Como foi tocar na despedida do Black Sabbath, segundo o guitarrista K. K. Downing
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de julho de 2025
O guitarrista K.K. Downing, ex-integrante do Judas Priest, descreveu como "incrível" e "emocionalmente devastador" sua participação no megaconcerto "Back to the Beginning", realizado no último sábado (5), em Birmingham, cidade natal do Black Sabbath. A transcrição é da Blabbermouth.
Black Sabbath - Mais Novidades
Ao lado de nomes como Billy Corgan (Smashing Pumpkins), Tom Morello (Rage Against the Machine), Adam Jones (Tool), Rudy Sarzo (Quiet Riot, Ozzy Osbourne) e Danny Carey (Tool), Downing tocou os clássicos "Breaking the Law" e "Snowblind" diante de mais de 40 mil pessoas no Villa Park.
Em publicação nas redes sociais nesta terça-feira (8), Downing revelou que estava nervoso. "Durante os ensaios e até o soundcheck, me perguntei: isso é mesmo possível? Tinha equipamento espalhado por todo lado, gente indo em direções diferentes. Eu pensei: ‘Será que estou nervoso?’ Com certeza. Esse foi o show mais importante da história do rock e do metal."
Segundo ele, a apresentação ocorreu antes do previsto, o que foi um feito raro para eventos dessa escala. "Cheguei no camarim e me avisaram que o show estava 20 minutos adiantado. Só isso já mostra o nível de profissionalismo da equipe."
Downing agradeceu aos colegas de palco e destacou o empenho do diretor musical do evento, Tom Morello. Também exaltou Sharon Osbourne e os membros do Black Sabbath — Ozzy, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward — pela criação do espetáculo e pela causa beneficente. "Acho que o rei Charles III deveria dar um título de nobreza à Sharon e ao poderoso Black Sabbath."
O evento foi transmitido ao vivo e atingiu um pico de 5,8 milhões de espectadores online, segundo o The Guardian. O ponto alto foi a reunião dos quatro membros originais do Black Sabbath para tocar "War Pigs", "Iron Man", "N.I.B." e "Paranoid" — a última música da banda em um palco. Antes disso, Ozzy fez um set solo com faixas de Blizzard of Ozz (1980) e "Mama, I'm Coming Home".
Aos 76 anos, diagnosticado com Parkinson, Ozzy cantou sentado em um trono preto. Visivelmente emocionado, agradeceu ao público: "Vocês não fazem ideia do que isso significa pra mim. Obrigado do fundo do coração."
No encerramento, um bolo foi trazido ao palco e fogos iluminaram o céu de Birmingham. Uma mensagem nos telões dizia: "Obrigado por tudo. Vocês são incríveis. Birmingham para sempre."
Além de Downing, participaram do festival nomes como Metallica, Slayer, Pantera, Lamb of God e Anthrax. Toda a renda do show será destinada às instituições Cure Parkinson's, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice.
O último show do Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Último show do Sepultura sofre mudança de local
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
O disco do Megadeth que tem algumas das melhores músicas do metal, segundo Scott Ian
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Novo álbum do Helloween já está "80% finalizado", revela Kai Hansen
Arch Enemy nunca considerou volta de Angela Gossow, diz Michael Amott
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
Ozzy Osbourne confirma que não fará show completo com o Black Sabbath em despedida
Confira todas as músicas tocadas no "Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath
A emocionante foto de Eloy Casagrande ao lado de Bill Ward na despedida do Black Sabbath
Para Geezer Butler, final do último show do Black Sabbath foi estranho
Filho confirma que Ozzy Osbourne não tinha condições de fazer o show de despedida
Ozzy Osbourne em sua primeira internação em uma clínica de reabilitação: "Onde fica o bar?"
O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
Iommi relembra as últimas palavras que ouviu de Ozzy: "Liguei para ele na véspera de sua morte"
Dave Lombardo acha que o Black Sabbath não foi uma influência direta para o Slayer
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
O curioso álbum que une músico brasileiro com Geezer Butler e Josh Homme
Tony Iommi (Black Sabbath) revela status atual de seu linfoma
Baterista do Mastodon relembra despedida do Black Sabbath: "Todo mundo começou a chorar"
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
Rafael Bittencourt comenta despedida do Black Sabbath e relembra encontro com Ozzy Osbourne


