O clássico dos anos 1980 que fala sobre tragédia e ganhou versão "alegre" de banda brasileira
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de fevereiro de 2025
O U2 possui em seu catálogo diversas obras que se tornaram hits atemporais. Uma de suas músicas que se encaixa na categoria de sucessos que passaram muito bem pelo teste do tempo é a épica "Sunday Bloody Sunday", reproduzida mais de 440 milhões de vezes no Spotify.
Faixa que abre "War", terceiro disco do U2 (lançado em fevereiro de 1983), "Sunday Bloody Sunday" está entre as músicas mais populares do grupo irlandês. Puxada por uma intro marcante de bateria, a canção aqui abordada é melódica e tem um refrão simples, que entra na cabeça do ouvinte de forma quase instantânea.
"Sunday Bloody Sunday" tem como inspiração um fato muito triste. No dia 30 de janeiro de 1972, tropas britânicas abriram fogo contra manifestantes (desarmados) que protestavam por direitos civis em Derry, cidade localizada em Derry, Irlanda do Norte. Ao todo, 14 pessoas morreram, sendo que metade delas eram adolescentes. O evento ficou conhecido como "Domingo Sangrento".
Bono, vocalista do U2, tinha 11 anos de idade quando o "Domingo Sangrento" aconteceu. O cantor e compositor relembrou a data em artigo publicado no The New York Times.
"Naquele dia, 30 de janeiro de 1972, soldados britânicos dispararam contra uma marcha pelos direitos civis na área de maioria católica de Bogside, em Derry, matando 14 manifestantes.
Foi um dia que fez com que o conflito entre as duas comunidades da Irlanda do Norte, a nacionalista católica e a unionista protestante, ganhasse outra dimensão: todo irlandês consciente naquele dia tem uma imagem mental de Edward Daly, mais tarde bispo de Derry, segurando um lenço manchado de sangue enquanto cuidava corajosamente dos feridos e dos moribundos.
Foi um dia em que os paramilitares de ambos os lados se tornaram as vozes mais altas do conflito, um dia em que as pessoas fizeram fila para desistir da paz... em sua maioria homens jovens, mas também mulheres que estavam fartas do império e agora consideraram todos os meios necessários, por mais violentos ou feios que fossem, para expulsá-lo de seu canto."
Apesar de ser inspirada em uma tragédia que marcou milhões de pessoas, a música que é tema desta nota ganhou uma versão "alegre", assinada pelo Sambô, conhecido por sua mistura de Samba com Rock e Pop. O cover foi lançado em 2010, como faixa do debut autointitulado do grupo paulista.
O clima feliz e empolgante de uma roda de Samba não combina muito bem com o tema abordado em "Sunday Bloody Sunday". Nos comentários do vídeo que mostra o Sambô tocando o hit do U2, alguns comentários apontam o contraste. "Cara, tanta música do U2 pra eles fazerem versões e escolhem logo uma que fala sobre uma tragédia, sobre famílias destruídas e sobre sofrimento? Imagine um pagodão, um samba desses sobre o desastre aéreo da TAM? Não seria legal. Eu gosto de samba, mas... a escolha deles realmente não foi adequada", escreveu uma internauta.
O clipe que mostra o Sambô tocando "Sunday Bloody Sunday" pode ser visto a seguir. Aperte o play e confira a inusitada versão.
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps