O significado de "213", título de uma das músicas mais macabras do Slayer
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de agosto de 2025
Quem conhece minimamente o universo da música pesada sabe que o Slayer nunca teve pudor em abordar temas sombrios em suas composições. As letras das músicas banda exploram assuntos como guerra, violência, morte e crimes hediondos. "213" se enquadra nessa última categoria.
Slayer - Mais Novidades
Presente em "Divine Intervention" (1994), sexto álbum de estúdio do Slayer, "213" foi composta pelo guitarrista Jeff Hanneman em parceria com o baixista e vocalista Tom Araya. Perturbadora e densa, a faixa traz uma atmosfera sinistra, inspirada em um dos serial killers mais notórios da história dos Estados Unidos.

A canção, nada indicada para ouvidos sensíveis, foi baseada nos crimes de Jeffrey Dahmer, que ficou conhecido pelo apelido de "O Canibal de Milwaukee". O criminoso não apenas assassinava suas vítimas, como também armazenava partes de seus corpos e praticava necrofilia e canibalismo.
Mas por que a música recebeu o título "213"? Não se trata do número de vítimas — Dahmer matou 17 pessoas, segundo diversas fontes. O título remete, na verdade, ao apartamento número 213, onde o assassino viveu entre maio de 1990 e julho de 1991, em Milwaukee, Wisconsin (EUA).
Preso em 1991, Dahmer foi condenado em fevereiro de 1992. Passou pouco mais de dois anos e meio encarcerado até ser morto em 28 de novembro de 1994, espancado por um detento na Instituição Correcional de Columbia.

De acordo com o Setlist.FM, "213" foi executada em 99 apresentações do Slayer. Uma dessas performances foi registrada em vídeo e está disponível no YouTube.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps