RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O famoso guitarrista americano que se recusou a ouvir Eddie Van Halen

"Chaves Metaleiro" prestigia show de Kiko Loureiro na Argentina; veja fotos

Humberto Gessinger ficou chocado ao descobrir que Beatles eram maiores que Os Incríveis

A música que Alceu Valença acha que Mick Jagger não conseguiria cantar

"Master of Puppets" e "Black Album" alcançam marcas históricas para o Metallica

Dave Mustaine diz que escreveu muitas músicas que fizeram o Metallica ser famoso

"Devemos um disco do Slipknot a Eloy Casagrande", declara Jim Root

O guitarrista que quase ocupou o lugar de David Gilmour no Pink Floyd

Green Day anuncia shows no Rio de Janeiro e Curitiba

Doro Pesch anuncia álbum em tributo a Lemmy Kilmister

A canção escrita como piada que se transformou em um dos maiores clássicos do rock progressivo

Dave Mustaine critica maneira como foi demitido do Metallica; "Falta de caráter grotesca"

O clássico álbum do Oasis resultado de "muita droga, brigas e gravações horríveis"

"O maior clickbait de todos os tempos" envolvendo Dave Mustaine

Quando se tornou uma vergonha dizer que gostava de Raul Seixas


Manifesto 2025

O que "The Final Countdown" representou para o Europe, segundo Ian Haugland

Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de abril de 2025

Poucas músicas alcançam o status de hino. Menos ainda mantêm essa condição por quatro décadas. No caso do Europe, a faixa "The Final Countdown" não apenas atravessou gerações, como redefiniu o destino da banda sueca. Prestes a retornar ao Brasil para mais uma edição do Monsters of Rock, o grupo vive uma fase de celebração e renovação.

Europe - Mais Novidades

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em entrevista ao jornalista Marcelo Vieira, o baterista Ian Haugland falou sobre a importância do hit lançado em 1986, os preparativos para o show no Brasil e os planos de um novo álbum. O ano de 2026, aliás, promete ser simbólico: será quando The Final Countdown completa 40 anos. O conteúdo também está disponível no YouTube.

"Provavelmente faremos ainda mais shows do que neste ano", revelou Ian. "Teremos o novo álbum, o aniversário de 40 anos de The Final Countdown e também o lançamento de um documentário sobre a história da banda", adiantou. "Muita coisa nova e comemorativa vai rolar com o Europe no ano que vem. Estamos construindo tudo isso para chegar num grande clímax — e este ano é só o aquecimento."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao falar sobre o legado da faixa-título do disco, o baterista foi direto: "‘The Final Countdown’ é, se não o único, com certeza o principal motivo de ainda estarmos na ativa. É impressionante como uma única música — quatro minutos de som — pode mudar completamente sua vida."

Mais do que um sucesso comercial, a canção se tornou símbolo de conquistas pessoais e coletivas. "Já encontrei fãs que associam a música a momentos marcantes, como o primeiro beijo, ou alguma conquista importante. Ela já foi usada em eleições, eventos esportivos… de tudo", comentou. "Para a história do Europe, 'The Final Countdown' significou tudo. Sem ela, não estaríamos aqui hoje, isso é certo."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Europe e "The Final Countdown"

Mesmo após tantos anos, tocar o hit ainda provoca uma resposta emocional em Haugland. "Adoro tocar essa música, todas as vezes. Não é como se eu escutasse em casa enquanto lavo a louça, sabe?", brincou. "Mas quando a tocamos ao vivo, é sempre um acontecimento. Ela carrega muitas memórias e desperta muita emoção nas pessoas. Toda vez que começa, é como uma explosão de alegria."

Sobre o repertório da apresentação no Brasil, Ian destacou que a ideia é mesclar clássicos com faixas menos conhecidas, especialmente em um festival com público diversificado. "Tentamos fazer uma mistura entre os maiores sucessos e alguns lados B que são os nossos preferidos — justamente para apresentar algo diferente para quem talvez não conheça tão bem o som do Europe."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ele também comentou sobre o desafio de abrir para outras grandes atrações. "Tocar como banda de abertura sempre representa um desafio — você é meio que o azarão da noite. Mas isso também te dá um impulso extra, uma energia a mais para mostrar ao público do headliner do que você é capaz."

Com mais de 40 anos de estrada, o Europe segue vivo não só pelo peso do passado, mas por sua capacidade de olhar para frente. "Acho que desta vez o pacote está ainda mais bem amarrado", disse sobre o line-up do Monsters of Rock. "Vai ser incrível."

Confira a entrevista completa abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS