A tragédia que abalou o Brasil e prejudicou único hit feito por Renato Russo e Erasmo Carlos
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de março de 2025
Erasmo Carlos e Renato Russo são expoentes do rock nacional em diferentes décadas e deixaram como legado conjunto apenas uma música: a regravação de "A Carta", sucesso do Tremendão de 1966.
Anos depois, em 1992, no álbum "Homem da Rua", Erasmo foi surpreendido com um pedido do próprio Renato de incluir essa canção no repertório e o resultado, infelizmente, acabou não fazendo tanto sucesso por causa de uma tragédia que abalou o Brasil e afetou diretamente a promoção do álbum.

De acordo com o site oficial do Erasmo Carlos, o assassinato da atriz Daniella Perez atrapalhou muito o disco, cuja faixa-título era tema de seu personagem na novela Corpo e Alma. "O único disco de carreira gravado por Erasmo Carlos nos anos 90 marcou sua rápida passagem pela Sony Music e teve o desempenho comercial comprometido por uma tragédia. A faixa acabou saindo repentinamente do ar".
O texto explica que a morte da atriz, que comoveu o país, prejudicou por tabela o dueto: "Tinha tudo para ser um sucesso. Mas não teve a promoção que merecia (não ganhou sequer clipe) e, apesar de fazer sucesso em alguns estados, não alavancou as vendas do disco", conclui.
Segundo o portal CNN, o assassinato de Daniella bem no auge da popularidade comoveu os brasileiros; "Filha da autora Glória Perez e esposa do ator Raul Gazolla, foi vítima de um crime brutal, recebendo 18 punhaladas de tesoura e sem oportunidade de reagir. As investigações revelaram como responsáveis o ator Guilherme de Pádua, que contracenava com Daniella como seu par romântico na novela, e sua esposa, Paula Thomaz".
No site rock80brasil é comentado um pouco mais sobre a musica "A Carta": "Os dois foram (e são) símbolos do nosso Rock Brasil, cada qual no seu tempo. E não é que esses dois ícones do nosso rock Brasil gravaram uma canção juntos?! É a ‘A Carta’, de Benil Santos e Raul Sampaio, que também está no álbum ‘Presente’, de 2003, uma coletânea de músicas gravadas por Renato Russo".
Por fim, Rick Ferreira, que quase foi o produtor de fato do primeiro álbum da Legião Urbana, mas acabou desistindo, comentou como foi parar na gravação de "A Carta" anos depois. A entrevista foi para live no canal do Julio Ettore.
"Essa música tem a ver com o Legião Urbana, que fui o primeiro produtor, mas acabou não rolando. Não ficou inimizade e depois surgiu a ideia da Sony de gravar essa música. O Renato Russo gostava muito dela, que é do tempo da jovem guarda. O João Augusto, produtor da faixa, perguntou o que o Renato queria nessa gravação. Ele disse que queria a minha presença no estúdio, queria que eu fizesse o arranjo da música. Eu fiquei muito feliz com isso, ficou claro que não ficou nenhum mal-estar de quando eu produzi a banda e não deu certo. Tivemos atritos dentro do estúdio, mas ele viu em mim uma pessoa que ele admirava. Levei uma sugestão country para a música que ele adorou".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira

Em última postagem, Erasmo Carlos escreveu que é importante entender o conceito da música


