Bobos nos bastidores; Regis Tadeu conta como o Black Sabbath quase faliu no auge
Por Bruce William
Postado em 11 de abril de 2025
Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, o jornalista Regis Tadeu abordou detalhes pouco conhecidos do passado do Black Sabbath, mais precisamente do período em que a banda atravessava seu auge criativo e comercial, mas ao mesmo tempo, enfrentava um colapso financeiro e jurídico que quase encerrou sua história.
Segundo Regis, os músicos não tinham a menor noção de administração e deixavam tudo nas mãos do empresário Patrick Meehan: "Os caras da banda eram tão burros que eles gastavam uma grana absurda, como eu falei, em carros, casas e muita maisena do capeta sem saber de onde vinha essa grana. Então o que que eles faziam? Eles ligavam lá pro Meehan e diziam o que que eles queriam comprar, e o Meehan comprava."
Black Sabbath - Mais Novidades
O jornalista destaca um episódio emblemático que acendeu o alerta na banda: "Nesse show [California Jam] eles ficaram sabendo acidentalmente que o cachê da banda tinha sido de 250 mil dólares pra fazer um show curto. Só que cada integrante recebeu só mil dólares, enquanto o restante foi direto pra conta da empresa do Patrick Meehan, a World Wide Artists."

Outra revelação preocupante foi quando descobriram que não possuíam legalmente nenhum dos bens materiais: "Eles descobriram que os carros, as casas onde eles moravam com as suas famílias, nada disso estava no nome deles. E sim da empresa do Patrick Meehan, a tal da World Wide Artists."
As gravações do álbum "Sabotage" também foram marcadas por esse caos. "Grande parte do tempo foi gasto em reuniões com advogados e com o recebimento de intimações praticamente diários dentro do estúdio." Regis explica ainda o simbolismo do título do disco: "O título do álbum, na verdade, foi emblemático de como a banda se sentia naquele período. Ou seja, eles foram completamente sabotados." Por fim, Regis lamenta o impacto emocional causado por tudo isso: "Eles nunca mais foram os mesmos amigos que eles eram no início da banda."
O vídeo completo de Regis Tadeu falando sobre os bastidores do Black Sabbath nos anos setenta, que ganhou o nome "Black Sabbath - Aposto Que Você Não Sabe - Pt. 2" pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock

Exibição em homenagem a Ozzy Osbourne supera expectativas e é prorrogada até final de setembro
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
Em entrevista de 1984, Tony Iommi contou o que ele curtia (e não curtia) ouvir
Lars Ulrich: a diferença entre o Purple, o Led e o Sabbath


