A curiosa reação de Sharon Osbourne ao descobrir como pai "influenciou" David Bowie
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de março de 2025
O saudoso David Bowie ficou famoso por sua música e também por seu lado visual com Ziggy Stardust, espécie de personagem que o músico encarnava e que batizou o disco "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" (1972).
David Bowie - Mais Novidades
O que pouca gente sabe é que essa persona foi criada a partir de várias referências que Bowie adquiriou ao longo de sua trajetória e uma delas foi o roqueiro Gene Vincent, conforme explica matéria da Rolling Stone:
"O pioneiro do rock Gene Vincent foi outra referência. O mais importante foi o que Bowie tomou emprestado dos exemplos de Lou Reed, do Velvet Underground, e Iggy Pop: eles faziam música influente que se diferenciava dos valores dominantes, mas ficavam arrasados com a falta de consideração dos críticos e do público".
O que talvez menos gente ainda saiba é que Bowie descobriu Vincent justamente no seu período de maior exposição quando era empresariado por Don Arden, pai de Sharon Osbourne.
Em entrevista ao podcast The Magnificent Others com Billy Corgan, o apresentador lembrou à Sharon a história do empresariamento e de como Vincent sofreu com um acidente automobilístico.
"Eu me lembro de ter visto David Bowie se apresentar em sua última turnê. Acho que ele já sabia que estava doente naquela época, mas só contou para as pessoas depois. Ele estava mais falante do que o normal no palco e contou uma história sobre como Gene se apresentar, na época em que seu pai o gerenciava, inspirou a criação do personagem Ziggy Stardust. Ele disse que a maneira como Ziggy ficava no palco era uma cópia exata de Vincent. Vincent tinha sofrido um estranho acidente de moto e tudo mais", disse.
Sharon, então, retrucou dizendo que... não se lembra dessa história: "Nunca ouvi essa história. Ele tinha um parafuso entre os joelhos, um de cada lado da perna, que ia até uma espécie de bota ortopédica ou algo assim. Eram duas hastes de metal. Foi algo realmente sério. Ele foi, de fato, o primeiro verdadeiro astro do rock. Ele era inacreditável", concluiu.
Em outro ponto, a esposa de Ozzy comentou sobre como percebia o trabalho de seu pai, que acabou a inspirando a seguir no mercado da música: "Ele amava música. Simplesmente amava música, e essa era toda a sua vida. Ele sabia ler e escrever partituras, o que era algo raro para um empresário quando ele se tornou um. Os músicos que estavam surgindo naquela época, muitos deles não sabiam. E meu pai podia conversar em termos técnicos com outros músicos".
Sobre o carisma de Don, Sharon conclui: "Ele era muito carismático. Por ter sido um artista, ele carregava isso com ele. Ele era muito dramático e, quando entrava em uma sala, você percebia imediatamente por causa da presença que ele exalava. Ele era extremamente carismático."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
AC/DC anuncia show extra em São Paulo para o dia 28 de fevereiro; ingressos estão à venda
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal


O maior rockstar que existiu para David Bowie, que pensava a canção como gesto e atitude
O curioso motivo que leva Robert Smith a ser fã de Jimi Hendrix e David Bowie ao mesmo tempo
Novo documentário retratará a "era Berlim" da carreira de David Bowie
As músicas preferidas de David Bowie, conforme escrito pelo próprio
O disco que Noel Gallagher do Oasis ouviu por 20 dias seguidos: "Fiquei obcecado"
Os 10 melhores discos do rock dos anos 70, segundo o RYM
Vegetarianismo: Nomes do Rock e do Metal que não comem carne


