Jailbreak e o Thin Lizzy: As opiniões da crítica na época e seu lugar na história do rock
Por Yuri Apolônio
Postado em 06 de abril de 2025
"Jailbreak", maior sucesso comercial dos irlandeses do Thin Lizzy, assim a grande maioria das obras de hard rock de seu período, não foi, digamos, aclamado pela crítica, ainda que a maioria apresentasse algumas opiniões positivas sobre o álbum.
De acordo o "The Associated Press", a mística contruída ao redor do vocalista, escritor e baixista negro irlandês Phil Lynnot não ofusca um álbum dominado por guitarras.
O "Village Voice" foi menos elogioso, ao dizer que "se os traumas dos adolescentes irlandeses são tão enfadonhos quanto as descrições que Phil Lynott faz deles, não é de se admirar que eles tenham dificuldade em manter a taxa de natalidade".
Gary Deane, do jornal "The Leader-Post", do Canadá, faz talvez a melhor crítica para o "Jailbreak" em minha opinião. Para ele, com o álbum, o Thin Lizzy mostra uma magnífica inclinação para o "rock imaginativo e visceral", assumindo uma atitude que até então marca registrada dos Rolling Stones, ainda que os Stones fizessem isso puramente com o rock ‘n’ roll, enquanto o Thin Lizzy o faz a partir de um "hard metal rock".
Sobre as canções, Gary Deane comenta que elas são repletas de "violência natural", a partir de "relatos viscerais" e histórias de brigas, o que representava uma combinação entre música sofisticada e vilania das ruas, tornando o Thin Lizzy um veículo perfeito do rock ‘n’ roll para os anos 70.
Deane elogia o trabalho de Scott Gorham e Brian Robertson pelos riffs compactos e entrelaçados, os quais, segundo o crítico "sublinham o trabalho de baixo e vocal de Lynott lindamente, enquanto esculpem as linhas da melodia com afiada firmeza".
Por fim, ele completa que Thin Lizzy naquele momento era simplesmente uma das melhores bandas de rock a lançar um álbum naquele ano.
Nenhum dos álbuns seguintes do Thin Lizzy, o que inclui outras seis obras, alcançaria o sucesso de "Jailbreak", que vendeu em torno de 2 milhões de cópias. Ainda assim, o sucesso da obra praticamente garante uma base forte de fãs, dado que cinco desses discos alcançaria a certificação prata ou ouro no Reino Unido.
Dá pra citar um punhado de gigantes do rock que incluem Thin Lizzy entre suas principais influências. O Iron Maiden, inclusive, chegou a regravar a canção "Massacre", do "Johnny the Fox", para o Lado-B do single de "Can I Play with Madness".
O Metallica, por sua vez, regravou a versão do Thin Lizzy para "Whiskey in the Jar", em homenagem ao ex-baixista Cliff Burton, grande fã dos irlandeses.
Este texto é um trecho do roteiro para o vídeo "Jailbreak (1976): a história do disco que ajudou a definir o heavy metal", publicado no canal "No Rastro do Som", no YouTube. Nele, conta a história da criação da banda até finalmente obterem algum sucesso comercial, com seu sexto álbum. Se quiser conhecer o conteúdo completo, é só clicar no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A estrela do heavy metal que recusou a chance de cantar com Lemmy Kilmister
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O hit do Led Zeppelin em que Robert Plant foi homofóbico, segundo John Paul Jones
O clássico do Mastodon inspirado em incidente que deixou Brent Hinds em coma
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant

Thin Lizzy anuncia edição deluxe reunindo os álbuns "Nightlife" e "Fighting"
O músico que aproximou o Thin Lizzy do heavy metal
Guitarrista Midge Ure relembra sua passagem pelo Thin Lizzy
Pete Townshend relembra sua única overdose de heroína: "Phil Lynott estava do meu lado"


