Fernanda Lira reclama da postura do Grammy em relação a Milton Nascimento
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de fevereiro de 2025
A baixista e vocalista Fernanda Lira, da Crypta, manifestou indignação com o tratamento dado a Milton Nascimento pelo Grammy. Em postagem no Instagram, a artista destacou sua frustração: "Maior que a minha alegria da Beyoncé ter ganhado Álbum do Ano com um disco country é meu ódio pelo que fizeram com o Bituca."
A revolta de Fernanda ecoou o sentimento de muitos brasileiros após a revelação de que o cantor, um dos maiores nomes da música nacional, foi alocado na arquibancada da premiação, enquanto sua parceira no disco indicado, Esperanza Spalding, recebeu um lugar entre os principais artistas.
A polêmica começou após um esclarecimento publicado no perfil oficial de Milton Nascimento. No texto, a equipe do artista afirmou que ele não foi impedido de comparecer ao evento, mas que a Academia o designou para um assento incompatível com sua relevância na música mundial e com sua idade avançada.
"Observamos os convites e constatamos que a Academia havia destinado um lugar para Esperanza, artista com quem Milton divide o disco indicado, nas mesas, entre os artistas principais ali presentes, enquanto destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada."
A justificativa do Grammy teria sido a de que apenas os artistas que apareceriam no vídeo oficial da cerimônia estariam nas mesas principais. Diante da situação, a equipe optou por retirar Milton do evento.
O caso gerou revolta nas redes sociais. Além de Fernanda Lira, diversos fãs e músicos criticaram a organização do prêmio. Comentários apontaram a falta de reconhecimento a Milton, vencedor de cinco Grammys e homenageado em 2022 com o prêmio Lifetime Achievement Award, destinado a ícones da música.
A postura da premiação já havia sido alvo de questionamentos em edições anteriores. Em 2021, a própria Beyoncé, maior vencedora da história do Grammy, enfrentou críticas por nunca ter sido contemplada na principal categoria da noite, Álbum do Ano – uma questão que foi resolvida apenas neste ano, com a vitória de "Cowboy Carter".
A ausência de grandes nomes da música latina e brasileira na cerimônia principal também tem sido apontada como um reflexo da falta de representatividade no evento. Milton Nascimento, que se despediu dos palcos em 2022 com a turnê A Última Sessão de Música, continua sendo uma das figuras mais respeitadas da MPB e sua exclusão de um lugar de destaque no Grammy foi considerada um erro inaceitável por muitos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps