A tragédia que abalou o Brasil e prejudicou único hit feito por Renato Russo e Erasmo Carlos
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de março de 2025
Erasmo Carlos e Renato Russo são expoentes do rock nacional em diferentes décadas e deixaram como legado conjunto apenas uma música: a regravação de "A Carta", sucesso do Tremendão de 1966.
Anos depois, em 1992, no álbum "Homem da Rua", Erasmo foi surpreendido com um pedido do próprio Renato de incluir essa canção no repertório e o resultado, infelizmente, acabou não fazendo tanto sucesso por causa de uma tragédia que abalou o Brasil e afetou diretamente a promoção do álbum.

De acordo com o site oficial do Erasmo Carlos, o assassinato da atriz Daniella Perez atrapalhou muito o disco, cuja faixa-título era tema de seu personagem na novela Corpo e Alma. "O único disco de carreira gravado por Erasmo Carlos nos anos 90 marcou sua rápida passagem pela Sony Music e teve o desempenho comercial comprometido por uma tragédia. A faixa acabou saindo repentinamente do ar".
O texto explica que a morte da atriz, que comoveu o país, prejudicou por tabela o dueto: "Tinha tudo para ser um sucesso. Mas não teve a promoção que merecia (não ganhou sequer clipe) e, apesar de fazer sucesso em alguns estados, não alavancou as vendas do disco", conclui.
Segundo o portal CNN, o assassinato de Daniella bem no auge da popularidade comoveu os brasileiros; "Filha da autora Glória Perez e esposa do ator Raul Gazolla, foi vítima de um crime brutal, recebendo 18 punhaladas de tesoura e sem oportunidade de reagir. As investigações revelaram como responsáveis o ator Guilherme de Pádua, que contracenava com Daniella como seu par romântico na novela, e sua esposa, Paula Thomaz".
No site rock80brasil é comentado um pouco mais sobre a musica "A Carta": "Os dois foram (e são) símbolos do nosso Rock Brasil, cada qual no seu tempo. E não é que esses dois ícones do nosso rock Brasil gravaram uma canção juntos?! É a ‘A Carta’, de Benil Santos e Raul Sampaio, que também está no álbum ‘Presente’, de 2003, uma coletânea de músicas gravadas por Renato Russo".
Por fim, Rick Ferreira, que quase foi o produtor de fato do primeiro álbum da Legião Urbana, mas acabou desistindo, comentou como foi parar na gravação de "A Carta" anos depois. A entrevista foi para live no canal do Julio Ettore.
"Essa música tem a ver com o Legião Urbana, que fui o primeiro produtor, mas acabou não rolando. Não ficou inimizade e depois surgiu a ideia da Sony de gravar essa música. O Renato Russo gostava muito dela, que é do tempo da jovem guarda. O João Augusto, produtor da faixa, perguntou o que o Renato queria nessa gravação. Ele disse que queria a minha presença no estúdio, queria que eu fizesse o arranjo da música. Eu fiquei muito feliz com isso, ficou claro que não ficou nenhum mal-estar de quando eu produzi a banda e não deu certo. Tivemos atritos dentro do estúdio, mas ele viu em mim uma pessoa que ele admirava. Levei uma sugestão country para a música que ele adorou".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
Ozzy Osbourne sugeriu gravar último álbum com Zakk Wylde, revela o guitarrista


O megahit de Julio Iglesias que estourou no Brasil após Erasmo Carlos colocar a letra


