O rockstar que para Noel Gallagher é uma mistura de John Lennon com Paul McCartney
Por Bruce William
Postado em 03 de setembro de 2025
O estouro do Nirvana nos Estados Unidos com "Nevermind" (1991) coincidiu com a ascensão do Oasis na Inglaterra poucos anos depois, com "Definitely Maybe" (1994). As duas bandas marcaram os anos noventa e, mesmo com estilos diferentes, acabaram cruzando histórias - ao menos na forma como Noel Gallagher se referia a Kurt Cobain.
Oasis - Mais Novidades

Conhecido por falar mal de quase todo mundo que não fossem ele próprio e os Beatles, Noel surpreendeu ao exaltar o disco que mudou o rumo do rock no início da década. "Eu sempre tive afinidade com ele, porque ele era canhoto, tinha olhos azuis, e era geminiano, assim como eu. E era fanático pelos Beatles. [...] Os grandes álbuns, como 'Nevermind the Bollocks' e 'Nevermind', eles ficam cada vez melhores com o passar do tempo. Eles nunca, nunca, nunca ficam datados. Você ouve e eles continuam soando como o futuro do rock, sabe?"

O britânico ainda revelou que chegou a perguntar a conhecidos como era Cobain nos bastidores, e ouviu que o cantor era "doido pra c*ralho, mas ótimo". Mesmo com essa fama, Noel enxergava nele algo maior: a capacidade de escrever músicas que não envelhecem, comparando o "Nevermind" a clássicos absolutos.
E quando foi questionado diretamente sobre a força de Cobain como compositor, Noel não titubeou e mandou: "Ele era o cruzamento perfeito entre Lennon e McCartney. Ele cantava como Lennon, mas suas melodias eram tão Paul McCartney. Eram melodias muito animadas e alegres, mas ele estava na m*rda ao mesmo tempo."

Para Gallagher, até a própria maneira de compor lembrava a de Cobain. "Muitos compararam meu estilo de composição ao de Kurt Cobain, algo com o qual concordo na maioria das vezes. Ambos usamos estruturas básicas de acordes, muito simples, não mais do que quatro acordes. Por que se preocupar com isso? [...] Se você passar a música para partitura, algumas das músicas de Cobain seriam exatamente iguais às minhas e vice-versa."
Noel pode ter dito isso com sua típica arrogância, mas, no fim das contas, é difícil imaginar elogio maior vindo de alguém que se colocava no mesmo pedestal dos Beatles. Para um músico que sempre dedicou metade das entrevistas a enaltecer Lennon e McCartney - e a outra metade a se colocar ao lado deles - reconhecer em Kurt Cobain a mesma essência criativa é algo que vai além de qualquer comparação comum. Pode até soar como exagero típico de Noel, mas, na prática, mostra que o líder do Oasis enxergava no vocalista do Nirvana um par de igual grandeza.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps