RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica

Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame

Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt

Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre

A banda da Califórnia que poderia decolar, mas ficou pra trás, segundo fundador da Metal Blade

A lembrança inusitada de Phil Collins sobre o filme "Paixões Perigosas"

Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows

Sid Wilson, do Slipknot, afirma que Joey Jordison foi o "melhor de todos os tempos"

Produtora se posiciona sobre cancelamento da tour do Rage pelo Brasil

Os cinco maiores solos de guitarra de Ritchie Blackmore, que completa 81 anos

Peter Hook celebra entrada de Joy Division e New Order no Rock and Roll Hall of Fame

Billy Idol expressa entusiasmo por entrada no Rock and Roll Hall of Fame

Ville Valo admite que adoraria se apresentar novamente com o HIM

Eloy Casagrande reflete sobre seus dois anos como baterista do Slipknot

Fã tem acesso prévio a "álbum perdido" do Slipknot, "Look Outside Your Window"


Bangers Open Air

Como João Fera passou a tocar com os Paralamas do Sucesso, segundo o próprio

Por
Postado em 26 de agosto de 2025

Antes de se tornar peça fundamental no som dos Paralamas do Sucesso, o tecladista João Fera levava a vida entre bailes de cinco horas de duração e pequenos trabalhos musicais que nem sempre correspondiam à expectativa. Em entrevista ao Corredor 5, ele relembrou os detalhes de como passou de "João de Seropédica" para "João Fera", apelido e personagem que entraria de vez para a história do rock brasileiro.

No início dos anos 1980, João integrava a RB7, banda de baile que exigia dos músicos decorar até 40 canções para cada apresentação. "Era emendado, não tinha que esperar aplauso. Tudo no ouvidômetro", contou. Foi nesse período que conheceu João Barone, vizinho em Seropédica que costumava assistir aos ensaios e pedir dicas ao baterista da RB7. Pouco depois, Barone se tornaria o baterista dos Paralamas, que começavam a despontar com Herbert Vianna e Bi Ribeiro.

Paralamas Do Sucesso - + Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os Paralamas viviam uma fase de crescimento. Tocavam em bares, faziam shows em festivais universitários e, em 1985, já tinham conquistado o país com apresentações históricas, incluindo o Rock in Rio. Mas apesar da força do trio, algo parecia faltar. Fera recorda que, ao assistir a um show da banda na Universidade Rural, sentiu esse vazio: "Quando chegava na hora dos solos do Herbert, eu pensava: ‘Falta uma segunda guitarra ou um teclado para segurar aí’."

Paralamas do Sucesso e João Fera

O convite para preencher essa lacuna veio de forma inesperada — e com a ajuda do pai de Barone, João Lagoa. "Ele me encontrava sempre na missa e falava baixinho: ‘Olha, acho que eles estão procurando um tecladista e pensaram em você’." Apesar das dificuldades para se comunicar na época — "Eu tinha que andar 3 km até uma telefônica e encarar fila" —, Fera conseguiu falar com Barone e foi chamado para um teste.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Antes do ensaio, porém, veio um primeiro contato marcante: um show dos Paralamas no Canecão. "Quando terminou, fui ao camarim falar com o Herbert. Depois, Barone me levou para ensaiar. O último dinheiro que eu tinha usei para comprar o ‘Selvagem?’ e tirei os teclados do Liminha. Eu estava com a maior expectativa."

Foi nesse momento que nasceu o apelido que ficaria para sempre. "Quando cheguei na casa do Herbert, ele falou: ‘Caramba, é o João Fera!’. Eu falei que não era fera nada, mas ele insistiu. O apelido ficou."

O teste acabou sendo mais simples do que Fera imaginava. "Eu só fiz o trivial, mas o Herbert pulava enquanto a gente tocava. Perguntei ao Barone se eles tinham gostado e ele disse que sim, que eu estava aprovado. Eu mesmo não acreditava. Cheguei em casa e falei para minha esposa: ‘Passei, mesmo sem fazer nada demais’."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A partir dali, João Fera se juntou de vez à engrenagem dos Paralamas do Sucesso, ajudando a moldar o som que marcaria uma geração. Sua entrada não apenas deu mais corpo ao trio, mas trouxe novas possibilidades para as composições de Herbert Vianna, consolidando a banda como um dos maiores nomes do rock brasileiro.

Confira a entrevista completa abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS