Doro Pesch sacrificou seguro de vida para fazer turnê com Dio
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de setembro de 2025
A vida de quem é músico profissional não é fácil. No heavy metal, a jornada pode ser ainda mais árdua, uma vez que o gênero é altamente competitivo e exige dedicação incondicional. Mais do que talento, é preciso paixão pela música e pela estrada.
Doro Pesch - Mais Novidades
Nem mesmo grandes nomes escapam de obstáculos no percurso. A cantora alemã Doro, por exemplo, revelou ter feito um sacrifício significativo para realizar o sonho de excursionar ao lado de um ícone do heavy metal.
Em entrevista concedida à Metal Hammer, Doro relembrou Ronnie James Dio e contou que abriu mão de seu seguro de vida para participar de uma turnê com a banda Dio, liderada pelo lendário vocalista. Segundo ela, o esforço foi arriscado, mas recompensador.
"Eu tive a sorte de conhecer o Ronnie. Nós fizemos uma turnê com o Dio em 1987 — meu inglês não era muito bom, então nossas conversas eram limitadas, mas ele sempre foi muito legal. Depois, fiz outra turnê com ele em 2000. Eu abri mão do meu seguro de vida para financiar isso. As pessoas diziam que eu era louca, que ninguém viria nos ver, mas todos os shows estavam com ingressos esgotados. Eu o assistia todas as noites — ele tinha uma maneira especial de se comunicar com o público que fazia todos se sentirem parte de uma família maior."
A matéria da Metal Hammer traz os 50 maiores discos de heavy metal lançados nas últimas cinco décadas, segundo diferentes artistas. Doro elegeu "Holy Diver" (1983), primeiro álbum da banda Dio. Ao detalhar sua escolha, a musicista não poupou elogios ao cantor.
"Ronnie James Dio foi o maior vocalista do heavy metal, e ‘Holy Diver’ é o melhor álbum de todos os tempos. Eu o ouvi quando estávamos começando o Warlock, minha primeira banda, e foi uma influência enorme para nós – só a qualidade e a profundidade das músicas.
Ronnie já havia cantado músicas épicas com Rainbow e Black Sabbath, mas estas eram dele. Dava para sentir sua personalidade em todas — sua voz poderosa, sua nobreza. Músicas como ‘Rainbow In The Dark’, ‘Don't Talk To Strangers’ e a própria ‘Holy Diver’ definiram uma era do heavy metal."
Infelizmente, Ronnie James Dio não se encontra mais entre nós. O frontman faleceu em maio de 2010, aos 67 anos. Sua obra, porém, continua a inspirar músicos e fãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Novo álbum do Linkin Park ganha disco de platina tripla no Brasil
Álbum ao vivo do Scorpions alcança o 2º lugar na parada alemã
Max Cavalera acha que escrever letras de músicas é uma tarefa entediante
Jordan Rudess comenta a turnê latino-americana do Dream Theater; "Deve ser muito emocionante"
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
Robb Flynn defende o Bring me the Horizon da "polícia do metal"

Doro Pesch sacrificou seguro de vida para fazer turnê com Dio


