Por que na Finlândia não há espaço para filosofia Red Pill, segundo Kiko Loureiro
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de março de 2025
Homens que defendem a chamada filosofia Red Pill são adeptos do pensamento de que há uma masculinidade dominante e há dentro desta linha alguns que desvalorizam as mulheres. Dentro do universo do power metal, esse termo ganhou popularidade na época da saída de Ricardo Confessori do Shaman já que o baterista se utilizou dessa expressão para explicar a ruptura que houve no grupo.
Kiko Loureiro - Mais Novidades
Em entrevista ao Inteligência Ltda, Kiko Loureiro comentou que na Finlândia, país em que vive há muitos anos, não há espaço para esse tipo de pensamento uma vez que os direitos de todos são preservados e até mesmo a língua finlandesa inibiria essa forma de pensar já que não apresenta variações de gênero como na portuguesa.
"O Red Pill não funcionaria na Finlândia porque a língua não tem gênero lá. Não existe ‘ele’ e ‘ela’. É tudo a mesma coisa. Se você falar inglês com um finlandês ele vai errar isso. Vai usar ‘she’ para homem. Eu conheci minha esposa na Argentina, numa turnê. Depois, ficamos triangulando pelo Brasil, EUA e Finlândia. Durante a pandemia resolvi me instalar na Finlândia mesmo. Seja na política ou educação, eles sempre são eleitos o país mais feliz do mundo. São mais de 100 parâmetros, mas eles mesmos dizem que não são felizes. Eles respeitam, todos têm tempo para família e trabalham no que gostam. O estado dá segurança também. Aqui é absurdo, lá a desigualdade está aumentando, mas não se compara. Independente da onde você vem seu filho estará numa escola boa", disse.
Durante o bate papo, Kiko Loureiro também refletiu sobre as condições de ensino no país europeu e como o povo daquela nação sempre é eleito o mais feliz do mundo. "A Finlândia foi número um por muitos anos e deve estar entre os cinco primeiros. Então, a educação é fantástica para todos, né? Independente de cor de pele, independente de onde vem, etc. Nos Estados Unidos já não é assim, apesar da educação nos Estados Unidos ainda ser pública, né? Ainda é pública. Mas os Estados Unidos têm um sistema em que você tem que estudar na escola do teu bairro, como na Europa."
Ele continuou: "Só que, se aquela escola está indo bem em notas, o valor das casas sobe. Olha que louco, né? Por causa da escola! Então, se você é um pai, onde você vai escolher morar? Você vai escolher onde tem boas escolas. Aí, se tem boas escolas, significa que aquelas casas são mais caras. Se aquelas casas são mais caras, você tem uma família com poder aquisitivo maior. Aquela família com poder aquisitivo maior, pelo esquema dos Estados Unidos, que tem muita doação para descontar no imposto de renda, vai doar para a escola. Então, aquela escola vai ter um teatro bonito, vai ter instrumentos musicais, vai ter mais lápis de cor, computador, etc. Isso não vai ter na escola do gueto. Na escola do gueto não vai ter nada disso. Vai ter uma grade", disse.
Confira o episódio inteiro abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A canção que o baixista achava "meio brega" mas levou o Metallica ao estrelato
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
Fernanda Lira diz que para criminalidade reduzir é preciso "não votar em quem odeia pobre"
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026

Ricardo Confessori diz que aderir ao "Red Pill" fez sua versão ingênua morrer
Kiko Loureiro dá aula e esmiúça detalhes socioeconômicos da Finlândia, EUA e Brasil
Kiko Loureiro posa para foto ao lado de músicos do Angra e seguidores se empolgam
O que exatamente Kiko Loureiro fez no "Dystopia" do Megadeth, segundo Chris Adler


