O que o Deftones acha de ser considerado o "Radiohead do metal"? Chino Moreno responde
Por João Renato Alves
Postado em 07 de setembro de 2025
Gostando ou não do Deftones, não dá para negar que a banda possui algumas características bastante peculiares em sua música. Por conta disso, é normal que o público estabeleça comparações da sonoridade com as de atrações externas ao meio onde o grupo surgiu. Sendo assim, o que o vocalista Chino Moreno acha de a banda ser considerada o "Radiohead do Metal"? O próprio respondeu ao The Irish Times.
Deftones - Mais Novidades

"Isso me faz sorrir, não incomoda nem um pouco. Se consigo ver a correlação? É difícil para mim, porque sou um grande fã do Radiohead e acho que eles são uma das bandas mais incríveis da nossa geração. Então, é lisonjeiro, sim, ser comparado a uma banda tão boa quanto eles. Se eu acho que somos? Não necessariamente."
Um paralelo que o frontman reconhece é o fato de buscar outras sonoridades com o passar da carreira, tal qual Thom Yorke e seus comandados. Um exemplo foi "White Pony", álbum lançado em 2000 que trouxe o grupo expandindo suas influências sem dar bola para as consequências que poderia sofrer comercialmente.
"Poderíamos facilmente ter feito outro ‘Around The Fur’ ou ‘Adrenaline’. Naquela época, considerando que o nu metal era o maior sucesso da época, com o auge de Korn, Limp Bizkit, Papa Roach e outras bandas. Nossa gravadora achava que seria a coisa mais inteligente a se fazer."

Chino reconhece que a primeira impressão do público deu razão para a companhia. "Por mais que as pessoas amem aquele disco agora, quando ‘White Pony’ foi lançado, muita gente não o entendeu. Olhando para trás, é provavelmente um dos nossos trabalhos mais importantes. Seguimos nossos instintos e fizemos o que queríamos fazer, e é por isso que, quase 40 anos depois, ainda conseguimos despertar a curiosidade das pessoas sobre nossa produção musical."
"Private Music", novo álbum do Deftones, estreou no 5º lugar da parada americana, repetindo a posição do antecessor, "Ohms" (2020). No Reino Unido, o disco alcançou a melhor posição de um trabalho da banda em toda a carreira, ficando com o 2º posto.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps