Easter Egg do Rush no vídeo da FIFA; conheça outros "Easter Eggs
Por Tânios Acácio
Fonte: Portal Rush Brasil
Postado em 12 de outubro de 2025
Para a vasta comunidade de fãs do Rush, que inclui desde colecionadores dedicados, leitores vorazes da literatura sobre o power-trio até músicos de bandas cover, a paixão pela banda bem além do som. Encontrar um "Easter Egg" – uma homenagem escondida em filmes, séries ou games – é um prazer à parte. O trio canadense construiu um universo de referências, letras inteligentes e uma musicalidade ímpar que, com o tempo, fez transbordar para a cultura pop em geral. A lista dessas aparições é extensa (extensíssima na verdade) e surpreendente.


Recentemente, a banda voltou a ser destaque e agora o assunto é ainda mais espetacular porque envolve a paixão do Brasil: o futebol. A FIFA, no vídeo oficial de apresentação dos mascotes da Copa do Mundo de 2026, incluiu uma homenagem especial. Em uma cena ambientada no Canadá, o mascote Maple the Moose aparece com uma placa de carro exibindo "YYZ 2112", e uma loja ao fundo chamada "Neil Coffee Shop" – referências claras a dois clássicos do Rush e ao eterno Professor da bateria Neil Peart. O alvoroço nas comunidades e grupos do power-trio foi imensa.


Como o assunto voltou à tona, resolvemos lembrar de mais alguns. Outra aparição que marcou uma geração foi em "Escola de Rock". No aclamado filme de 2003, o Rush é parte da "lição de casa" para o jovem baterista da banda mirim. O professor Dewey Finn entrega ao garoto o álbum "2112" e sentencia: "Neil Peart, um dos maiores bateristas de todos os tempos. Estude!". Uma validação fundamental para a banda em um filme de grande alcance.

E para quem gosta de um humor mais ácido, a série "Family Guy" entregou uma das referências mais hilárias. Em uma cena memorável, o mascote Chester Cheetah ouve "Tom Sawyer", cheira o pó do salgadinho como se fosse uma droga e, em êxtase, declara: "Ah, Deus, não existe baterista melhor que Neil Peart!". Uma forma inusitada de capturar o fanatismo pela habilidade do baterista.
Essas são algumas das várias homenagens que o Rush recebeu em diferentes mídias da cultura pop, mostrando como a influência da banda transcende gerações e gêneros artísticos. Para um aprofundamento sobre este e outros "Easter Eggs", o Portal Rush Brasil compilou uma lista detalhada com sete curiosidades sobre o tema.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps