O famoso guitarrista que para Justin Hawkins é superestimado: "Não sinto sua guitarra"
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de fevereiro de 2025
Justin Hawkins, vocalista do The Darkness, reacendeu um debate polêmico ao afirmar que John Frusciante, guitarrista do Red Hot Chili Peppers, é "superestimado". Durante um episódio de seu podcast (transcrito pela Ultimate Guitar), Hawkins argumentou que não vê nada de especial no estilo de Frusciante e sugeriu que os fãs da banda californiana são excessivamente sensíveis a críticas sobre o músico.

"Por que os fãs do Red Hot Chili Peppers são tão sensíveis? Os vídeos que fazemos sobre eles recebem muitas críticas dos fãs", disse Hawkins, conforme transcrição do Guitar World. "Meu problema com a banda é que não sinto nada com a guitarra de John Frusciante. Se podemos chamar Mark Knopfler de subestimado, então eu descreveria John Frusciante como superestimado."
Hawkins não está sozinho nessa visão. Pat Finnerty, YouTuber e convidado do episódio, concordou e afirmou: "Eu não sei por que Frusciante é tão reverenciado. Parece que quem ouve Red Hot Chili Peppers só ouve Red Hot Chili Peppers."
O frontman do The Darkness argumentou que a abordagem minimalista de Frusciante pode ser intencional, mas isso não a torna eficaz. "Alguém me disse que é deliberadamente minimalista. Talvez seja como um pintor super talentoso que decide entrar em uma fase infantil e ingênua. Mas isso não impede de ser ruim", provocou.
Apesar das críticas, Hawkins reconheceu a sonoridade característica de Frusciante e sua impressionante coleção de guitarras. No entanto, ele aproveitou para alfinetar John Mayer e seu modelo da PRS (Paul Reed Smith), dizendo que o instrumento é "polido demais" para o rock.
"Não sou fã de um guitarrista muito popular que tem sua própria PRS, que é uma guitarra que nenhum roqueiro deveria tocar", disparou. "Não quero pagar para ver alguém tocando algo que parece manteiga. Quero ver alguém lutando com uma [Les] Paul."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
Baterista não sabe até quando conseguirá tocar as músicas do Cannibal Corpse
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
Membro dos Ramones (quase) teve um caso com a atriz Julia Roberts, segundo livro
Fãs criticam suposto uso de inteligência artificial em novo clipe do Mastodon
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo



A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
20 músicas dos anos 2000 que você reconhece nos primeiros segundos


