A primeira música em que o Sepultura flertou com ritmos latinos
Por João Renato Alves
Postado em 11 de maio de 2025
As experiências do Sepultura com influências musicais distintas do trivial do heavy metal tiveram início nos anos 1990. Muitos citarão de cara os álbuns "Chaos A.D." (1993) e "Roots" (1996), mas desde "Arise" (1991) elas já se faziam presente, como citou Max Cavalera já à época.
Em entrevista de 1991 à revista neerlandesa Aardschok, repercutida pelo Songfacts, o vocalista e guitarrista falou sobre "Altered State", sexta faixa do disco. A composição foi creditada à banda, com letra de Andreas Kisser. Disse o frontman:
"‘Altered State’ é uma das minhas favoritas do ‘Arise’. Começa com uma introdução tipicamente sul-americana e é a primeira vez que usamos algo assim. A música em si também mostra muitas influências sul-americanas. Deixe-se surpreender! O Andreas fez um trabalho bem original em ‘Altered State’. Meu canto também é diferente, talvez você precise se acostumar."

Quanto ao conteúdo lírico, ele foi retirado de um filme quase homônimo. Max recorda: "Nós escrevemos a letra inspirados pelo filme ‘Altered States’, que é sobre os resultados de experimentos no cérebro humano."
Lançado em 1980, o filme teve o título "Viagens Alucinantes" no Brasil. Foi dirigido por Ken Russell. Paddy Chayefsky adaptou o roteiro, baseado em seu único romance, que levava o mesmo nome. Diz a sinopse, de acordo com a Wikipedia:
"Edward Jessup (Hurt) é um professor universitário de psiquiatria em Harvard que se interessa pelo estudo de casos de esquizofrenia, particularmente pelos simbolismos religiosos manifestados pelos pacientes e as suas mudanças físicas que ele deduz como tentativas de se parecerem com a imagem mental que formam de si. Quando estudante, o professor fazia experiências emergindo em um ‘tanque de isolamento’ e ele próprio experimentava essas visões simbólicas. Jessup acha que Deus existe fisicamente dentro de cada homem e quer chegar a Ele por intermédio da exploração mental.
Durante a separação de sua esposa, Jessup vai ao México e participa de um ritual com uma raiz sagrada que lhe causa novas alucinações, sugeridas pelos nativos como uma regressão à ‘matéria primordial’. Ao retornar aos Estados Unidos, o professor retoma as experiências com o tanque de isolamento, com aplicações cada vez maiores de uma droga derivada da raiz, que trouxe consigo. E os fenômenos físicos estranhos começam a se manifestar, com alterações de estados de consciência e transformações em seu corpo."
Quarto álbum do Sepultura, "Arise" mostrou os primeiros passos da nova identidade que a banda alcançaria, incorporando elementos de hardcore e industrial ao thrash metal – além dos primeiros flertes com estilos latinos de percussão. Assim como em "Beneath the Remains" (1989), o produtor foi novamente Scott Burns. Pela primeira vez o quarteto gravou fora do Brasil, se instalando no Morrisound Studios, em Tampa, Flórida, Estados Unidos.
As edições brasileira e japonesa contavam com uma faixa bônus: uma versão para "Orgasmatron", do Motörhead. Rendeu o primeiro disco de ouro do grupo, obtido na Indonésia. Posteriormente ainda alcançaria premiação de prata no Reino Unido. Uma edição especial, com as mixagens preliminares, foi disponibilizada dois meses antes do lançamento oficial, promovendo o show na segunda edição do Rock In Rio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
O álbum do Judas Priest que Mikael Åkerfeldt considera subestimado
Como Regis Tadeu ganharia o respeito de Bruce Dickinson em entrevista, segundo o próprio
A melhor faixa de "Senjutsu", segundo o Heavy Consequence
Os dois músicos que Frank Zappa criticava bastante: "Erravam o tempo todo"
O pior disco do Megadeth, segundo a revista Metal Edge
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire



Show do Sepultura no Rock in Rio 1991 foi fora de série, segundo Andreas Kisser
Como o Rock in Rio foi decisivo para Andreas Kisser se tornar músico
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada
Artista que fez capa de "Roots" considerou processo de criação um "pé no saco"
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
A impagável reação de Carlinhos Brown ao ser convidado para álbum do Sepultura
Três bandas de heavy metal que não possuem nenhum membro fundador em suas formações


