Fita de demonstração dos Beatles gravada em 1962 é encontrada
Por João Renato Alves
Postado em 26 de março de 2025
O dono de uma loja de discos canadense encontrou uma fita de audição que os Beatles gravaram em 1962 para a Decca Records. Na ocasião, a gravadora decidiu que não era promissora o suficiente para eles contratarem a banda. Como justificativa, disseram que "grupos de guitarra estavam fora de moda" naquele momento.
Beatles - Mais Novidades

Rob Frith, dono da Neptoon Records em Vancouver, descobriu a fita de rolo rotulada como "Beatles 60s Demos" na semana passada. Originalmente, acreditava que a gravação era apenas um registro pirata. Posteriormente, descobriu que tinha em sua posse uma cópia rara e direta de uma fita de audição que o Fab Four gravou em 1º de janeiro de 1962, oito meses antes de Ringo Starr se juntar à banda, substituindo o baterista original Pete Best.
Postando em sua conta do Instagram, Frith escreveu, conforme repercussão da Classic Rock: "Eu peguei essa fita anos atrás. Dizia ‘Beatles Demos’ nela. Imaginei que era uma fita de um disco pirata. Depois de ouvi-la ontem à noite pela primeira vez, parece uma fita master. A qualidade é surreal. Como isso é possível ter, o que parece uma master de fitas Decca de 15 músicas dos Beatles?"

Frith foi posteriormente colocado em contato com Jack Herschorn, o antigo dono da Mushroom Records de Vancouver, que originalmente levou a gravação inestimável para o Canadá. Ele revelou que recebeu a fita de um amigo produtor enquanto visitava Londres na década de 1970. À época, foi sugerido que ele poderia vender cópias da gravação pela América do Norte.
À CBC, Jack declarou: "Eu não quis lançar porque senti... Eu não achei que fosse algo totalmente moral de se fazer. Aqueles caras eram famosos e mereciam ter os royalties certos sobre isso... isso merece ser lançado corretamente."

O próprio Frith também não pensa em vender esse artefato inestimável, mas disse estar disposto a dar uma cópia à Decca se eles quiserem corrigir sua gafe histórica e lançá-la. Alternativamente, também diz que se Paul McCartney visitar sua loja de discos, entregará a gravação a ele pessoalmente.
A versão de "Money (That's What I Want)" presente na fita pode ser conferida abaixo. A composição de Janie Bradford e Berry Gordy foi originalmente gravada em 1959 por Barrett Strong. Posteriormente, apareceu em "With The Beatles" (1963), segundo álbum da discografia britânica do grupo – já com Ringo nas baquetas.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps