Fita de demonstração dos Beatles gravada em 1962 é encontrada
Por João Renato Alves
Postado em 26 de março de 2025
O dono de uma loja de discos canadense encontrou uma fita de audição que os Beatles gravaram em 1962 para a Decca Records. Na ocasião, a gravadora decidiu que não era promissora o suficiente para eles contratarem a banda. Como justificativa, disseram que "grupos de guitarra estavam fora de moda" naquele momento.
Beatles - Mais Novidades
Rob Frith, dono da Neptoon Records em Vancouver, descobriu a fita de rolo rotulada como "Beatles 60s Demos" na semana passada. Originalmente, acreditava que a gravação era apenas um registro pirata. Posteriormente, descobriu que tinha em sua posse uma cópia rara e direta de uma fita de audição que o Fab Four gravou em 1º de janeiro de 1962, oito meses antes de Ringo Starr se juntar à banda, substituindo o baterista original Pete Best.
Postando em sua conta do Instagram, Frith escreveu, conforme repercussão da Classic Rock: "Eu peguei essa fita anos atrás. Dizia ‘Beatles Demos’ nela. Imaginei que era uma fita de um disco pirata. Depois de ouvi-la ontem à noite pela primeira vez, parece uma fita master. A qualidade é surreal. Como isso é possível ter, o que parece uma master de fitas Decca de 15 músicas dos Beatles?"
Frith foi posteriormente colocado em contato com Jack Herschorn, o antigo dono da Mushroom Records de Vancouver, que originalmente levou a gravação inestimável para o Canadá. Ele revelou que recebeu a fita de um amigo produtor enquanto visitava Londres na década de 1970. À época, foi sugerido que ele poderia vender cópias da gravação pela América do Norte.
À CBC, Jack declarou: "Eu não quis lançar porque senti... Eu não achei que fosse algo totalmente moral de se fazer. Aqueles caras eram famosos e mereciam ter os royalties certos sobre isso... isso merece ser lançado corretamente."
O próprio Frith também não pensa em vender esse artefato inestimável, mas disse estar disposto a dar uma cópia à Decca se eles quiserem corrigir sua gafe histórica e lançá-la. Alternativamente, também diz que se Paul McCartney visitar sua loja de discos, entregará a gravação a ele pessoalmente.
A versão de "Money (That's What I Want)" presente na fita pode ser conferida abaixo. A composição de Janie Bradford e Berry Gordy foi originalmente gravada em 1959 por Barrett Strong. Posteriormente, apareceu em "With The Beatles" (1963), segundo álbum da discografia britânica do grupo – já com Ringo nas baquetas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tainá Bergamaschi (Crypta) toca "Territory" com o Sepultura em Dublin
A banda que Lemmy viu ainda nova e percebeu que seriam como os Beatles e Stones
O verso de "Pintura Íntima" que fez muitos pensarem que casal da letra usou cocaína
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
O guitarrista que Slash considera subestimado apesar de ser uma lenda do rock
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Troy Sanders fala sobre nova formação do Mastodon, que conta com músico brasileiro
O álbum que Robert Plant considera o mais "lindamente escrito" do Led Zeppelin
A grande discordância entre Kiko Loureiro e Paul Gilbert, segundo Marcos de Ros
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O rockstar cujo consumo de cocaína nos anos 70 assustava Glenn Hughes: "Nunca dormia!"
O disco mais subestimado (e experimental) do Van Halen, segundo a Metal Hammer
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen



A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos
A banda que foi tão grande quanto Elvis Presley, segundo Paul McCartney
O dia que Paul McCartney conheceu Jesus e o levou para uma gravação dos Beatles
Paul McCartney revela a regra de ouro que os Beatles tinham para evitar brigas no estúdio
A pior música do melhor álbum dos Beatles, segundo análise por site especializado
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Como era a relação dos Beatles com o dinheiro, segundo Paul McCartney
O motivo que levou John Lennon a odiar grande hit de seu ídolo do rock Elvis Presley


