A "injustiça eterna" de Freddie Mercury que Brian May levou anos para superar no Queen
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de abril de 2025
Quase quatro décadas após o auge da Queen, Brian May segue revisitando a história da banda com franqueza e bom humor. Em entrevista recente à revista MOJO, o guitarrista abordou um tema espinhoso na trajetória do grupo: os créditos de composição — e como eles nem sempre refletiam o trabalho coletivo por trás de cada faixa.
Queen - Mais Novidades
"Foi ideia do Freddie que quem escrevesse a letra levasse o crédito pela música", explicou May. "Na época, ninguém questionou. Mas, olhando para trás, não era algo tão exato assim. As composições sempre foram interativas. Tudo era desmontado e remontado em grupo."
Segundo May, o sistema individualizado, vigente até o fim dos anos 1980, foi responsável por ressentimentos internos — algo comum em muitas bandas. "Nada cria mais mal-estar do que perceber que o cara que escreveu a música está ganhando muito dinheiro, enquanto os outros sustentam a canção em turnês."
Essa tensão ficou evidente no caso mais simbólico citado por May: o lançamento do single "Bohemian Rhapsody" em 1975. No lado B do compacto, estava "I'm In Love With My Car", escrita e cantada pelo baterista Roger Taylor. O sucesso da faixa principal garantiu ao lado B os mesmos rendimentos autorais — o que, nas palavras de May, "parecia uma injustiça suprema".
"Demorei bastante para superar isso", admitiu. "Foi um ponto sensível dentro da banda. Ainda bem que o nosso senso de humor nos salvou. Mas, sim, levou um tempo."
Queen e direitos autorais
A partir de "The Miracle" (1989), o grupo passou a dividir os créditos entre todos os membros. O novo arranjo evitou tensões e reforçou o espírito coletivo.
May também falou sobre o processo criativo com John Deacon, baixista responsável por clássicos como "Another One Bites the Dust". "O John geralmente não deixava ninguém mexer nas músicas dele. Gostava de tocar guitarra também. Eu só ia lá e colocava uma ‘sujeira’ por cima, um pouco de fogo."
Sobre o hit "Another One Bites the Dust", May revelou que foi Freddie Mercury quem defendeu sua inclusão no álbum "The Game" (1980). "Achei ousada, diferente e grudenta. O John tocava a guitarra limpa, eu adicionei a parte suja. A combinação funcionou."
Já sobre Freddie, May compartilhou uma piada que ilustra a ousadia — e os tropeços — do vocalista. "Ele chegou um dia e disse: ‘Michael Jackson lançou ‘Bad’. E se a gente chamasse o próximo disco de ‘Good’?’ Nós nos entreolhamos e dissemos: ‘Talvez seja melhor pensar melhor, Freddie’."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
A foto que prova que Iron Maiden quase tocou "Infinite Dreams" em 2012, segundo fã page
O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
Dick Parry, saxofonista que fez história com o Pink Floyd, morre aos 83 anos
Membros do Iron Maiden não deram depoimentos a documentário de Paul Di'Anno
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
O músico que tocava demais e por isso foi cortado de álbum de Roger Waters
Você sabe tudo sobre Iron Maiden? Responda esse desafio de 30 perguntas e descubra
As 10 piores músicas do Slipknot, de acordo com a Louder Sound
A música do Rush que é a mais difícil de tocar entre todas, segundo Geddy Lee
Os 5 álbuns favoritos de Dave Mustaine de todos os tempos, segundo o próprio
Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
O dia em que Lady Gaga foi a show do Iron Maiden "quase sem roupa"
Pearl Jam já tem novo baterista, revela Dave Krusen
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
A música do Queen em que Freddie Mercury tentou barrar um dos grandes momentos de Brian May
O integrante do Queen que poderia ter sido Phil Collins
Tesla divulga versão de "Spread Your Wings", clássico do Queen
Ouça Brian May (Queen) em "Eternia", da trilha de "Mestres do Universo"
O álbum do Queen que Derrick Green gostaria de ter feito
Rock na tela: 5 filmes essenciais para sentir o peso, o drama e a glória do gênero
Os 4 hits do Queen que mereciam mais sucesso nos EUA, segundo o American Songwriter
O adeus de Freddie Mercury: O último show do Queen com sua formação clássica
Brian May sobre Nuno Bettencourt: "Faz coisas que eu nunca poderia fazer"


