O lendário guitarrista que para Mark Knopfler fez o segundo pior solo de todos os tempos
Por Bruce William
Postado em 13 de fevereiro de 2025
Mark Knopfler construiu uma carreira invejável no rock com sua forma única de tocar guitarra, combinando técnica de fingerstyle com melodias envolventes executadas de forma hábil e natural, sempre priorizando a musicalidade em vez da velocidade. Como líder do Dire Straits, compôs alguns dos maiores sucessos da banda, incluindo "Sultans of Swing" e "Money for Nothing". Além de sua trajetória com o grupo, Knopfler também se destacou como compositor para outros artistas, e um dos exemplos mais famosos dessa faceta é a música "Private Dancer."

A canção foi escrita originalmente para o álbum "Love Over Gold" (1982), mas Knopfler percebeu que a letra - que fala sobre uma dançarina particular que se apresenta por dinheiro - funcionaria melhor se interpretada por uma mulher. Assim, a música foi oferecida a Tina Turner, que a gravou em 1984 no álbum que acabou recebendo o mesmo nome. Como boa parte do Dire Straits já estava envolvida na gravação do disco, a banda regravou a base instrumental, mas Knopfler não pôde participar da sessão e seu solo foi substituído por um de Jeff Beck.
"Quando ele me mostrou a demo, cantava 'Sou uma dançarina privada, danço por dinheiro, faço o que você me pedir', e eu disse para ele que tinha razão, não era uma música para um cara. Mas eu adorei muito. Não pensei se era uma garota de programa ou uma dançarina particular, mas decidi pegar a música", contou Tina Turner em uma entrevista de 2004 com o seu fã clube, revelando que só depois de lançada ela percebeu que a letra poderia se referir a uma profssional do sexo. No começo de sua carreira, Tina fazia shows musicais particulares no Texas, então ela via a coisa de "dançarina particular" como algo meio inocente. "Acho que sou meio ingênua sobre essas coisas", disse a cantora.
Mas o que deveria ser um reforço de luxo acabou desagradando o autor da música. Em uma entrevista de 2009 ao site Stuff, Knopfler afirmou que "Private Dancer" "foi arruinada devido a terem convocado Jeff Beck para tocar o segundo solo de guitarra mais feio do mundo". A crítica do guitarrista surpreendeu, já que Beck era amplamente respeitado por seu talento e havia gravado a participação sem cobrar cachê, recebendo como agradecimento uma guitarra autografada por Tina Turner, que personalizou a dedicatória com esmalte de unha. Uma foto desta guitarra pode ser vista no facebook oficial de Jeff Beck.
A entrevista com Knopfler rendeu ainda uma curiosidade, conforme publicou a Stuff. O jornalista que conduziu a conversa, ao compartilhar a história com um amigo, ouviu a seguinte pergunta: "E qual seria o pior solo de todos os tempos, então?". Ele admitiu que não perguntou isso a Knopfler, e refletiu sobre como essa lacuna torna a crítica ainda mais intrigante. Afinal, se o solo de Beck foi o segundo pior, qual seria o primeiro? Talvez seja melhor nem saber...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Moyses Kolesne, do Krisiun, celebra permanência do Internacional na primeira divisão
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire


Mark Knopfler revela o guitarrista que ele sempre almejou ser; "Era tudo o que eu queria"
O solo próprio que Mark Knopfler mais valoriza, e que virou praticamente um hino


