O show dos Beatles que acabou em pancadaria entre dois membros em pleno palco
Por André Garcia
Postado em 05 de fevereiro de 2025
Os Beatles conquistaram Liverpool em 1962, a Inglaterra em 1963 e os Estados Unidos (e o mundo) em 1964. Antes disso, no entanto, a banda conquistou notoriedade pela primeira vez em 1960, ao tocar em bares e pequenos clubes na Alemanha, em Hamburgo. Período esse fundamental para que eles dominassem seus instrumentos, se entrosassem e passassem de amadores para músicos profissionais.
Naquela época a formação da banda era diferente daquela que o mundo viria a conhecer. O baterista ainda não era Ringo Starr, e sim Pete Best. Paul McCartney era o terceiro guitarrista, ao lado de John Lennon e George Harrison, enquanto o amigo de Lennon, Stuart "Stu" Sutcliffe, era o baixista.
Aquela fase deles foi marcada pela tensão entre Stu, que não sabia tocar baixo, e Paul, o membro que mais se incomodava com a falta de habilidade musical do colega.
A coisa chegava ao ponto de Paul fazer com que Stu tocasse de costas para que a plateia não visse que ele estava tocando as notas erradas.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, a tensão entre os dois já chegou às vias de fato, com direito a troca de soco no palco no meio de um show. O próprio Paul McCartney já confirmou essa história, não muito orgulhoso dela:
"Stuart [Sutcliffe] e eu tivemos uma briga no palco. Eu achei que bateria nele com facilidade, porque ele era menor do que eu, mas ele era forte. Ficamos agarrados numa espécie de mata-leão no palco durante o show. Foi uma coisa horrível!"
Paul confirmou que aquilo não foi um caso isolado, e sim resultado de algo que já estava rolando entre eles há tempos:
"Devemos ter xingado um ao outro muitas vezes: 'Você é um…', 'Do que você me chamou?' Até que acabou que a gente se atracou no palco e nenhum dos dois queria largar. O resto da banda ficou gritando 'Parem com isso, vocês dois!' [E a gente respondia] 'Eu paro se ele parar primeiro!'"
Imagina só essa cena! É uma pena que naquela época as pessoas não andavam com uma câmera no bolso como hoje em dia…
Segundo John Lennon, o motivo da briga não foi musical, e sim por ciúmes. Na época, Stu namorava com a fotógrafa Astrid Kirchherr, que conheceu justamente em um dos shows da banda em Hamburgo.
"Paul falou alguma coisa sobre a namorada de Stu", explanou Lennon. "[Paul] estava com ciúmes porque ela era uma ótima garota, e Stu partiu para cima dele no palco."
Em julho de 1961, Stu resolveu sair dos Beatles para se dedicar exclusivamente à pintura e estudar artes. Com aquilo, Paul McCartney finalmente assumiu o baixo. Segundo ele, não era o que ele queria, mas, George Harrison era o melhor guitarrista da banda e John Lennon não queria nem saber de ser baixista.
Tragicamente, Sutcliffe morreu em 1962 com apenas 21 anos, vítima de uma hemorragia cerebral provocada por um aneurisma não diagnosticado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps