A música de Bob Dylan em que ele não cantou nem tocou, e em 50 anos jamais tocou ao vivo
Por André Garcia
Postado em 04 de fevereiro de 2025
Pode pegar qualquer lista daquelas de álbuns do Bob Dylan dos melhores para os piores que eu garanto que entre os piores sempre vai estar o insuportável álbum duplo "Self-Portrait" (1970).
Recheado de covers, músicas antigas gravadas ao vivo e canções tradicionais, de suas 24 faixas apenas quatro eram músicas novas composições de Bob Dylan. Uma delas foi a faixa de abertura "All the Tired Horses" que chocou os fãs por não trazer o trovador americano cantando e nem tocando nenhum instrumento.
Bob Dylan - Mais Novidades
Em vez disso, o que temos é cantoras em um coro daqueles de backing vocals gospel repetindo a frase "Todos os cavalos cansados ao sol / Como eu poderia cavalgar?" sobre a progressão de acordes dó, lá menor, mi menor e sol.
Até hoje essa música é uma anomalia mesmo no bizarro e excêntrico catálogo de Bob Dylan (até álbum de canções natalinas tem) por ser a única em que ele não cantou, não tocou nenhum instrumento e jamais tocou ao vivo.
O site Setlist.fm comprova isso. Lá tem computado mais de 4 mil músicas em milhares de shows dele — e não tem registro de nenhuma vez que ele tenha tocado "All the Tired Horses".
"Self-Portrait" foi resultado de um período em que Bob Dylan estava farto de ser Bob Dylan e não aguentava mais o escrutínio e idolatria que envolvia tudo que ele fazia. Portanto, ele decidiu lançar um disco ruim de propósito, para que ninguém gostasse e, assim, os fãs largassem do pé dele.
Em entrevista de 1984 para a Rolling Stone ele confessou que na época do "Self-Portrait" ele só queria viver sua em paz, longe dos holofotes, ao lado de sua família em Woodstock, mas o incessante assédios dos hippies não deixava:
"Foi como uma onda de loucura que cercava minha casa dia e noite. […] De alguma forma, parecia que eu era visto como parte daquele movimento […] As pessoas vinham dos bosques a qualquer hora do dia ou da noite e ficavam batendo na porta, era como se sugassem meu sangue. Tivemos que mudar para Nova Iorque."
"Foi aí que eu pensei: 'Que se f*da! Quero que essa gente me esqueça. Quero fazer algo de que elas não consigam gostar, algo com o qual não possam se identificar. Assim, eles vão pegar, ouvir, e dizer 'Vamos passar para o próximo porque ele não está mais nos dando o que queremos.' Sabe? Assim eles iam procurar outra pessoa [para encher o saco]."
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em outra ocasião ele disse que aquilo teve a ver também com seu burnout com as pressões e exigências da indústria fonográfica e sua insaciável sede por dinheiro: "Eu não ia ser uma marionete de ninguém, então com aquele disco ['Self-Portrait'] eu descobri como acabar com aquilo."
Ou seja, se ele tentou fracassar e conseguiu… então foi "Self-Portrait" um fracasso ou um sucesso? Essa é apenas uma entre as inúmeras perguntas sem resposta que circulam Bob Dylan.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"

O fabuloso cantor que escolheu Bob Dylan como seu vocalista preferido
As três coisas que sempre irritam Bob Dylan, segundo o próprio
Os dois artistas que Bob Dylan considerava "relíquias do passado" nos anos 1980
Bono explica como Bob Dylan influenciou mudança do U2 em "Rattle and Hum"
Suzi Quatro comenta o álbum de Bob Dylan que a deixou "viciada para a vida toda"


