O subgênero do metal em que apenas uma banda se consagrou com cantor homem
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de maio de 2025
Nightwish, Epica, Within Temptation, After Forever. Quando se pensa em metal sinfônico, nomes femininos logo vêm à mente: Tarja Turunen, Simone Simons, Sharon den Adel. A estética vocal do gênero — com forte influência do canto lírico e operístico — consolidou mulheres como protagonistas em palcos de guitarras distorcidas e orquestrações grandiosas.
Kamelot - Mais Novidades
Mas em meio a esse domínio quase absoluto, um nome masculino conseguiu se destacar com brilho próprio: Roy Khan, ex-vocalista do Kamelot. Em entrevista ao jornalista Gustavo Maiato, o cantor norueguês refletiu sobre o que o fez se sobressair em um espaço majoritariamente feminino.

"Eu não vejo o metal sinfônico como um lugar apenas para mulheres", afirmou Khan. "Mas talvez algumas qualidades da minha voz — que podem soar frágeis ou até ter algo de feminino — contribuam para essa conexão com o público." Ele também pontuou que muito do que torna uma voz marcante é inato: "Você nasce com ela. Depois, claro, soma a isso a técnica e a experiência."
Confira a entrevista completa abaixo.
o atual momento de Roy Khan
Após um período afastado dos palcos, o cantor norueguês Roy Khan vive um momento especial de retorno à música. Desde que retornou com a banda norueguesa Conception, de onde saiu nos anos 1990 para integrar o Kamelot, o vocalista vem aos poucos retomando seu espaço no cenário do metal progressivo e melódico. Com novos lançamentos e apresentações pontuais, ele demonstra que sua voz — sempre carregada de emoção, técnica e teatralidade — continua sendo uma das mais respeitadas do gênero.
O reencontro com o público brasileiro está marcado para o dia 5 de julho, no Tokio Marine Hall, em São Paulo, onde Khan será co-headliner do espetáculo "Temple of Shadows in Concert", ao lado de Edu Falaschi. Na ocasião, o cantor norueguês interpretará clássicos do álbum The Black Halo, como "March of Mephisto" e "The Haunting", acompanhado pela banda Maestrick e por uma orquestra regida pelo maestro Ricardo Michelino.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
Andreas Kisser relembra quando foi chamado de vagabundo por tocar no Sepultura
O que Dave Mustaine mais sente falta de sua época no Metallica
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Andreas Kisser no Metallica? Guitarrista relembra teste e recepção com limusine

A vez em que Alissa White-Gluz pensou estar trabalhando com Fabio Lione (mas não estava)
O músico brasileiro que está colaborando com o álbum solo de Roy Khan
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Os vários motivos que levaram Roy Khan a deixar o Kamelot, segundo o próprio


