As 3 melhores músicas da Legião Urbana na opinião de Regis Tadeu: "São razoáveis"
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de agosto de 2025
O crítico musical Regis Tadeu, conhecido por suas análises ácidas e nada complacentes, voltou a falar sobre a Legião Urbana em um corte recente. Quando questionado sobre quais seriam suas músicas preferidas da banda de Renato Russo, ele não poupou ironia antes de citar três canções que, para ele, se destacam — ainda que com uma ressalva.
Legião Urbana - Mais Novidades
"Se eu poderia citar 3 músicas que eu acho boas ou razoáveis? Bom, nossa! Razoáveis? Eu diria que ‘Tempo Perdido’, ‘Andrea Doria’ e ‘Daniel na Cova dos Leões’." A fala resume bem a relação de Regis com o grupo brasiliense: entre elogios pontuais e muitas críticas duras.
"Só Negrete tocava bem"
Regis já havia dito em outras ocasiões que a Legião Urbana, musicalmente, não era grande coisa. Para ele, apenas o baixista Renato Rocha, o Negrete, tinha real competência técnica entre os integrantes.
"O Marcelo Bonfá e o Dado Villa-Lobos, como instrumentistas, são fraquíssimos. O grande apelo da Legião eram as letras e as melodias." Mesmo assim, o crítico admite que a banda tinha algo raro: músicas que grudavam na memória, independente de se gostar ou não delas.
Em vídeos publicados no seu canal do YouTube, Regis também lembrou que riu bastante ao ouvir o primeiro disco da Legião pela primeira vez, em 1985. Para ele, a banda soava como uma versão "punk de araque", com Renato Russo cantando em um timbre que lembrava o de Jerry Adriani.
Além disso, Tadeu não perdoa as apropriações de letras feitas por Renato, como o caso de "Será", que reproduz quase literalmente um verso da música "Say Hello, Wave Goodbye", do Soft Cell.
Apesar das críticas constantes — chegando a chamar Russo de um "poeta de cursinho pré-vestibular" —, Regis reconhece que o primeiro álbum da Legião Urbana tem importância histórica, pois capturou o espírito de uma juventude em busca de identidade no Brasil pós-ditadura. "Eu não desprezo esse disco, porque bem ou mal, ele tem alma, tem uma verdade, e isso nenhuma produção milionária pode comprar."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
Eloy Casagrande reflete sobre seus dois anos como baterista do Slipknot
Regis Tadeu diz que só um membro da Legião Urbana tocava bem e conta o que curte na banda
Regis Tadeu conta porque deu tantas risadas quando ouviu Legião Urbana pela primeira vez
Regis Tadeu comenta o problema das letras de Renato Russo; "poeta de cursinho pré-vestibular"
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Regis Tadeu elogia habilidades de Cazuza e Renato Russo e detona música popular atual


