O músico inglês que foi preso por soltar um pum em direção a Michael Jackson
Por João Renato Alves
Postado em 16 de abril de 2025
Em 19 de fevereiro de 1996, o Brit Awards realizou mais uma de suas cerimônias anuais. Na ocasião, a produção conseguiu fazer com que Michael Jackson comparecesse para receber um prêmio pelo conjunto da obra e realizar uma performance ao vivo, a primeira na televisão britânica em mais de duas décadas.
O autoproclamado Rei do Pop cantaria "Earth Song" em um palco lotado de performers, entre eles crianças. Dois anos antes, o astro havia sido acusado pela família de Jordan Chandler de tê-lo molestado durante a infância. Um acordo foi fechado fora dos tribunais para que a denúncia fosse retirada.

Naquele momento, o Pulp era um dos protagonistas do levante do britpop, que tinha na linha de frente o Oasis e o Blur. A banda nunca conseguiu grande destaque fora do Reino Unido, mas forma gigantes por lá. O vocalista Jarvis Cocker não gostou nada do que viu e resolveu protestar contra a presença de Jackson.
Embriagado, o frontman subiu no palco durante a apresentação do americano, empinou o traseiro e disparou gases, até que foi retirado por um dos bailarinos. Acabou sendo preso mais tarde, acusado de importunação às crianças presentes. Todas as queixas foram posteriormente retiradas, mas o incidente tornou Cocker um nome realmente conhecido, mesmo que por motivos inesperados.
O próprio recordou o momento em entrevista à Mojo, repercutida pela Classic Rock. Ele disse:
"Em um primeiro momento pareceu algo ruim. Fui acusado de assediar as crianças no palco e ter mostrado o traseiro, o que não era verdade. Depois disso, todo mundo sabia quem eu era. Sempre quis ser famoso, mas você não pode decidir o nível de fama que vai alcançar. Isso me deixou sobrecarregado. Não foi pela música, foi por uma coisa bem fora do meu feitio que tinha feito. Foi aí que ficou realmente difícil de lidar, porque simplesmente não conseguia mais me desvincular daquilo. Então, sim, a vida ficou sombria. Levou uns 10 anos para sair disso."
Curiosamente, nem todos condenaram Cocker. Noel Gallagher manifestou seu apoio em declaração à revista Musician, dizendo: "Jarvis é uma estrela! As pessoas ficaram chocadas, mas não foi como se ele tivesse subido no palco e aberto a cabeça de Michael Jackson com um taco de beisebol – que é algo que eu poderia ter feito se estivesse em seu lugar."
O Pulp está em sua segunda reunião desde 2022. Este ano eles lançam "More", oitavo álbum da carreira, primeiro em mais de duas décadas. O trabalho será dedicado à memória do baixista Steve Mackay, falecido em 2023, aos 56 anos de idade. O grupo vendeu mais de 10 milhões de cópias dos seus discos até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Dave Mustaine acha que último disco do Megadeth é o melhor da banda em décadas
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O chef demitido após fazer foto com Axl Rose; "Valeu, vale e vai valer até meu último dia"
O pior disco do Led Zeppelin, de acordo com o Ultimate Classic Rock

O músico inglês que foi preso por soltar um pum em direção a Michael Jackson
NME: os clipes mais legais da história, na opinião dos leitores


