O famoso guitarrista que para Justin Hawkins é superestimado: "Não sinto sua guitarra"
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de fevereiro de 2025
Justin Hawkins, vocalista do The Darkness, reacendeu um debate polêmico ao afirmar que John Frusciante, guitarrista do Red Hot Chili Peppers, é "superestimado". Durante um episódio de seu podcast (transcrito pela Ultimate Guitar), Hawkins argumentou que não vê nada de especial no estilo de Frusciante e sugeriu que os fãs da banda californiana são excessivamente sensíveis a críticas sobre o músico.

"Por que os fãs do Red Hot Chili Peppers são tão sensíveis? Os vídeos que fazemos sobre eles recebem muitas críticas dos fãs", disse Hawkins, conforme transcrição do Guitar World. "Meu problema com a banda é que não sinto nada com a guitarra de John Frusciante. Se podemos chamar Mark Knopfler de subestimado, então eu descreveria John Frusciante como superestimado."
Hawkins não está sozinho nessa visão. Pat Finnerty, YouTuber e convidado do episódio, concordou e afirmou: "Eu não sei por que Frusciante é tão reverenciado. Parece que quem ouve Red Hot Chili Peppers só ouve Red Hot Chili Peppers."
O frontman do The Darkness argumentou que a abordagem minimalista de Frusciante pode ser intencional, mas isso não a torna eficaz. "Alguém me disse que é deliberadamente minimalista. Talvez seja como um pintor super talentoso que decide entrar em uma fase infantil e ingênua. Mas isso não impede de ser ruim", provocou.
Apesar das críticas, Hawkins reconheceu a sonoridade característica de Frusciante e sua impressionante coleção de guitarras. No entanto, ele aproveitou para alfinetar John Mayer e seu modelo da PRS (Paul Reed Smith), dizendo que o instrumento é "polido demais" para o rock.
"Não sou fã de um guitarrista muito popular que tem sua própria PRS, que é uma guitarra que nenhum roqueiro deveria tocar", disparou. "Não quero pagar para ver alguém tocando algo que parece manteiga. Quero ver alguém lutando com uma [Les] Paul."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
Brian May (Queen) admite ter mudado de ideia em relação à IA
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Baterista do Linkin Park toca música do Iron Maiden que nunca havia escutado
Abbath cancela shows de 2026 e pede desculpas aos fãs e festivais
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
O álbum clássico do rock que Ed Motta comprou escondido por ser coisa de playboy
O amigo que Ozzy Osbourne sentia falta de ter por perto e chamava de cara definitivo do metal
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
Slash: quando Lemmy deu em cima de sua namorada
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
Motörhead ganhará exposição no Museu do Punk Rock, em Las Vegas

Justin Hawkins ficou surpreso com sucesso do primeiro disco do The Darkness
Dave Grohl aponta a banda dos anos 2000 que trouxe de volta o rock de 1979


