O dia que Paul Di'Anno falou mal do Iron Maiden e constrangeu guitarrista: "Desconfortável"
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de setembro de 2025
Paul Di’Anno sempre será lembrado como a voz dos dois primeiros discos do Iron Maiden, clássicos absolutos que ajudaram a moldar a Nova Onda do Heavy Metal Britânico. Mesmo após sua saída em 1981, o vocalista seguiu carreira solo, com altos e baixos, até falecer em outubro de 2024, após longos problemas de saúde.
Em recente entrevista à Guitar World, o guitarrista Arve Isdal, do Enslaved, recordou o período em que dividiu o palco com Di’Anno. Antes de ingressar na banda norueguesa, ele foi escalado quase por acaso para acompanhar o ex-Maiden em um festival. "Foi uma experiência divertida. Para o segundo ano de um evento que era parecido com o Beyond the Gates, me disseram: ‘Você vai tocar com o Paul’. Ele tinha bandas diferentes em cada país para baratear os custos da turnê", contou.


O show foi um sucesso, e o músico garante que a química funcionou de imediato. "O lugar estava lotado – e foi a primeira vez que toquei de calça de couro e sem camisa! Paul disse que éramos a melhor banda que ele já teve e nos chamou para uma turnê. Depois, gravamos um DVD na Polônia (The Beast In The East)."

No entanto, a boa fase logo se transformou em momentos constrangedores. Segundo Isdal, Di’Anno passou a expor velhas mágoas contra seus ex-colegas do Maiden em pleno palco. "Ele marcou outra turnê, mas parecia estar em declínio. Era um cara legal, mas bem maluco. Começou a falar mal do Iron Maiden enquanto tocava as músicas deles, o que nos deixava desconfortáveis", revelou.
Apesar disso, Isdal guarda boas lembranças de ter tocado clássicos como "Running Free" e "Wrathchild" com o cantor. Foi justamente nesse período que ele conheceu o Enslaved: "Eles me viram depois de dispensarem o antigo guitarrista e me convidaram para ajudar até encontrarem um substituto."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps