O conflito com Serj Tankian que trava futuro do System of a Down, segundo John Dolmayan
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de abril de 2025
Mesmo em atividade nos palcos, o System of a Down vive um impasse criativo que parece longe de ser resolvido. Em entrevista recente à apresentadora Lilian Tahmasian (via Ultimate Guitar), o baterista John Dolmayan falou abertamente sobre os conflitos internos da banda — especialmente em relação ao vocalista Serj Tankian — e disse que, na atual configuração, não vê possibilidade de um novo álbum.
System Of a Down - Mais Novidades


"Não sei se quero isso neste ponto. Tem drama demais envolvido", disse Dolmayan. "Gosto de sair, tocar com meus amigos, me divertir. E não quero que isso desapareça. Para que eu fizesse outro disco com o System, teria que haver regras muito claras."
O músico explicou que uma das principais fontes de atrito é o posicionamento político de Serj Tankian, conhecido por ser extremamente vocal em causas sociais e geopolíticas, tanto em suas letras quanto em discursos nos shows. Apesar de admirar a paixão do vocalista, Dolmayan — que já declarou posições políticas distintas de Tankian no passado — acredita que o foco exagerado nas pautas políticas acabou limitando a identidade da banda.

"Serj tem um jeito de pensar muito forte. Algumas coisas a gente concorda, outras não. Justiça é um tema essencial no System, mas justiça não tem partido. É justo ou injusto. E não queríamos que política fosse o único foco."
O retorno do System of a Down
Segundo Dolmayan, o repertório do SOAD vai muito além de ativismo. "Cantamos sobre amor, morte, ódio, coisas idiotas, artísticas, insanas. É isso que nos torna únicos. Mas naquela fase, o Serj só queria falar de política. A gente não queria limitar o que ele tinha a dizer, mas também não queria ser definido apenas por isso."
O baterista reforçou que, apesar das diferenças, os laços de amizade entre os integrantes permanecem. "Nos damos bem. Somos amigos. Mas criar juntos, hoje, é outra história."

Com isso, o System of a Down segue num limbo criativo raro: uma banda que ainda sobe ao palco para tocar sucessos como "Chop Suey!" e "Toxicity", mas sem previsão de novo material — e sem garantia de que voltará a compor como antes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps