A resposta de Dinho sobre possibilidade de Kiko Zambianchi ser efetivado no Capital Inicial
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de setembro de 2025
O Capital Inicial é uma das raras bandas brasileiras dos anos 1980 que conseguiram atravessar gerações e manter relevância. Parte dessa história de longevidade se deve não apenas aos integrantes fixos, mas também a artistas que cruzaram o caminho do grupo em momentos decisivos. Um desses nomes é Kiko Zambianchi, cantor e compositor que, mesmo sem nunca ter feito parte oficial da banda, acabou eternamente associado a ela graças ao sucesso estrondoso de "Primeiros Erros" no "Acústico MTV" de 2000.
Em entrevista ao podcast Desculpincomodar, Dinho Ouro Preto falou sobre a relação com Zambianchi e respondeu se chegou a existir a possibilidade de integrá-lo oficialmente ao Capital. Segundo o vocalista, essa hipótese nunca esteve realmente em pauta. "Acho que não. Acho que ele também não quis em momento algum. O Kiko é bastante independente, sabe? Ele é um compositor fértil, não para de compor, não para de tocar. E acho que ele sempre quis independência, seguir o caminho dele."
Capital Inicial - Mais Novidades

Kiko Zambianchi e Capital Inicial
A história entre Capital Inicial e Kiko, no entanto, vem de muito antes do sucesso televisivo. Dinho contou que a banda já tocava músicas do cantor em seus ônibus de turnê, no fim dos anos 1990, muito antes de gravarem juntos. "A gente gostava das canções dele, tocávamos Primeiros Erros, Rolam as Pedras... quando começamos a olhar em volta, pensar em quem poderíamos chamar para o acústico, parecia natural. Foi uma escolha fácil, tanto da canção quanto do convidado."
A escolha se revelou acertada. A versão de "Primeiros Erros" registrada no "Acústico MTV" explodiu nas rádios e se tornou um dos maiores hits do Capital Inicial, a ponto de muitos fãs mais jovens associarem a música exclusivamente à banda. Dinho reconhece que isso é curioso: "Às vezes toco um remix de ‘Primeiros Erros’ e as pessoas perguntam por que botei outra voz. Dá vontade de explicar que a música é do Kiko, mas ela acabou se tornando do Capital irreversivelmente."
Apesar disso, a parceria nunca significou que Zambianchi deixaria de lado sua própria trajetória. O cantor, que nos anos 1980 viveu momentos de grande visibilidade com composições autorais, sempre se manteve ativo como artista solo. Para Dinho, essa é justamente a essência de Kiko: a necessidade de preservar sua identidade. Não à toa, o vocalista do Capital destaca que, mesmo sem vínculo formal, o compositor esteve presente em diversos momentos da banda. "Ao longo desses anos todos, gravamos muitas coisas do Kiko, inclusive inéditas. Ele sempre esteve conosco de alguma forma."
Atualmente, a relação segue próxima. Zambianchi voltou a dividir o palco com o Capital em turnês recentes e participa de novos projetos, incluindo uma composição inédita chamada "Mundo Imaginário", que deve ser lançada em um EP do grupo. Para Dinho, essa conexão simbiótica é a prova de que o elo entre eles vai muito além de contratos ou formações oficiais: é uma afinidade musical e pessoal que resiste ao tempo.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
O golpe de Estado que prendeu o Guns N' Roses na Venezuela; brasileiro ajudou na fuga
As músicas que ajudaram a implodir o Guns N' Roses por dentro, segundo Slash
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
A cena que caratecas gaúchos viram que os fizeram querer bater muito em Sebastian Bach

Como "Primeiros Erros" entrou no "Acústico MTV" do Capital Inicial, segundo executivo
Kiko Zambianchi fez um dos maiores sucessos do rock nacional inspirado em ida para a FEBEM

As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
As músicas de 10 bandas brasileiras que mais foram tocadas no Spotify


