Como foi tocar na despedida do Black Sabbath, segundo o guitarrista K. K. Downing
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de julho de 2025
O guitarrista K.K. Downing, ex-integrante do Judas Priest, descreveu como "incrível" e "emocionalmente devastador" sua participação no megaconcerto "Back to the Beginning", realizado no último sábado (5), em Birmingham, cidade natal do Black Sabbath. A transcrição é da Blabbermouth.
Black Sabbath - Mais Novidades

Ao lado de nomes como Billy Corgan (Smashing Pumpkins), Tom Morello (Rage Against the Machine), Adam Jones (Tool), Rudy Sarzo (Quiet Riot, Ozzy Osbourne) e Danny Carey (Tool), Downing tocou os clássicos "Breaking the Law" e "Snowblind" diante de mais de 40 mil pessoas no Villa Park.
Em publicação nas redes sociais nesta terça-feira (8), Downing revelou que estava nervoso. "Durante os ensaios e até o soundcheck, me perguntei: isso é mesmo possível? Tinha equipamento espalhado por todo lado, gente indo em direções diferentes. Eu pensei: ‘Será que estou nervoso?’ Com certeza. Esse foi o show mais importante da história do rock e do metal."
Segundo ele, a apresentação ocorreu antes do previsto, o que foi um feito raro para eventos dessa escala. "Cheguei no camarim e me avisaram que o show estava 20 minutos adiantado. Só isso já mostra o nível de profissionalismo da equipe."

Downing agradeceu aos colegas de palco e destacou o empenho do diretor musical do evento, Tom Morello. Também exaltou Sharon Osbourne e os membros do Black Sabbath — Ozzy, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward — pela criação do espetáculo e pela causa beneficente. "Acho que o rei Charles III deveria dar um título de nobreza à Sharon e ao poderoso Black Sabbath."
O evento foi transmitido ao vivo e atingiu um pico de 5,8 milhões de espectadores online, segundo o The Guardian. O ponto alto foi a reunião dos quatro membros originais do Black Sabbath para tocar "War Pigs", "Iron Man", "N.I.B." e "Paranoid" — a última música da banda em um palco. Antes disso, Ozzy fez um set solo com faixas de Blizzard of Ozz (1980) e "Mama, I'm Coming Home".

Aos 76 anos, diagnosticado com Parkinson, Ozzy cantou sentado em um trono preto. Visivelmente emocionado, agradeceu ao público: "Vocês não fazem ideia do que isso significa pra mim. Obrigado do fundo do coração."
No encerramento, um bolo foi trazido ao palco e fogos iluminaram o céu de Birmingham. Uma mensagem nos telões dizia: "Obrigado por tudo. Vocês são incríveis. Birmingham para sempre."
Além de Downing, participaram do festival nomes como Metallica, Slayer, Pantera, Lamb of God e Anthrax. Toda a renda do show será destinada às instituições Cure Parkinson's, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice.

O último show do Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps