"É difícil levar ele a sério", diz Kirk Hammett sobre um sacramentado guitarrista
Por Bruce William
Postado em 19 de abril de 2025
Durante anos, Kirk Hammett foi completamente obcecado por Angus Young. Segundo o guitarrista do Metallica, essa fixação só começou a se dissipar durante o processo de composição e gravação do álbum "72 Seasons", lançado em 2023. Ao refletir sobre seu próprio estilo, ele percebeu que muito do que fazia na guitarra vinha da maneira espontânea e emocional com que Angus toca.
Metallica - Mais Novidades
Em entrevista à Total Guitar, Hammett falou sobre a influência do AC/DC em sua vida musical. "Sou obcecado pelo AC/DC a maior parte da minha vida - os timbres de guitarra de Angus e Malcolm... toda a abordagem musical deles", disse. Ele ressaltou a importância do improviso e do sentimento nos solos de Angus, destacando que ele nunca toca da mesma forma duas vezes e não parece se preocupar com a opinião dos outros. "Ele simplesmente só vai lá e faz. E eu amo isso."
Apesar da enorme admiração, Kirk admite que nem todo mundo leva Angus a sério de imediato, inclusive ele próprio. "É difícil levar ele a sério quando você vê o Angus vestido com roupa de colegial e cantando músicas sobre big balls", comentou. Mas logo em seguida elogiou sua entrega nos solos e sua habilidade de tocar sempre com emoção e precisão. Para Hammett, poucos guitarristas conseguem transmitir tanta energia com tão poucos elementos.
Essa conexão com o AC/DC não se limita às experiências mais recentes. Em uma lista feita para o site Consequence, Kirk selecionou "Back in Black" (1980) como um dos onze álbuns que mais o influenciaram como guitarrista. Na ocasião, destacou também o papel de Malcolm Young, dizendo que ele era ainda melhor que Angus como guitarrista base - e que ambos figuram entre os maiores ritmistas da história do rock.
O impacto do AC/DC na formação musical de Hammett foi duradouro, mas não o impediu de buscar novos caminhos. Ao reavaliar sua maneira de tocar, ele passou a enxergar o improviso como algo essencial em tudo que faz. E mesmo reconhecendo que Angus Young já não domina seus pensamentos como antes, a influência daquele swing, do timbre rasgado e do espírito livre continua evidente nas entrelinhas do seu som.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez
Jake E. Lee sentia-se como uma "nota de rodapé" na história de Ozzy Osbourne
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"

Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
A pior faixa do controverso "St. Anger", segundo o Heavy Consequence
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Metallica x Megadeth: Kerry King escolhe sua favorita e explica o motivo
Wolfgang Van Halen relembra como foi abrir shows do Metallica; "Muito louco"
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
O poderoso riff do Pantera que teria sido criado por James Hetfield (há controvérsias)
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
O álbum do Metallica que homenageia Layne Staley, do Alice In Chains
Cinco hinos do heavy metal que você reconhece nos primeiros segundos


