Ex-maníaco por controle, Mike Portnoy diz que agora é um "jogador de equipe"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de março de 2025
O baterista americano Mike Portnoy deixou o Dream Theater em 2010, após 25 anos de colaboração. Um dos membros fundadores do lendário grupo de metal progressivo, ele seguiu seu caminho profissional e foi substituído pelo talentoso Mike Mangini.
Treze anos após ter saído do Dream Theater, Mike Portnoy voltou ao posto de baterista do quinteto. O retorno foi um dos temas abordados durante entrevista que ele concedeu ao radialista japonês Masa Ito, do programa "Rock City" (via Blabbermouth).

Ao ser perguntado sobre o que está levando para o Dream Theater, Portnoy disse que não cabe a ele responder tal questionamento. O baterista afirmou:
"Na verdade, não cabe a mim dizer isso. Não posso sentar aqui, me dar tapinhas nas costas e dizer todas as coisas que trago para a banda. Acho que cabe mais aos fãs ou aos ouvintes formarem essa opinião. Mas acho que é bem conhecido o que eu trago para a banda. Tem sido assim desde o início, há 40 anos."
Adiante, Portnoy refletiu a respeito do que mudou durante o tempo que ele esteve fora da banda. O músico disse que era controlador, mas seu comportamento atualmente é outro.
"Quando saí em 2010, eu era um maníaco por controle, supervisionava tudo e era muito protetor de tudo. Mas agora, ao voltar, preciso respeitar o fato de que eles fizeram turnês por todos esses anos sem mim e gravaram discos sem mim, então talvez tenham maneiras diferentes de fazer as coisas. Por isso, tive que entrar com muito respeito e meio que andar na ponta dos pés em cada área para ver o que eles queriam de mim.
Em algumas áreas, eles colocaram todo o controle de volta no meu colo (...). Portanto, foi um processo de aprendizado ao longo do último ano, mais ou menos, sobre como a nova química funcionaria. E tem sido muito fácil, eu acho (...).
Fiz muitas outras bandas, projetos e álbuns, e cada um deles tinha uma química muito diferente à qual eu tinha de me adaptar. Então, acho que a adaptação a todas essas situações diferentes ao longo dos anos realmente me ajudou a ser mais um jogador de equipe do que talvez eu tenha sido na primeira vez."
Atualmente, o Dream Theater está fazendo os shows da tour que comemora seus 40 anos. A turnê passou por cinco cidades brasileiras em dezembro de 2024.
O primeiro álbum da segunda passagem de Portnoy pelo Dream Theater é "Parasomnia", lançado em fevereiro deste ano. De acordo com o batera, há a intenção de tocar o disco ao vivo na íntegra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Blackmore's Night cancela shows devido a questões de saúde
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Mike Portnoy está empolgado com relançamento de "Dressed to Kill", do Kiss
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
Mike Portnoy diz que há um "Lars Ulrich" de diferença entre ele e Neil Peart
O disco definitivo do prog, de acordo com Mike Portnoy, baterista do Dream Theater


