O conflito com Serj Tankian que trava futuro do System of a Down, segundo John Dolmayan
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de abril de 2025
Mesmo em atividade nos palcos, o System of a Down vive um impasse criativo que parece longe de ser resolvido. Em entrevista recente à apresentadora Lilian Tahmasian (via Ultimate Guitar), o baterista John Dolmayan falou abertamente sobre os conflitos internos da banda — especialmente em relação ao vocalista Serj Tankian — e disse que, na atual configuração, não vê possibilidade de um novo álbum.
System Of a Down - Mais Novidades

"Não sei se quero isso neste ponto. Tem drama demais envolvido", disse Dolmayan. "Gosto de sair, tocar com meus amigos, me divertir. E não quero que isso desapareça. Para que eu fizesse outro disco com o System, teria que haver regras muito claras."
O músico explicou que uma das principais fontes de atrito é o posicionamento político de Serj Tankian, conhecido por ser extremamente vocal em causas sociais e geopolíticas, tanto em suas letras quanto em discursos nos shows. Apesar de admirar a paixão do vocalista, Dolmayan — que já declarou posições políticas distintas de Tankian no passado — acredita que o foco exagerado nas pautas políticas acabou limitando a identidade da banda.
"Serj tem um jeito de pensar muito forte. Algumas coisas a gente concorda, outras não. Justiça é um tema essencial no System, mas justiça não tem partido. É justo ou injusto. E não queríamos que política fosse o único foco."
O retorno do System of a Down
Segundo Dolmayan, o repertório do SOAD vai muito além de ativismo. "Cantamos sobre amor, morte, ódio, coisas idiotas, artísticas, insanas. É isso que nos torna únicos. Mas naquela fase, o Serj só queria falar de política. A gente não queria limitar o que ele tinha a dizer, mas também não queria ser definido apenas por isso."
O baterista reforçou que, apesar das diferenças, os laços de amizade entre os integrantes permanecem. "Nos damos bem. Somos amigos. Mas criar juntos, hoje, é outra história."
Com isso, o System of a Down segue num limbo criativo raro: uma banda que ainda sobe ao palco para tocar sucessos como "Chop Suey!" e "Toxicity", mas sem previsão de novo material — e sem garantia de que voltará a compor como antes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Qual é o sentido da vida? Geezer Butler, do Black Sabbath, responde
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
Para guitarrista, produtor é 99% responsável por sucesso do Def Leppard
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
A proposta que Wolf Hoffmann fez para Udo seguir como vocalista do Accept
O mega-clássico do Led Zeppelin que Robert Plant passou a considerar menos relevante
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
O caótico dia que David Lee Roth foi acusado de ter sequestrado Ozzy Osbourne em 1978
5 versões cover tão ruins que te fazem odiar a versão original, segundo a Far Out



System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
"Aerials", do System of a Down, ultrapassa um bilhão de streams no Spotify
A pior faixa de "Toxicity", do System of a Down, segundo a Metal Hammer
Por que Serj Tankian, do System of a Down, não gosta da palavra "Deus"
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado
Heavy Metal: dez músicas que você pode mostrar pra quem não gosta do gênero
Cinco músicas lançadas após o ano 2000 que se tornaram clássicos do rock - Parte I


