O subgênero do metal em que apenas uma banda se consagrou com cantor homem
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de maio de 2025
Nightwish, Epica, Within Temptation, After Forever. Quando se pensa em metal sinfônico, nomes femininos logo vêm à mente: Tarja Turunen, Simone Simons, Sharon den Adel. A estética vocal do gênero — com forte influência do canto lírico e operístico — consolidou mulheres como protagonistas em palcos de guitarras distorcidas e orquestrações grandiosas.
Kamelot - Mais Novidades
Mas em meio a esse domínio quase absoluto, um nome masculino conseguiu se destacar com brilho próprio: Roy Khan, ex-vocalista do Kamelot. Em entrevista ao jornalista Gustavo Maiato, o cantor norueguês refletiu sobre o que o fez se sobressair em um espaço majoritariamente feminino.

"Eu não vejo o metal sinfônico como um lugar apenas para mulheres", afirmou Khan. "Mas talvez algumas qualidades da minha voz — que podem soar frágeis ou até ter algo de feminino — contribuam para essa conexão com o público." Ele também pontuou que muito do que torna uma voz marcante é inato: "Você nasce com ela. Depois, claro, soma a isso a técnica e a experiência."
Confira a entrevista completa abaixo.
o atual momento de Roy Khan
Após um período afastado dos palcos, o cantor norueguês Roy Khan vive um momento especial de retorno à música. Desde que retornou com a banda norueguesa Conception, de onde saiu nos anos 1990 para integrar o Kamelot, o vocalista vem aos poucos retomando seu espaço no cenário do metal progressivo e melódico. Com novos lançamentos e apresentações pontuais, ele demonstra que sua voz — sempre carregada de emoção, técnica e teatralidade — continua sendo uma das mais respeitadas do gênero.
O reencontro com o público brasileiro está marcado para o dia 5 de julho, no Tokio Marine Hall, em São Paulo, onde Khan será co-headliner do espetáculo "Temple of Shadows in Concert", ao lado de Edu Falaschi. Na ocasião, o cantor norueguês interpretará clássicos do álbum The Black Halo, como "March of Mephisto" e "The Haunting", acompanhado pela banda Maestrick e por uma orquestra regida pelo maestro Ricardo Michelino.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, participou de novo álbum do Mastodon
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
O melhor e o pior álbum do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Devin Townsend ainda não ouviu Angine de Poitrine para poder continuar os odiando
Ghost anuncia "2 Big to Rig", registro ao vivo da "Skeletour" no México
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
A banda que reviveu estilo esquecido de metal e arrecadou R$705 mil em 37 minutos
Guitarrista e baterista negam que o Venom seja projeto solo de Cronos
O defeito que une Jethro Tull e AC/DC, e que foi apontado pelo parceiro de Elton John
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Bono relembra o álbum em que o U2 passou dos limites: "Viramos rock progressivo!"
Brent Hinds vivia "escapando da morte", segundo baterista do Mastodon
Kamelot lança "Ashen World", parceria com a cantora chilena Ignacia Fernández
Roy Khan anuncia mais um show na próxima turnê brasileira
Kamelot anuncia 14º álbum de estúdio, "Dark Asylum"
A vez em que Alissa White-Gluz pensou estar trabalhando com Fabio Lione (mas não estava)
Edu Falaschi revela que foi convidado para teste no Kamelot após saída de Roy Khan


