O megahit de Julio Iglesias que estourou no Brasil após Erasmo Carlos colocar a letra
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de junho de 2025
A chegada do álbum "De niña a mujer", lançado por Julio Iglesias em 1981, marcou não apenas a consagração definitiva do cantor espanhol no mercado internacional, mas também a origem de um sucesso inesperado no Brasil. O responsável pela adaptação que garantiu a popularidade local de uma das faixas foi ninguém menos que Erasmo Carlos, conforme relatou o produtor Marcos Maynard em entrevista recente ao canal Corredor 5.

Na conversa, Maynard revelou que foi incumbido de apresentar Iglesias ao público brasileiro pela CBS, num momento em que o artista ainda era pouco conhecido no país. A ideia era escolher músicas do novo álbum para ganhar versões em português, e, para isso, ele buscou letristas de confiança. "Pedi para o Erasmo e para o Carlinhos Lyra escreverem versões. Eles toparam na hora", contou.
O ponto de virada veio com a adaptação de "Devaneos", que se tornou "Devaneios (Ou me queres ou me deixas)" na voz de Iglesias — com letra escrita por Erasmo. Segundo Maynard, a gravação foi inicialmente resistida por Julio, que relutava em regravar algumas faixas. O produtor insistiu, inclusive pedindo correções na música "Manuela", cuja versão anterior em português estava com trechos equivocados. "Levei a letra corrigida, mostrei os erros, e com a ajuda do Fernando Adour, que acompanhava o Julio no estúdio, conseguimos convencê-lo a regravar com o sotaque certo, do Rio, não de São Paulo", contou.
O resultado foi um sucesso estrondoso. "Devaneios" se tornou um dos grandes hits da fase brasileira de Julio Iglesias, ao lado de faixas como "Manuela" e "Volver a Empezar", ajudando a consolidar o cantor no mercado nacional. A versão em português figurou com destaque na edição brasileira do álbum "De niña a mujer", e seu impacto comercial e afetivo ainda é lembrado com carinho pelos fãs — e por quem esteve nos bastidores de sua construção.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Pollstar divulga lista dos 25 artistas que mais venderam ingressos no século atual
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
Pat Travers participa de show do Titanium Tart, banda de Nicko McBrain
Rafael Bittencourt comenta reunião de ex-membros do Angra e participação no Bangers Open Air
Graham Bonnet confirma nome de música gravada com Bruce Dickinson
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
Ex-presidente do Grêmio diz ter proposta para show do Rush em Porto Alegre


O megahit de Julio Iglesias que estourou no Brasil após Erasmo Carlos colocar a letra


