A primeira música em que o Sepultura flertou com ritmos latinos
Por João Renato Alves
Postado em 11 de maio de 2025
As experiências do Sepultura com influências musicais distintas do trivial do heavy metal tiveram início nos anos 1990. Muitos citarão de cara os álbuns "Chaos A.D." (1993) e "Roots" (1996), mas desde "Arise" (1991) elas já se faziam presente, como citou Max Cavalera já à época.
Em entrevista de 1991 à revista neerlandesa Aardschok, repercutida pelo Songfacts, o vocalista e guitarrista falou sobre "Altered State", sexta faixa do disco. A composição foi creditada à banda, com letra de Andreas Kisser. Disse o frontman:
"‘Altered State’ é uma das minhas favoritas do ‘Arise’. Começa com uma introdução tipicamente sul-americana e é a primeira vez que usamos algo assim. A música em si também mostra muitas influências sul-americanas. Deixe-se surpreender! O Andreas fez um trabalho bem original em ‘Altered State’. Meu canto também é diferente, talvez você precise se acostumar."

Quanto ao conteúdo lírico, ele foi retirado de um filme quase homônimo. Max recorda: "Nós escrevemos a letra inspirados pelo filme ‘Altered States’, que é sobre os resultados de experimentos no cérebro humano."
Lançado em 1980, o filme teve o título "Viagens Alucinantes" no Brasil. Foi dirigido por Ken Russell. Paddy Chayefsky adaptou o roteiro, baseado em seu único romance, que levava o mesmo nome. Diz a sinopse, de acordo com a Wikipedia:
"Edward Jessup (Hurt) é um professor universitário de psiquiatria em Harvard que se interessa pelo estudo de casos de esquizofrenia, particularmente pelos simbolismos religiosos manifestados pelos pacientes e as suas mudanças físicas que ele deduz como tentativas de se parecerem com a imagem mental que formam de si. Quando estudante, o professor fazia experiências emergindo em um ‘tanque de isolamento’ e ele próprio experimentava essas visões simbólicas. Jessup acha que Deus existe fisicamente dentro de cada homem e quer chegar a Ele por intermédio da exploração mental.
Durante a separação de sua esposa, Jessup vai ao México e participa de um ritual com uma raiz sagrada que lhe causa novas alucinações, sugeridas pelos nativos como uma regressão à ‘matéria primordial’. Ao retornar aos Estados Unidos, o professor retoma as experiências com o tanque de isolamento, com aplicações cada vez maiores de uma droga derivada da raiz, que trouxe consigo. E os fenômenos físicos estranhos começam a se manifestar, com alterações de estados de consciência e transformações em seu corpo."
Quarto álbum do Sepultura, "Arise" mostrou os primeiros passos da nova identidade que a banda alcançaria, incorporando elementos de hardcore e industrial ao thrash metal – além dos primeiros flertes com estilos latinos de percussão. Assim como em "Beneath the Remains" (1989), o produtor foi novamente Scott Burns. Pela primeira vez o quarteto gravou fora do Brasil, se instalando no Morrisound Studios, em Tampa, Flórida, Estados Unidos.
As edições brasileira e japonesa contavam com uma faixa bônus: uma versão para "Orgasmatron", do Motörhead. Rendeu o primeiro disco de ouro do grupo, obtido na Indonésia. Posteriormente ainda alcançaria premiação de prata no Reino Unido. Uma edição especial, com as mixagens preliminares, foi disponibilizada dois meses antes do lançamento oficial, promovendo o show na segunda edição do Rock In Rio.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
A música mais idiota da carreira do Megadeth, na opinião de Dave Mustaine
Metallica faz doação para vítimas de terremotos na Venezuela
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O álbum favorito de Angus Young da fase do AC/DC com Bon Scott
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
Novo álbum do Queensryche terá conceito amarrado com o primeiro disco
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer

A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Max Cavalera explica o que fez o Sepultura mudar o som em "Chaos A.D."
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
O disco do Sepultura que explodiu as "regras do metal", segundo a Classic Rock
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Por que Steve Vai teve dificuldade de tocar Sepultura na guitarra? Andreas Kisser responde
O que impediu o Ratos de Porão de ser tão grande quanto o Sepultura, conforme João Gordo


