O baixista que foi chamado para tocar com Ozzy Osbourne e Jimmy Page ao mesmo tempo
Por André Garcia
Postado em 31 de março de 2025
No hard rock e no metal da primeira metade dos anos 80 tudo mundo idolatrava o pessoal do hardão setentista.
Não tinha um que não tivesse se apaixonado pelo rock e aprendido a tocar com bandas como Kiss, Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin e Aerosmith.
Não seria exagero dizer, portanto, que praticamente qualquer baixista de rock pesado em meados dos anos 80 tinha o sonho de tocar com um guitarrista Jimmy Page ou um vocalista como Ozzy Osbourne.
Mas você sabia que teve um baixista que em 1986 foi chamado para tocar com ambos e quase que ao mesmo tempo? Pois é, realmente Deus tem seus favoritos…
Ozzy Osbourne - Mais Novidades

Naquele ano, Phil Soussan tinha 25 anos quando começou a fazer umas jams com Jimmy Page e acabou sendo chamado para sua tão aguardada primeira nova banda pós-Led Zeppelin, o The Firm. O problema é que ao mesmo tempo ele foi chamado por Ozzy Osbourne para entrar em sua banda no lugar de Bob Daisley.

Conforme publicado pela Guitar World, em entrevista para a Bass Player Soussan contou:
"[Londres] tinha uma cena musical muito pequena. Era só o pessoal te conhecer que seu nome logo se espalhava. Comecei a ter a reputação de ser uma pessoa bem confiável. Uma coisa muito importante [no meio musical] é ser responsável. Uns 10% é talento, o resto é atitude, confiabilidade e segurança."

"[Um dia] recebi uma ligação perguntando se eu estaria interessado em tocar com Jimmy Page. Claro que aceitei! [No começo do The Firm] era Jimmy, o baterista Chris Slade e eu. Tocamos por semanas, meses, ensaiando em um local conhecido em Londres, Nomis. Era só a gente se divertindo, tocando músicas que a gente gostava e brincando com novas ideias."
"Naquela época] Ozzy me viu na TV fazendo um show. Eu conhecia o pessoal do entorno dele, aí acabou que recebi uma ligação da secretária dele. Ela disse 'Tem um cara aqui querendo falar com você' e passou o telefone para Ozzy. Ele disse 'Por que você não vem aqui me conhecer?' Então, consegui em teste em meio a um monte de gente; mas acabou que fui lá, toquei, e fiquei com a vaga."

"Eu fiquei naquele dilema 'O que eu faço agora?' Eu adorava Jimmy e queria muito trabalhar com ele, mas ele disse 'Olha, não vamos fazer nada por pelo menos mais um ano e meio'. Sabíamos que Paul Rodgers estaria envolvido, mas ele ainda não estava disponível. Então Jimmy me disse 'Se você quiser trabalhar de imediato, vai tocar com Ozzy… caso contrário, adoraríamos ter você com a gente!"
"Escolhi tocar com Ozzy e fui embora. É claro que Jimmy e o The Firm acabaram saindo do papel, mas eu continuei muito amigo dele. Ele é um sujeito para lá de maravilhoso, um ser humano maravilhoso. Eu o adoro ele.
Phil Soussan acabou optando por Ozzy, não só tocando com ele no álbum "Ultimate Sin" como ainda tendo sido creditado como co-autor daquele que foi o maior hit do disco, "Shot in the Dark".


Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps