Guitarrista do Savatage lembra como foi integrar o Megadeth
Por João Renato Alves
Postado em 02 de junho de 2025
O guitarrista Al Pitrelli fez parte do Megadeth entre 2000 e 2002. No período, registrou o álbum de estúdio "The World Needs a Hero" (2001) e o ao vivo "Rude Awakening" (2002), lançado em áudio e vídeo. Em entrevista ao Are You Ready?, via Blabbermouth, ele contou como foi o período ao lado de Dave Mustaine.
Savatage - Mais Novidades
"Marty Friedman queria ir embora. Ele foi um verdadeiro cavalheiro. Continuou fazendo os shows e depois meio que me ensinava as partes de guitarra durante o dia. Não sei quanto tempo planejava ficar, mas lembro de chegar um dia, não lembro onde, mas ele não apareceu. Estava no camarim, meio que praticando, aprendendo ‘Holy Wars’, tentando entender tudo aquilo. Dave Mustaine veio até mim e disse: ‘Marty não está aqui. Você vai tocar hoje à noite.’ Disse: ‘Ok, vamos lá’ e pulei na parte funda da piscina."
O instrumentista reconheceu não ter tido tempo para ficar nervoso. "É como qualquer outra coisa. Quer dizer, acho que o show correu muito bem. Não sei se teria tocado naquela noite caso pudesse escolher. Teria adorado esperar um pouco mais, ficar melhor preparado, mas o que é que se vai fazer? Não lembro em que cidade era. Lembro-me de que tinha muita gente. Nem tive tempo de me assustar. Foi tipo, 'Tudo bem, lá vamos nós'."
Pitrelli ainda revelou que o plano inicial não era permanecer os dois anos. "Eu era amigo do baterista, Jimmy DeGrasso, há muito, muito, muito tempo. Ele disse: 'Você pode entrar até encontrarmos um substituto permanente?' Aceitei. Então, eu deveria ficar lá apenas um ou dois meses. Obviamente, eu estava tentando fazer um ótimo trabalho. Aprendi muito trabalhando com o Dave. E ele disse: 'Ei, escuta, por que você não fica por aqui um tempo e vamos compor algumas músicas?' E eu disse: 'Com certeza, cara. Isso é fantástico.' Lembro de ir à casa dele algumas vezes e sentar com algumas guitarras.
Ele tinha um riff e perguntou: 'O que você faria aqui?' E eu adicionei outro riff. Disse: 'Bem, eu não sei. Sendo eu quem sou, eu faria algo assim.' E ele falou: 'É, eu gosto disso.' Simplesmente desenvolvemos uma ótima relação de composição. Quer dizer, ele tinha, eu diria — não sei — 90% das coisas prontas na cabeça, mas foi muito gentil e cortês em me permitir dar alguma contribuição, o que me fez sentir muito bem. Aprendi uma quantidade extraordinária de informações — guitarra base, timbres e como ele construía sua música. Porque é muito complexo. Há muita coisa acontecendo."
Em 2002, Dave Mustaine decretou o fim do Megadeth após sofrer uma lesão no braço. A banda retornaria dois anos depois, apenas com seu líder na formação. Al Pitrelli retornou ao Savatage – que também terminaria logo a seguir para voltar apenas recentemente – e o Trans-Siberian Orchestra. Atualmente, ele segue nos dois projetos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Angela Gossow afirma que não é a nova vocalista do Arch Enemy
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
O maior álbum de metal da história da Espanha, segundo Regis Tadeu


Savatage lançará álbum ao vivo da turnê de "Gutter Ballett"
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
Do Metallica ao Angra - passando por outras bandas -, um breve resumo do "Megadethverso"
O tema interessante (e triste) abordado em "Gutter Ballet", clássico do Savatage
Quando o Savatage descobriu no último minuto que teria banda de abertura no Brasil


