O Punk Respira, livro do jornalista Eduardo Ribeiro, é um recorte temporal do underground
Por Mário Pescada
Postado em 05 de julho de 2025
Nota: 9
Há vários livros no segmento musical que reúnem material do passado, o que é uma ótima oportunidade para ter acesso muitas vezes a edições já fora de catálogo ou que chegaram às mãos de poucas pessoas, mas "O Punk Respira: Entrevistas Coletadas" (2023) é muito mais do que um apanhado de algumas das muitas entrevistas feitas pelo experiente jornalista Eduardo Ribeiro com figuras do meio punk, é um recorte temporal do underground.


Eduardo Ribeiro está envolvido com jornalismo há muitos anos. Acumulou experiência pelas passagens por diversos veículos da mídia impressa e virtual e possui outro livro no currículo: "Uma História Oral do Movimento Anarco Punk em São Paulo (1988-2001)".
"O Punk Respira: Entrevistas Coletadas" (2023) reúne 31 entrevistas conduzidas por Eduardo para a Trip, VICE, Elástica e Vista, de 2010 a 2023, com bandas/artistas de diferentes partes não só Brasil, mas do mundo. Há uma diversidade muito ampla no perfil dos entrevistados: alguns já eram experientes no meio, outros estavam começando, alguns continuaram nos mesmos grupos, outros criaram novos grupos e muitos até abraçaram carreiras além dos palcos, mas sem perder a conexão com a música.

O ponto em comum das bandas é a ideologia punk, mas nem todas as bandas necessariamente tocam punk: há bandas de oi!, hardcore, alternativo, grunge, grindcore, hardcore techno e claro, o punk em si. É uma ótima chance de conhecer nomes novos (eu mesmo anotei vários), como também ler opiniões sobre assuntos fora da música por grupos referências como Gang Of Four, Garage Fuzz e Dead Fish; dos precursores e experientes Death e Crass; dos extremos Dropdead e Facada; pelo grito feminino do Dominatrix; dos reis do barulho Sonic Youth e Mudhoney; do seminal Cólera; etc.
Usando da sua experiência adquirida pela vivência na cultura underground, Eduardo conduz os entrevistados/as de forma leve, mas sem esquivar de nenhum assunto, ainda que espinhoso. Além da música em si, há momentos de reflexões sobre o meio, suas contradições, seus desafios, preconceitos (sim, eles existem aqui também) e complexidades. Você vai lendo e é como se estivesse ali, presenciado um bate-papo informal entre duas pessoas.

Com 246 páginas, "O Punk Respira: Entrevistas Coletadas" (2023) foi lançado pela Editora Rizoma e pode ser encontrado no site da Läjä Records.
- Capítulos
01 Alcides (Última Classe)
02 Alec Empire (Atari Teenage Riot)
03 Andy Gill (Gang Of Four)
04 Charlotte Matou Um Cara
05 Colligere
06 Death
07 Dennis Lyxzén (Refused, The International Noise Conspiracy)
08 Dropdead
09 Facada
10 Garage Fuzz
11 Hablan Por La Espalda
12 In Venus
13 Isabella Gargiulo (Dominatrix)
14 Jão (Ratos De Porão)
15 Mao (Garotos Podres)
16 Juninho Sangiorgio (O Inimigo)
17 Laura Jane Grace (Against Me!)
18 Lee Ranaldo (Sonic Youth)
19 Mark Andersen (Positive Force)
20 Mark Arm (Mudhoney)
21 Mike Watt (Minutemen, Firehouse)
22 Mukeka Di Rato
23 Nenê Altro (Dance Of Days)
24 Oi Polloi
25 Penny Rimbaud (Crass)
26 Philippe Seabra (Plebe Rude)
27 Pierre (Cólera)
28 Rakta
29 Rodrigo Lima (Dead Fish)
30 A cena underground de Pouso Alegre/MG
31 Tuna/Renegades Of Punk

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps