O famoso guitarrista que para Justin Hawkins é superestimado: "Não sinto sua guitarra"
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de fevereiro de 2025
Justin Hawkins, vocalista do The Darkness, reacendeu um debate polêmico ao afirmar que John Frusciante, guitarrista do Red Hot Chili Peppers, é "superestimado". Durante um episódio de seu podcast (transcrito pela Ultimate Guitar), Hawkins argumentou que não vê nada de especial no estilo de Frusciante e sugeriu que os fãs da banda californiana são excessivamente sensíveis a críticas sobre o músico.

"Por que os fãs do Red Hot Chili Peppers são tão sensíveis? Os vídeos que fazemos sobre eles recebem muitas críticas dos fãs", disse Hawkins, conforme transcrição do Guitar World. "Meu problema com a banda é que não sinto nada com a guitarra de John Frusciante. Se podemos chamar Mark Knopfler de subestimado, então eu descreveria John Frusciante como superestimado."
Hawkins não está sozinho nessa visão. Pat Finnerty, YouTuber e convidado do episódio, concordou e afirmou: "Eu não sei por que Frusciante é tão reverenciado. Parece que quem ouve Red Hot Chili Peppers só ouve Red Hot Chili Peppers."
O frontman do The Darkness argumentou que a abordagem minimalista de Frusciante pode ser intencional, mas isso não a torna eficaz. "Alguém me disse que é deliberadamente minimalista. Talvez seja como um pintor super talentoso que decide entrar em uma fase infantil e ingênua. Mas isso não impede de ser ruim", provocou.
Apesar das críticas, Hawkins reconheceu a sonoridade característica de Frusciante e sua impressionante coleção de guitarras. No entanto, ele aproveitou para alfinetar John Mayer e seu modelo da PRS (Paul Reed Smith), dizendo que o instrumento é "polido demais" para o rock.
"Não sou fã de um guitarrista muito popular que tem sua própria PRS, que é uma guitarra que nenhum roqueiro deveria tocar", disparou. "Não quero pagar para ver alguém tocando algo que parece manteiga. Quero ver alguém lutando com uma [Les] Paul."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Rodgers elege o melhor verso de abertura de todos os tempos
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP


A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Justin Hawkins (The Darkness) volta a defender críticas feitas a Yungblud
As 50 melhores músicas de 2025, segundo a Classic Rock
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis


