me mostrou a demo, cantava 'Sou uma dançarina privada, danço por dinheiro, faço o que você me pedir', e eu disse para ele que tinha razão, não era uma música para um cara. Mas eu adorei muito. Não pensei se era uma garota de programa ou uma dançarina particular, mas decidi pegar a música", contou Tina Turner em uma entrevista de 2004 com o seu fã clube, revelando que só depois de lançada ela percebeu que a letra poderia se referir a uma profssional do sexo. No começo de sua carreira, Tina fazia shows musicais particulares no Texas, então ela via a coisa de "dançarina particular" como algo meio inocente. "Acho que sou meio ingênua sobre essas coisas", disse a cantora.
Mas o que deveria ser um reforço de luxo acabou desagradando o autor da música. Em uma entrevista de 2009 ao site Stuff, Knopfler afirmou que "Private Dancer" "foi arruinada devido a terem convocado Jeff Beck para tocar o segundo solo de guitarra mais feio do mundo". A crítica do guitarrista surpreendeu, já que Beck era amplamente respeitado por seu talento e havia gravado a participação sem cobrar cachê, recebendo como agradecimento uma guitarra autografada por Tina Turner, que personalizou a dedicatória com esmalte de unha. Uma foto desta guitarra pode ser vista no facebook oficial de Jeff Beck.
A entrevista com Knopfler rendeu ainda uma curiosidade, conforme publicou a Stuff. O jornalista que conduziu a conversa, ao compartilhar a história com um amigo, ouviu a seguinte pergunta: "E qual seria o pior solo de todos os tempos, então?". Ele admitiu que não perguntou isso a Knopfler, e refletiu sobre como essa lacuna torna a crítica ainda mais intrigante. Afinal, se o solo de Beck foi o segundo pior, qual seria o primeiro? Talvez seja melhor nem saber...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Turnês não rendem dinheiro, diz Gary Holt: "A gente toca para você vir visitar a nossa loja"
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Jordan Rudess comenta a turnê latino-americana do Dream Theater; "Deve ser muito emocionante"
"M*rda de cachorro": a opinião de Liam Gallagher (Oasis) sobre o heavy metal
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Robb Flynn defende o Bring me the Horizon da "polícia do metal"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"

A canção de Mark Knopfler para uma Rainha que foi arruinada por outro guitarrista lendário
Mark Knopfler: quando "Sultans of Swing" estourou ele ainda continuou sem dinheiro


