O que "The Final Countdown" representou para o Europe, segundo Ian Haugland
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de abril de 2025
Poucas músicas alcançam o status de hino. Menos ainda mantêm essa condição por quatro décadas. No caso do Europe, a faixa "The Final Countdown" não apenas atravessou gerações, como redefiniu o destino da banda sueca. Prestes a retornar ao Brasil para mais uma edição do Monsters of Rock, o grupo vive uma fase de celebração e renovação.
Europe - Mais Novidades
Em entrevista ao jornalista Marcelo Vieira, o baterista Ian Haugland falou sobre a importância do hit lançado em 1986, os preparativos para o show no Brasil e os planos de um novo álbum. O ano de 2026, aliás, promete ser simbólico: será quando The Final Countdown completa 40 anos. O conteúdo também está disponível no YouTube.
"Provavelmente faremos ainda mais shows do que neste ano", revelou Ian. "Teremos o novo álbum, o aniversário de 40 anos de The Final Countdown e também o lançamento de um documentário sobre a história da banda", adiantou. "Muita coisa nova e comemorativa vai rolar com o Europe no ano que vem. Estamos construindo tudo isso para chegar num grande clímax — e este ano é só o aquecimento."
Ao falar sobre o legado da faixa-título do disco, o baterista foi direto: "‘The Final Countdown’ é, se não o único, com certeza o principal motivo de ainda estarmos na ativa. É impressionante como uma única música — quatro minutos de som — pode mudar completamente sua vida."
Mais do que um sucesso comercial, a canção se tornou símbolo de conquistas pessoais e coletivas. "Já encontrei fãs que associam a música a momentos marcantes, como o primeiro beijo, ou alguma conquista importante. Ela já foi usada em eleições, eventos esportivos… de tudo", comentou. "Para a história do Europe, 'The Final Countdown' significou tudo. Sem ela, não estaríamos aqui hoje, isso é certo."
Europe e "The Final Countdown"
Mesmo após tantos anos, tocar o hit ainda provoca uma resposta emocional em Haugland. "Adoro tocar essa música, todas as vezes. Não é como se eu escutasse em casa enquanto lavo a louça, sabe?", brincou. "Mas quando a tocamos ao vivo, é sempre um acontecimento. Ela carrega muitas memórias e desperta muita emoção nas pessoas. Toda vez que começa, é como uma explosão de alegria."
Sobre o repertório da apresentação no Brasil, Ian destacou que a ideia é mesclar clássicos com faixas menos conhecidas, especialmente em um festival com público diversificado. "Tentamos fazer uma mistura entre os maiores sucessos e alguns lados B que são os nossos preferidos — justamente para apresentar algo diferente para quem talvez não conheça tão bem o som do Europe."
Ele também comentou sobre o desafio de abrir para outras grandes atrações. "Tocar como banda de abertura sempre representa um desafio — você é meio que o azarão da noite. Mas isso também te dá um impulso extra, uma energia a mais para mostrar ao público do headliner do que você é capaz."
Com mais de 40 anos de estrada, o Europe segue vivo não só pelo peso do passado, mas por sua capacidade de olhar para frente. "Acho que desta vez o pacote está ainda mais bem amarrado", disse sobre o line-up do Monsters of Rock. "Vai ser incrível."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
5 clássicos do metal que você nunca se deve usar para apresentar o estilo para alguém
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
Andy LaRocque se pronuncia sobre saída do King Diamond
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Baixista Peter Baltes sofre acidente no palco e quebra três costelas em show do Dirkschneider
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
A pior faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA


5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
Europe lança "The Cult of Ignorance", faixa de seu próximo disco de estúdio
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Europe: Suas 10 melhores músicas, pela Classic Rock History


