Fernanda Lira reclama da postura do Grammy em relação a Milton Nascimento
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de fevereiro de 2025
A baixista e vocalista Fernanda Lira, da Crypta, manifestou indignação com o tratamento dado a Milton Nascimento pelo Grammy. Em postagem no Instagram, a artista destacou sua frustração: "Maior que a minha alegria da Beyoncé ter ganhado Álbum do Ano com um disco country é meu ódio pelo que fizeram com o Bituca."

A revolta de Fernanda ecoou o sentimento de muitos brasileiros após a revelação de que o cantor, um dos maiores nomes da música nacional, foi alocado na arquibancada da premiação, enquanto sua parceira no disco indicado, Esperanza Spalding, recebeu um lugar entre os principais artistas.
A polêmica começou após um esclarecimento publicado no perfil oficial de Milton Nascimento. No texto, a equipe do artista afirmou que ele não foi impedido de comparecer ao evento, mas que a Academia o designou para um assento incompatível com sua relevância na música mundial e com sua idade avançada.
"Observamos os convites e constatamos que a Academia havia destinado um lugar para Esperanza, artista com quem Milton divide o disco indicado, nas mesas, entre os artistas principais ali presentes, enquanto destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada."
A justificativa do Grammy teria sido a de que apenas os artistas que apareceriam no vídeo oficial da cerimônia estariam nas mesas principais. Diante da situação, a equipe optou por retirar Milton do evento.
O caso gerou revolta nas redes sociais. Além de Fernanda Lira, diversos fãs e músicos criticaram a organização do prêmio. Comentários apontaram a falta de reconhecimento a Milton, vencedor de cinco Grammys e homenageado em 2022 com o prêmio Lifetime Achievement Award, destinado a ícones da música.
A postura da premiação já havia sido alvo de questionamentos em edições anteriores. Em 2021, a própria Beyoncé, maior vencedora da história do Grammy, enfrentou críticas por nunca ter sido contemplada na principal categoria da noite, Álbum do Ano – uma questão que foi resolvida apenas neste ano, com a vitória de "Cowboy Carter".
A ausência de grandes nomes da música latina e brasileira na cerimônia principal também tem sido apontada como um reflexo da falta de representatividade no evento. Milton Nascimento, que se despediu dos palcos em 2022 com a turnê A Última Sessão de Música, continua sendo uma das figuras mais respeitadas da MPB e sua exclusão de um lugar de destaque no Grammy foi considerada um erro inaceitável por muitos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Javier Milei poderia subir ao palco com o AC/DC na Argentina?
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax


Fernanda Lira toca vestida de cachorro-quente em show da Crypta
Fernanda Lira fala sobre ter parado de beber e os traumas causados pelo álcool
A entrevista muito bacana feita por Fernanda Lira com um dos maiores bateristas do Metal
A opinião de Fernanda Lira, da Crypta, sobre o lendário Iggor Cavalera


