A resposta de Dinho sobre possibilidade de Kiko Zambianchi ser efetivado no Capital Inicial
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de setembro de 2025
O Capital Inicial é uma das raras bandas brasileiras dos anos 1980 que conseguiram atravessar gerações e manter relevância. Parte dessa história de longevidade se deve não apenas aos integrantes fixos, mas também a artistas que cruzaram o caminho do grupo em momentos decisivos. Um desses nomes é Kiko Zambianchi, cantor e compositor que, mesmo sem nunca ter feito parte oficial da banda, acabou eternamente associado a ela graças ao sucesso estrondoso de "Primeiros Erros" no "Acústico MTV" de 2000.
Em entrevista ao podcast Desculpincomodar, Dinho Ouro Preto falou sobre a relação com Zambianchi e respondeu se chegou a existir a possibilidade de integrá-lo oficialmente ao Capital. Segundo o vocalista, essa hipótese nunca esteve realmente em pauta. "Acho que não. Acho que ele também não quis em momento algum. O Kiko é bastante independente, sabe? Ele é um compositor fértil, não para de compor, não para de tocar. E acho que ele sempre quis independência, seguir o caminho dele."
Capital Inicial - Mais Novidades

Kiko Zambianchi e Capital Inicial
A história entre Capital Inicial e Kiko, no entanto, vem de muito antes do sucesso televisivo. Dinho contou que a banda já tocava músicas do cantor em seus ônibus de turnê, no fim dos anos 1990, muito antes de gravarem juntos. "A gente gostava das canções dele, tocávamos Primeiros Erros, Rolam as Pedras... quando começamos a olhar em volta, pensar em quem poderíamos chamar para o acústico, parecia natural. Foi uma escolha fácil, tanto da canção quanto do convidado."
A escolha se revelou acertada. A versão de "Primeiros Erros" registrada no "Acústico MTV" explodiu nas rádios e se tornou um dos maiores hits do Capital Inicial, a ponto de muitos fãs mais jovens associarem a música exclusivamente à banda. Dinho reconhece que isso é curioso: "Às vezes toco um remix de ‘Primeiros Erros’ e as pessoas perguntam por que botei outra voz. Dá vontade de explicar que a música é do Kiko, mas ela acabou se tornando do Capital irreversivelmente."
Apesar disso, a parceria nunca significou que Zambianchi deixaria de lado sua própria trajetória. O cantor, que nos anos 1980 viveu momentos de grande visibilidade com composições autorais, sempre se manteve ativo como artista solo. Para Dinho, essa é justamente a essência de Kiko: a necessidade de preservar sua identidade. Não à toa, o vocalista do Capital destaca que, mesmo sem vínculo formal, o compositor esteve presente em diversos momentos da banda. "Ao longo desses anos todos, gravamos muitas coisas do Kiko, inclusive inéditas. Ele sempre esteve conosco de alguma forma."
Atualmente, a relação segue próxima. Zambianchi voltou a dividir o palco com o Capital em turnês recentes e participa de novos projetos, incluindo uma composição inédita chamada "Mundo Imaginário", que deve ser lançada em um EP do grupo. Para Dinho, essa conexão simbiótica é a prova de que o elo entre eles vai muito além de contratos ou formações oficiais: é uma afinidade musical e pessoal que resiste ao tempo.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck

Como "Primeiros Erros" entrou no "Acústico MTV" do Capital Inicial, segundo executivo
Kiko Zambianchi fez um dos maiores sucessos do rock nacional inspirado em ida para a FEBEM
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O álbum favorito do Capital Inicial de Dinho: "Elogiado e pior comercialmente"
Uma música de Renato Russo cujo significado é misterioso, segundo Dinho Ouro Preto


