As 3 melhores músicas da Legião Urbana na opinião de Regis Tadeu: "São razoáveis"
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de agosto de 2025
O crítico musical Regis Tadeu, conhecido por suas análises ácidas e nada complacentes, voltou a falar sobre a Legião Urbana em um corte recente. Quando questionado sobre quais seriam suas músicas preferidas da banda de Renato Russo, ele não poupou ironia antes de citar três canções que, para ele, se destacam — ainda que com uma ressalva.
Legião Urbana - Mais Novidades

"Se eu poderia citar 3 músicas que eu acho boas ou razoáveis? Bom, nossa! Razoáveis? Eu diria que ‘Tempo Perdido’, ‘Andrea Doria’ e ‘Daniel na Cova dos Leões’." A fala resume bem a relação de Regis com o grupo brasiliense: entre elogios pontuais e muitas críticas duras.
"Só Negrete tocava bem"
Regis já havia dito em outras ocasiões que a Legião Urbana, musicalmente, não era grande coisa. Para ele, apenas o baixista Renato Rocha, o Negrete, tinha real competência técnica entre os integrantes.
"O Marcelo Bonfá e o Dado Villa-Lobos, como instrumentistas, são fraquíssimos. O grande apelo da Legião eram as letras e as melodias." Mesmo assim, o crítico admite que a banda tinha algo raro: músicas que grudavam na memória, independente de se gostar ou não delas.

Em vídeos publicados no seu canal do YouTube, Regis também lembrou que riu bastante ao ouvir o primeiro disco da Legião pela primeira vez, em 1985. Para ele, a banda soava como uma versão "punk de araque", com Renato Russo cantando em um timbre que lembrava o de Jerry Adriani.
Além disso, Tadeu não perdoa as apropriações de letras feitas por Renato, como o caso de "Será", que reproduz quase literalmente um verso da música "Say Hello, Wave Goodbye", do Soft Cell.

Apesar das críticas constantes — chegando a chamar Russo de um "poeta de cursinho pré-vestibular" —, Regis reconhece que o primeiro álbum da Legião Urbana tem importância histórica, pois capturou o espírito de uma juventude em busca de identidade no Brasil pós-ditadura. "Eu não desprezo esse disco, porque bem ou mal, ele tem alma, tem uma verdade, e isso nenhuma produção milionária pode comprar."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps