O show dos Beatles que acabou em pancadaria entre dois membros em pleno palco
Por André Garcia
Postado em 05 de fevereiro de 2025
Os Beatles conquistaram Liverpool em 1962, a Inglaterra em 1963 e os Estados Unidos (e o mundo) em 1964. Antes disso, no entanto, a banda conquistou notoriedade pela primeira vez em 1960, ao tocar em bares e pequenos clubes na Alemanha, em Hamburgo. Período esse fundamental para que eles dominassem seus instrumentos, se entrosassem e passassem de amadores para músicos profissionais.
Beatles - Mais Novidades
Naquela época a formação da banda era diferente daquela que o mundo viria a conhecer. O baterista ainda não era Ringo Starr, e sim Pete Best. Paul McCartney era o terceiro guitarrista, ao lado de John Lennon e George Harrison, enquanto o amigo de Lennon, Stuart "Stu" Sutcliffe, era o baixista.
Aquela fase deles foi marcada pela tensão entre Stu, que não sabia tocar baixo, e Paul, o membro que mais se incomodava com a falta de habilidade musical do colega.
A coisa chegava ao ponto de Paul fazer com que Stu tocasse de costas para que a plateia não visse que ele estava tocando as notas erradas.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, a tensão entre os dois já chegou às vias de fato, com direito a troca de soco no palco no meio de um show. O próprio Paul McCartney já confirmou essa história, não muito orgulhoso dela:
"Stuart [Sutcliffe] e eu tivemos uma briga no palco. Eu achei que bateria nele com facilidade, porque ele era menor do que eu, mas ele era forte. Ficamos agarrados numa espécie de mata-leão no palco durante o show. Foi uma coisa horrível!"
Paul confirmou que aquilo não foi um caso isolado, e sim resultado de algo que já estava rolando entre eles há tempos:
"Devemos ter xingado um ao outro muitas vezes: 'Você é um…', 'Do que você me chamou?' Até que acabou que a gente se atracou no palco e nenhum dos dois queria largar. O resto da banda ficou gritando 'Parem com isso, vocês dois!' [E a gente respondia] 'Eu paro se ele parar primeiro!'"
Imagina só essa cena! É uma pena que naquela época as pessoas não andavam com uma câmera no bolso como hoje em dia…
Segundo John Lennon, o motivo da briga não foi musical, e sim por ciúmes. Na época, Stu namorava com a fotógrafa Astrid Kirchherr, que conheceu justamente em um dos shows da banda em Hamburgo.
"Paul falou alguma coisa sobre a namorada de Stu", explanou Lennon. "[Paul] estava com ciúmes porque ela era uma ótima garota, e Stu partiu para cima dele no palco."
Em julho de 1961, Stu resolveu sair dos Beatles para se dedicar exclusivamente à pintura e estudar artes. Com aquilo, Paul McCartney finalmente assumiu o baixo. Segundo ele, não era o que ele queria, mas, George Harrison era o melhor guitarrista da banda e John Lennon não queria nem saber de ser baixista.
Tragicamente, Sutcliffe morreu em 1962 com apenas 21 anos, vítima de uma hemorragia cerebral provocada por um aneurisma não diagnosticado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
Immortal anuncia que novo álbum de estúdio está escrito
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
Cachorro Grande retorna e anuncia novo álbum após hiato
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera

Paul McCartney confirma dueto com Ringo Starr em seu novo álbum
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt
O álbum dos Beatles que John Lennon chamou de horrível de fazer: "Condição bem ruim"
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A primeira música que Gene Simmons, do Kiss, cantou para uma plateia
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Paul Está Morto? O maior boato da história do rock.
Noel Gallagher elege o "álbum mais influente de todos os tempos", e não é dos Beatles


