Regis Tadeu conta porque deu tantas risadas quando ouviu Legião Urbana pela primeira vez
Por Bruce William
Postado em 03 de abril de 2024
O jornalista e crítico musical Regis Tadeu aborda em um vídeo publicado no seu canal oficial do youtube o disco de estreia da Legião Urbana, que completou quarenta anos recentemente.
Legião Urbana - Mais Novidades
Avisando logo de cara que tem algumas opiniões "que vão deixar os fãs fanáticos furiosos", Regis começa falando sobre o culto à imagem do Renato, que para ele cresceu de forma exponencial após a sua morte, e depois afirma que este álbum não lhe causou nenhum impacto quando foi lançado, em 1984: "A não ser por eu ter dado muitas risadas ao ouvir um grupo que se julgava punk rock, e tinha um vocalista chamado Renato Russo, e que cantava as músicas - até que razoáveis - com um timbre de voz praticamente igual ao do Jerry Adriani. Pra falar a verdade, era uma sensação quase hilária pensar que finalmente o famoso cantor do passado tinha assumido seu lado roqueiro", diz.
Mais adiante, ele fala sobre as ditas apropriações feitas pela banda. "Pra você ter uma ideia, os versos iniciais de 'Será', que é 'Tire suas mãos de mim, eu não pertenço a você', é a tradução literal de 'Take your hands off me, I don't belong to you', de uma canção do Soft Cell intitulada 'Say Hello Wave Goodbye'", conta Regis, relatando outros casos semelhantes no álbum.
Depois de reiterar que o álbum passa muito longe do punk em termos sonoros, e de elogiar o baixista Renato Rocha, descrito como quem mais se destacava na banda como músico, em termos técnicos, Regis teoriza que o motivo que levou a banda ao sucesso foi a conexão imediata com o público, refletindo as angústias e conflitos existenciais de uma geração desiludida com músicas que, embora derivadas de diversas fontes e experiências pessoais de Renato Russo, ressoaram com uma audiência que buscava sua identidade em meio à alienação da sociedade.
Por isso, ocorreu a identificação imediata com essas músicas que eu falei, como "A Dança", "Teorema", por exemplo, e o grande hit desse disco, que é 'Geração Coca-Cola'", diz o jornalista. "Essa é uma letra que falava a respeito da alienação consumista da juventude daqueles tempos. Juventude inclusive que estava completamente desiludida e estava conformada com a superficialidade do mundo. Pouco importou que tudo aquilo vinha de uns punks de araque, que salvo raras exceções eram os garotos bem de vida, filhos de diplomatas, militares, advogados, uns punks de araque", prossegue Regis.
Depois de comentar que entende por qual motivo a juventude daquela época se conectou com o som e principalmente com as letras de Renato Russo, Regis diz: "Esse disco foi uma espécie de grito musical que abordou de um modo poético acima da média o que estava de errado no pensamento social mediano, na angústia daquele labirinto existencial que tinha". E neste ponto, Regis admite que o trabalho tem seu mérito artístico. "Ok, o disco não se trata de entretenimento puro, existe uma profundidade nele, e isso é perceptível sim 40 anos depois do seu lançamento original. E é por isso que mantenho esses discos, não só este, como os outros discos da Legião Urbana, para poder conversar a respeito deles com vocês".
O vídeo de Regis Tadeu falando sobre a Legião Urbana, e principalmente sobre o álbum de estreia da banda, pode ser conferido no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
Lynyrd Skynyrd fará shows em Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
O dia que Rob Halford viu Ozzy Osbourne peladão e curtindo a vida adoidado
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant


As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
Corda arrebentada deu origem à canção da Legião Urbana que arrebentou nas paradas
O inesperado esporte que Dado Villa-Lobos foi campeão na França e o fez perder dente


